terça-feira, 16 de maio de 2023

Policial Civil Dourado fala porque matou os seus colegas em delegacia no Ceará

Em depoimento, realizado no dia 15, o policial civil Dourado confessa os motivos que o levaram a matar quatro colegas na Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim, na madrugada do dia 14, no Ceará.

Durante a Audiência de Custódia - é quando o juiz avalia a legalidade da prisão, o policial revela atuar como investigador há quase 13 anos na instituição e que sofria assédio moral no departamento. Ainda em sua fala, confirma o teor do primeiro vídeo, realizado logo após os disparos, que conta não suportar mais tanta perseguição dentro da delegacia pela Autoridade Policial.

Afirma que havia solicitado a revisão de suas escalas trabalhistas, a qual não condizia com a lei  12.124/93 - que trata do proceder da polícia judiciária do Ceará, e sem retorno, em segunda instância procurou o Jornal TV Diário, este se deslocou à Delegacia e publicou a matéria. Consequentemente, foi punido sendo fixado em escalas trabalhistas comprometendo sempre os fins de semana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.”.

Para rebater as acusações do custodiado, o gestor Márcio Gutiérrez, delegado geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), que também desconhecia os atritos, informou à imprensa que o agente tinha problemas com os colegas. De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Samuel Elânio - "as supostas ameaças que o inspetor declarou, não foram informadas às chefias do delegado regional da área".
Dourado diz: "Uma informação dessa (sua explicativa do assédio moral sofrido na delegacia) pode evitar que outros monstros cresçam dentro da instituição de segurança e ceife a vida de cinco famílias, ceife a vida de cinco pais de família."

Nenhuma dessa informações citadas por ele justifica o ato em si, posto que a segurança e os valores de um policial é possuir a capacidade e a iniciativa de agir no cumprimento de dever em situações extremas, ainda que com risco à própria vida, e com lealdade, cultuar a verdade, a sinceridade e o companheirismo, mantendo-se fiel às responsabilidades e aos compromissos assumidos, conflitando assim com as suas atitudes.

O policial civil que matou os colegas dentro da delegacia teve a prisão preventiva decretada. A decisão ocorreu após audiência de custódia realizada em Sobral. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) vai determinar para onde o inspetor será encaminhado. Após os assassinatos, ele fugiu em uma viatura, mas depois se entregou.


Atualizada 08:44 17/05
Saiba mais sobre esse episódio clicando nos links abaixo:



11 comentários:

  1. A lei da vida é implacável, a hora a conta chega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele pensa que vai passar batido matou quatro colegas e deixou as famílias desoladas para é ainda pega um advogado e se apresenta o dele tá guardado quem com ferro fere com ferro será ferido

      Excluir
  2. Claro que as motivações de Dourado importa sim..o estado é totalmente irresponsável e negligente. O policial civil é um ser humano e merece respeito e condições dignas de trabalho. Não é escravo do estado e as leis realmente precida ser cumpridas. Era bom que tivesse matado os peixes grandes.

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer qe agora vc irá conseguir estar próximo à família e consequentemente ao lado de seus filhos e esposa?
    Belo exemplo e legado será para seus filhos, parabéns sr. Dourado👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  4. Na certa deveria ter uma chefe mulher pelo meio pra mandar e fazer cagadas sem perceber oque se passa na cabeça das pessoas, piadas indiretas isso inrrita muito no ambiente de trabalho por isso o rapaz passou por cima do colega com o trator outro dia desacreditou

    ResponderExcluir
  5. Isso serve de exemplo para muitos que tem uma patente maior e fica maltratando os colegas dentro dos quartéis ou delegacia ou em outra corporação tem muitos que fica sendo perseguido o ser humano e de momento uma hora pode ter uma reação inesperada veja quantas mortes acontece entre colegas de trabalho uma hora a conta chega. Obs : isso é uma lição de vida para muitos pensarem antes de perseguir outra pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Que texto confuso! Que matéria ruim! Que nível, meu Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Vc do comentário de 01:18, tá querendo uma biografia menina.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Itabuna mesmo colocam administradores parasitas em postos de saúde, na rede da saúde em geral. Ali no lado da ftc tem uma enfermeira caloteira que vive na mão de agiotas e inferniza os funcionários( pedindo grana) para pagar o vício do marido drogado, e advogados( já que o mesmo vive sendo detido)

    ResponderExcluir
  9. Ele foi errado sim, porém tem setores não só na polícia como em outros lugares que pessoas são humilhadas de forma desumana. Por isso que acontece o pior. Que sirva de exemplo para os que humilha pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Em todos os setores de trabalho existem os assediadores, especialmente por parte daqueles que assumem cargos de chefia sem estarem preparados para a função e, principalmente, por ausência de caráter. O ser humano é perverso por natureza e se compraz na prática da tortura contra outros semelhantes em condições de inferioridade. O diabo não está na Biblia, está do nosso lado.

    ResponderExcluir