domingo, 7 de maio de 2023

Homem compra drone pela internet e recebe suposto artefato explosivo em casa

Um vendedor foi temporariamente suspenso de uma plataforma de vendas na internet após um homem comprar um drone e receber um suposto artefato explosivo, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A informação foi divulgada pelo Mercado Livre, por meio de nota, na tarde deste sábado (6). Às informações são do g1/Bahia

Ainda na nota, a empresa informou que está em contato com o comprador para apoiá-lo no reembolso do valor pago e em qualquer outro suporte necessário.

O suposto artefato foi recebido como uma encomenda pelo topógrafo Felipe Cardoso, que havia feito a compra do drone pela internet, através do site Mercado Livre. O caso aconteceu na sexta-feira (5) e uma equipe do Batalhão de Operações Especiais da Bahia (Bope) foi acionada para fazer a explosão controlada do objeto.

Após acompanhar o processo de entrega do equipamento através do rastreamento, a esposa do topógrafo, Denise Cardoso, retirou a encomenda na unidade central dos Correios, no bairro de Porto Seco Pirajá.

Ao abrir a caixa, Felipe encontrou o suposto artefato no lugar do drone e, ao manusear o equipamento, foi acionada uma contagem regressiva. Ele falou com os vizinhos, e decidiu retirar o material de casa.

Em seguida, o topógrafo levou o equipamento até um terreno, onde o Bope fez a explosão controlada.


Artefato acionado

De acordo com Felipe, a compra foi feita de uma pessoa física, no dia 23 de abril pelo site Mercado Livre. O envio foi realizado pelos Correios. Ele estava acompanhando o trajeto do pedido, mas reclamou com o vendedor, por considerar o processo demorado.

O topógrafo foi informado pelo vendedor que o drone teria voltado e que a compra seria cancelada, já que, ainda segundo o vendedor, todos os drones em estoque teriam sido vendidos.

Porém, após insistir no rastreamento, Felipe descobriu que a encomenda estava no Centro de Distribuição dos Correios, no bairro de Porto Seco Pirajá, onde foi retirado.

Ao abrir a encomenda, ele e a esposa perceberam que o nome do destinatário estava errado, apesar do código de rastreio e do remetente estarem corretos.

Enquanto mexia no equipamento, o homem acionou uma espécie de cronômetro de contagem regressiva, momento em que chamou a polícia.

Ainda segundo Felipe, a encomenda foi enviada no dia 25 de abril de Belo Horizonte (MG) para Salvador, e estava na unidade de distribuição dos Correios na capital baiana desde o dia 26 de abril.

Após uma tentativa de entrega frustrada, possivelmente, pelo erro no nome do destinatário, o equipamento foi levado para a Central dos Correios do Porto Seco Pirajá, onde a esposa de Felipe retirou o equipamento na sexta-feira.

elipe ainda tentou registrar ocorrência na delegacia do bairro do Pau da Lima, mas não conseguiu. A Polícia Civil disse que a conduta no atendimento será apurada administrativamente, e que o topógrafo poderá comparecer na unidade, na segunda-feira (8), para realizar o registro da ocorrência e ser ouvido.

Sobre o artefato, a Polícia Civil diz que após a explosão não restaram vestígios para acionamento da perícia, entretanto, outros elementos que possam identificar o remetente da encomenda serão utilizados na investigação.

Já os Correios informaram que eventuais casos de inconformidades nas entregas, quando reportados por meio dos canais oficiais de relacionamento, estão sendo prontamente averiguados e solucionados. A estatal pediu mais informações para tomar as providências pontuais, caso considere necessário.

Um comentário:

  1. É para ninguém comprar online, boa iniciativa a associação comercial de Salvador, em Itabuna deveria fazer o mesmo mas a ACI só serve para Mauro Buriti fazer política.

    ResponderExcluir