quinta-feira, 20 de abril de 2023

Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para a zona rural de Itabuna

 

Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde concluíram na terça-feira passada na Vila de Mutuns mais uma etapa dos mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além de ações educativas, foi realizado o tratamento focal e perifocal com o uso de inseticida.

Nas visitas domiciliares, os profissionais de saúde do Programa de Endemias também aproveitaram para orientar as famílias sobre os cuidados básicos para detectar e eliminar possíveis focos de larvas.

O coordenador dos ACE, Clodoaldo Oliveira, explicou que as larvas do mosquito levam de oito a 10 dias para chegar à fase adulta durante o verão, enquanto no inverno podem levar até 20 dias, dependendo da temperatura da água.

“Então, é preciso que a população fique atenta e elimine qualquer vasilhame que possa acumular água, até mesmo uma simples tampinha de garrafa”, alertou Clodoaldo.

O combate a dengue, por meio de mutirões às sextas-feiras, começou em dezembro do ano passado envolvendo os 172 Agentes de Combate às Endemias e operários da Divisão de Limpeza Pública. As atividades incluem visitas domiciliares com tratamento focal, perifocal e bloqueio com borrifação de inseticida em quarteirões num raio de até 300 metros.

A chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, pede a participação da população por entender que as famílias são as maiores parceiras na luta contra o mosquito da dengue.

“É importante que cada morador de qualquer parte da cidade se alie a essa guerra travada pela Prefeitura para evitar que o mosquito vença essa luta que é de todos nós”, apelou. “Itabuna não precisa voltar mais a enfrentar altos índices de infestação predial”, concluiu.

5 comentários:

  1. Venham no galpão na rua Pará 135 Jardim Vitória. Duas caixas d'água destampada no chão para receber água da chuva e consequentemente criador do mosquito, bando de irresponsável e a prefeitura não faz nada.
    Foi denunciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amigo! vc pediu muito, a cidade toda ta tomada de mosquito. vc não é privilegiado. aqui no Pedro Gerônimo, tem mosquito da dengue pra ver e doer.

      Excluir
    2. São Pedro, pede socorro! muito mosquito da dengue.

      Excluir
    3. Tem algo estranho com a imprensa de Itabuna, ela não divulga a quantidade de pessoas de dengue e chikugunya na cidade, ou o povo tá inventando ou não existe dengue. a IMPRENSA ta calada.

      Excluir
  2. Como a coordenadora dos ACEs em Itabuna é incompetente e só tá no cargo por causa do vereador Sinval, ai o VERDINHO sabiamente publicou " O coordenador dos ACE, Clodoaldo Oliveira". leiam a matéria.

    ResponderExcluir