quinta-feira, 2 de março de 2023

Prefeitura discute ampliação do Recicla Itabuna com classe empresarial

A Prefeitura vai ampliar o programa Recicla Itabuna, a partir da instalação de novos pontos para o recolhimento de lâmpadas usadas e posteriormente também será feito o recolhimento de eletroeletrônicos. A temática foi discutida na manhã de hoje, dia 2,  com representantes de entidades empresariais e a empresa Cicloteo, de Simões Filho, que será a responsável pela coleta e destinação das lâmpadas descartadas.

Durante encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas, o subsecretário de Planejamento e coordenador do  Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, explicou a importância não só do projeto, implantado há  pouco mais de um ano, como também sua ampliação e os inúmeros benefícios para o município aos dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), CDL e SINDICOM.

Ele adiantou que serão implantados mais 16 pontos somando-se aos dois já existentes para recolhimento de lâmpadas em desuso. A empresa Cicloteo, responsável pela gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, junto a com Associação Brasileira de Reciclagem (ABRE) e a Plataforma de Reciclagem Europeia (ERP), coordenara o processo.


O subsecretário esclareceu dúvidas, ao explicar como se dará a expansão do Recicla Itabuna, e garantiu divulgar as ações para que o projeto cumpra sua missão. “A parceria com a classe empresarial será decisiva para que tenhamos êxito, conforme a proposta inicial”, afirmou.

O diretor da Cicloteo, Oseias Teodoro, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Itabuna. Segundo
o município está um passo à frente dos demais  por ter conseguido induzir a comunidade a participar de um projeto de grande relevância como a coleta seletiva, que evita que materiais em desuso sejam descartados adequadamente no aterro sanitário sem danos ao meio ambiente.

“Quando reciclado, todo esse material é reaproveitado e transformado em benefício para o próprio município, alcançando  desde a questão ambiental ao social pela geração de emprego e renda para dezenas de famílias em várias comunidades”, explicou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy, afirmou que a iniciativa é  um ganha-ganha. “Ou seja, a cidade ganha ao se livrar de um material altamente nocivo tanto para a população quanto para o meio ambiente e o lojista, que ao receber o material descartável poderá ganhar um possível cliente”, comentou.

Já o presidente da Associação  Comercial e Empresarial  de Itabuna, Mauro  Ribeiro,  ressaltou a relevância do programa e garantiu apoio  institucional para que a iniciativa da Prefeitura  funcione bem e atinja todos os objetivos.

A empresária Elenise Velanes elogiou mais uma ação da Prefeitura ao ressaltar que os benefícios, segundo ela, são incontáveis. “Ações inovadoras que  contribuam  para a melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente são sempre bem-vindas. Por isso, nós abraçamos e participamos para que tudo dê certo,” concluiu.

3 comentários:

  1. deveriam olhar para os animais abandonas de ruas,passando fome,maus -tratos,isso sim

    ResponderExcluir
  2. KD os empregos que Augusto castro, prometeu? Só tem mamão nesse governo.

    ResponderExcluir
  3. Na cidade tem muito trabalho, emprego fica difícil porque empresa privada não governo que só tem malandro.

    ResponderExcluir