quarta-feira, 24 de maio de 2023

PRF retém motocicleta com placa clonada em Arataca

Em Arataca, uma motocicleta foi apreendida por apresentar suspeita de 'clonagem', o veículo apresentava mesma cor e placa de outra moto, nesta segunda-feira (22).

Uma equipe da PRF realizava fiscalizações em trecho da BR 101 e deu ordem de parada a uma motocicleta, Honda CG 160 Start, de cor preta, emplacada em Vitória da Conquista (BA). O veículo abordado ostentava placa falsa.

Durante a fiscalização na moto, os policiais desconfiaram de alguns sinais de identificação e aprofundaram a verificação. Após algumas consultas a equipe constatou que o veículo estava adulterado.

Configurado o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor do art. 311 do Código Penal, o motorista foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante.

Os policiais conseguiram localizar o proprietário do veículo original. Ele agradeceu a ação dos policiais e relatou que a situação de ter a placa da sua moto clonada estava trazendo muita dor de cabeça. As multas diversas e autuações de infrações de trânsito por lugares aonde nunca trafegou, estava onerando seu bolso, e também pontos na carteira de habilitação.


Clonagem não é um crime tão raro.

Na clonagem 'cabrito', os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos a fim de parecer um veículo regular. Após esse momento, o veículo recebe placas de outro veículo com características semelhantes, e o proprietário desse veículo clonado, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos.

Essa vítima passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito e pontos na carteira (CNH) por infrações relacionadas ao veículo clonado e, em algumas situações o proprietário paga as multas sem ter conhecimento real do cometimento da infração.

Outra modalidade utilizada é a revenda, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados, muitas vezes negociados em sites na internet por valores inferiores ao preço real do veículo. Nesta fase do crime temos a terceira vítima em potencial, o comprador que, inadvertidamente, tem a posse do veículo clonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário