quinta-feira, 2 de março de 2023

Prefeitura de Itabuna e Uesc dialogam sobre introdução da Educação Ambiental nas escolas

 

“Estamos trabalhando na elaboração de um projeto-piloto no âmbito da Educação Ambiental em cinco escolas do município”. A declaração é da diretora da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, Elionai Farias, depois de um encontro com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A reunião aconteceu ontem, dia 1º na SEPLAN que apresentou os resultados da Política de Educação Ambiental em execução em Itabuna, que já tem diretrizes para educação no meio ambiente desde 2014, com base Resolução nº 89,e projetos em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA) que mantém unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e o Projeto Campo Limpo é um dos exemplos citados pelo subsecretário de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro. Ele lembrou que a instituição disponibiliza kits para algumas escolas que desenvolvem atividades ambientais.

Durante o encontro foi discutida ainda necessidade de aplicação da temática ambiental em todas as disciplinas. “Essa reunião com a Secretaria de Planejamento e a UESC vem para reforçar as nossas ações. Pretendemos tratar os resíduos sólidos das escolas na totalidade”, disse Elioenai Farias.

O subsecretário Rosivaldo Pinheiro, que também coordena o Projeto Recicla Itabuna, disse que a UESC já tem uma parceria com o município. “Agora toda expertise que temos dentro da educação ambiental, vamos aplicar nas escolas do município e do estado. Essa política precisa chegar as famílias dos estudantes e a comunidade”, falou.

O coordenador de Integração Comunitária da Pró-reitora de Extensão da UESC, Emerson Lucena, disse que o tema precisa ser tratado de maneira formal em diversas disciplinas e com princípios sociais. “O comportamento das pessoas no dia a dia gera problemas com lixo e degradação ambiental”, frisou.

Entre as ações da Universidade, ele destacou o Projeto Praia Limpo, criado 1999, que visa um trato consciente em que estudantes seguem para a praias onde fazem uma limpeza e remoção do lixo com o apoio das comunidades.

4 comentários:

  1. Queremos é empregos,todos aí estão mamando no Estado e município. KD as indústrias pra empregar a população?

    ResponderExcluir
  2. Projeto para despoluir o rio cachoeira, nada!
    Falácia , pura falácia !

    ResponderExcluir
  3. Aproveita Gugu. q a mamadeira tá cheia!!

    ResponderExcluir
  4. DEVIAM ENSINAR MANUAL DE SOBREVIVENCIA NAS ESCOLAS, PORQUE ELAS ESTAO CAINDO AOS PEDACOS, E AS QUE ESTAO BOAS ESTAO EM REFORMA HA DOIS ANOS

    ResponderExcluir