sexta-feira, 26 de maio de 2023

Lula indica dois novos ministros para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O ministro Alexandre de Moraes anunciou nesta quarta-feira (24/5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas vagas abertas para juristas. Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares (ministro substituto do TSE) ocuparão as vagas abertas pelas saídas de Sérgio Banhos e Carlos Horbach, respectivamente.

Os novos nomes, confirmados na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (25/5), vão compor o conjunto de ministros que vai decidir o futuro eleitoral do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Eles atuarão na Corte Eleitoral por dois anos, com a possibilidade de serem reconduzidos por mais dois.

Mais cedo, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) escolheram os nomes para compor a lista quádrupla enviada a Lula. Em plenário, por meio de votação secreta, os ministros indicaram Floriano de Azevedo Marques, Daniela Borges, Edilene Lôbo e André Ramos Tavares (ministro substituto do TSE). Os quatro obtiveram a totalidade dos votos dos integrantes da Corte, ou seja, 10.

Quem são os novos ministros?

O advogado Floriano de Azevedo Marques, ex-diretor da Faculdade de Direito e professor da Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos favoritos a uma das vagas. Ele mantém excelente relações no meio jurídico, representou empresas na área do direito administrativo e apoiou publicamente ministros atacados por Bolsonaro. Ele é visto como um profissional com currículo consistente e capaz de proferir decisões isentas

André Ramos Tavares é professor titular de direito econômico e economia política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista (PUC-SP). O novo ministro do TSE foi professor visitante da Universidade de Glasgow, Escócia (2019), e da Universidade de Bologna, Itália (2012), nas quais lecionou Direito Constitucional Econômico na graduação e no doutorado. Foi ainda diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, de 2010 a 2012, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais e foi presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC).

6 comentários:

  1. O mundo não ele capota! Dois votos para tornar Bolsonaro inelegível

    ResponderExcluir
  2. Dois votos pra tornar o Bozo inelegível

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de indicações tem que acabar,quando o cara é indicado senpre vai ficar nas mãos do presidente,Então tem que fazer o que ele quiser!
    Por isso o careca defende lula,por que foi eles que colocaram ele lá

    ResponderExcluir
  4. Os cara gosta de ladrão mesmo viu,gedel e o pt roubando na bahia e o povo aplaudindo,quandos os bandidos tomarem de conta de suas casas não reclamem,vcs estão apoiando ladrões,a e se o bozo ficar inelegível tem Tarcísio ai pra da uma lapada nesses fdp

    ResponderExcluir
  5. AGORA É QUE A QUADRILHA NÃO SAI MAIS DO PODER

    ResponderExcluir
  6. Deveriam ser escolhido pelo povo a cada dois anos .

    ResponderExcluir