segunda-feira, 10 de abril de 2023

Após ataque em creche, SC anuncia colocar um policial armado em cada escola estadual em até 60 dias

 
Enzo Barbosa, Larissa Toldo, Bernardo Machado e Bernardo Pabst , em sentido horário começando no canto superior esquerdo —
 Foto: Reprodução/Redes sociais

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta segunda-feira (10) que, em até 60 dias, todas as escolas estaduais de Santa Catarina terão ao menos um policial armado. A decisão ocorre após o ataque em uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, que matou quatro crianças.

A iniciativa custará R$ 70 milhões ao ano e será implementada em 1.053 unidades de ensino. Além de policiais militares que estão na ativa, o Estado planeja chamar profissionais aposentados.

O ataque ocorreu na quarta-feira (4), na creche Cantinho Bom Pastor. Além dos mortos, cinco crianças se feriram. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos de idade.

"Já começamos o processo. A ronda na escola já começou, o vigia na escola já começou. E o homem ou a mulher armada dentro da escola em 60 dias a gente começa", disse o governador.

Em relação às creches e escolas municipais, Mello afirmou que o Estado não irá exigir a escolta armada e que será de responsabilidade de cada administração a decisão. "A gente vai ter colaboração com os prefeitos e entendimentos, mas é de responsabilidade do município."

Após o crime, a prefeitura de Blumenau anunciou férias na rede municipal de ensino para contratar segurança privada. As aulas retornam em 17 de abril.

Outras medidas, como a implantação de 125 câmeras nas escolas do município, já haviam sido anunciadas pela prefeitura após o ataque à creche. A creche onde houve o ataque fará uma reunião com órgãos do governo, na terça (11), para traçar planos de segurança.

4 comentários:

  1. A diferença de um Estado organizado. Se fosse na Bahia, teriam policiais nas escolas? PT não gosta de Polícia. Santa Catarina sempre será melhor do que esse quintal Bahia, que era pra ser uma potencial, mas na mão do PT virou uma latrina. Coitada da minha Bahia

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkk policial? Mas vcs não gostam de polícia. Pais da desgraça.

    ResponderExcluir
  3. COLOCAR NAS ESCOLAS UM POLICIAL ARMADO ISSO NÃO RESOLVE INCLUSIVE UM SÓ POLICIAL, NO MÍNIMO DOIS, TEM QUE INSTALAR DETECTOR DE METAL AJUDARIA BASTANTE SÓ UM POLICIAL ESSES ATAQUES VAI CONTINUAR ACORDADA GESTORES, ESSES MENORES FICA NA INTERNET COPIANDO OS ATAQUES QUE ACONTECE NO MUNDO AFORA E OS PAIS NÃO INVESTIGA NADA, AS VEZES FICA COM MEDOS DOS PRÓPRIOS FILHOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um policial intimida, bastava que o vagabundo soubesse que teria que lidar com um homem armado que ela jamais faria nada.

      Excluir