quinta-feira, 8 de junho de 2023

Ex-presidente Dilma Rousseff receberá título de Doutora Honoris Causa da UFSB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou proposta de concessão de título de Doutora Honoris Causa à ex-presidenta da República Dilma Vana Rousseff, em reunião ordinária realizada no dia 31 de maio de 2023. 

A UFSB e as universidades federais do Cariri (UFCA), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), foram criadas em 5 de junho de 2013, data das respectivas leis federais, na gestão da ex-presidenta.

Conforme memorial descritivo constante do processo, a então presidenta Dilma Rousseff criou a Universidade Federal do Sul da Bahia (então UFESBA) por meio da promulgação da Lei Federal nº 18.218 de 05 de junho de 2013. A medida, acompanhada da promulgação das leis federais nº 12.824 (UNIFESSPA), 12.825 (UFOB) e 12.826 (UFCA), fundou as quatro novas universidades federais brasileiras, parte da nova fase de expansão do ensino superior federal iniciado nos governos anteriores do presidente Luís Inácio Lula da Silva. 

Dessas, a UFSB é a única que não surgiu de desmembramento de campus já existente de outra IFES. Essa foi uma medida que contribuiu para a expansão e interiorização do ensino superior público no Sul e extremo sul do estado da Bahia, que tem a quarta maior população entre as unidades da federação. 

Além da criação de seis universidades federais durante seu mandato, outros aportes do mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff para o ensino superior são a Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711/2012) e a ampliação dos quadros de servidores da carreira da Educação.

Em caso de aceite do título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, na data provável de 26 de junho de 2023.

40 comentários:

  1. A educação na Bahia vai bem...

    ResponderExcluir
  2. doutora. em estocar vento e saldar mandioca

    ResponderExcluir
  3. Deveriam trazer a Dilma para Itabuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk aí iríamos ver muitos quadrúpedes passeando até na av.cinquentenario!vaca 🐄 🐮....a entocada dos ventos!

      Excluir
  4. Jesus, a universidade vai passar essa vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a Todos da UFSB por essa brilhante Idéia a Ex Presidente Dilma e o PT, merecem toda Credibilidade e Honrarias por ser o Partido que mais criou Universidades Publicas e Escolas Técnicas no nosso País dando a oportunidade para muitos Brasileiros de estarem formados com Nível Superior e Profissionalizantes. Meu filho hoje e minha Nora são Medicis hoje Formados na prrineira Turma da UFSB. Obrigada Dilma e o PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Lembraste que após as ações dos petralhas "beneficiando" a educação, os jumentos passaram a receberem diplomas de burros. A fase de mulos ficou no passado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Seu se formou em Jeguerê ou em Bacharel em Mulologia?

      Excluir
  6. De q
    De quem é esse gegue,de quem esse gegue?

    ResponderExcluir
  7. Como sempre a Bahia de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns à reitoria da conceituada Universidade pela justa honraria a esta sumidade da cultura e da inteligência brasileira, por ser injustamente nunca entendida em suas teorias revolucionárias. Somente um gênio pode entender as idéias de outro gênio. Que Deus tenha piedade dos burros e jamais lhes conceda a oportunidade de receberem algum prêmio pelos esforços dispendidos. Quanta injustiça!

    ResponderExcluir
  9. Lamento profundamente, que alguns brasileiros, não enxerguem o quanto a situação do Brasil é grave..quem não aprende pelo amor ,certamente aprenderar pela dor...é o que estamos passando nesses dias de desgovernado

    ResponderExcluir
  10. Realmente, muito justa a honraria concedida a esta sumidade da inteligência brasileira, especialmente por suas teorias inovadoras e revolucionárias que muito contribuiram para o merecido destaque da Educação brasileira se comparada com as demais "Nações Civilizadas" de "primeiro mundo". Para que a homenagem fosse mais ilustrativa e destacada, a reitoria poderia abrir espaço para que a nossa maravilhosa mestra, cientista e administradora na estocagem de vento e desenvolvimento da raiz de mandioca, ministrasse uma AULA aos privilegiados alunos da conceituda unidade educacional de Ensino Superior. Toda e qualquer honraria concedida a tão ilustre e destacada sumidade da cultura e inteligência é pouca. A Mestra merece muito mais! Parabéns ao mentor da grandiosa e merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  11. Depois de ser desmoralização do exército, agora é das universidades kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Quanta honra. Quanta nobreza. Desejaria assistir isso: a estocadora de vento recebendo esse título. Salve a mandioca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado desse eleitor do incompetente ( militar) formado em BURROLOGIA e BESTOLOGIA.

      Excluir
  13. Não lembro de nenhum homenageado de direita. Por que será?

    ResponderExcluir
  14. Mas que merda. Uma jumenta ( mim desculpa por maltratar os animais que não tem nada a vê). Doutora. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. O nível de nossas faculdades está realmente em alta...

    ResponderExcluir
  16. Só podia ser da Bahia mesmo!kkkkk
    Ela vai mostrar aos baianos como estocar vento e fazer umas continhas de matemática!essa vergonha é no credito ou no débito?
    Em dinheiro não pode por que o pt rouba tudo

    ResponderExcluir
  17. É pra acabar de lascar tudo mesmo. Bahia diferenciada da porra kkkkkkkkk a educação vai de ladeira a baixo, formação de analfabetos para continuar a permanência desse partido corrupto na Bahia.

    ResponderExcluir
  18. QUAL O VALOR DE UM TITULO QUE É ENTREGUE A UMA PESSOA SEM BOM CONHECIMENTO TECNICO CIENTIFICO.... Essas faculdades hoje o que bem tem é pessoas que não produzem nada, militantes que ficam anos dentro das universidades fumando maconha e vivendo de bolsas de estudos, VERGONHA tinha que ser uma federal, UFSB.

    ResponderExcluir
  19. Porra esse titulo tinha que ser dado aos pedreiros que levantaram as paredes da faculdade

    ResponderExcluir
  20. Por isso que a Bahia está em último lugar no país em educação. PQP

    ResponderExcluir
  21. Faculdades a serviço da militância, triste Bahia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Num criditu, é verdade, véi?, Dilmaanta recebendo título de Doutora Honoris Causa de uma faculdade, é o fim do mundo. Tbm, como nossas faculdades estão uma miséria, tudo pode acontecer. Se vc chegar na UFBA, só encontra um lixo político..

    ResponderExcluir
  23. COMO SEMPRE A BAHIA ATRASADA..

    ResponderExcluir
  24. DEVERIA SER NA UESC, AH MAS TALVEZ NÃO ACHA-SE PROFESSORES POUS A MAIORIA SO VICE DE ATESTADO.
    MAS TALVEZ PASSA-SE NUMA RODINHA PRA FUMAR UM BASEADP OU PARTICIPAR DE ALGUMA ORGIA.

    ResponderExcluir
  25. Uma PIADA, uma PALHAÇADA, êta Bahia que me envergonha cada vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade escrito ao contrário.
      Vc e seus colegas derrotados(as) envergonham os(as) baianos(as).
      A soberania popular vence.
      Morra de raiva derrotado(a).
      Lula Presidente até 31 de Dezembro de 2026.
      Dilma presidente do Banco dos BRICS indicada por LULA.
      Breve BOLSONARO seguirá COLLOR DE MELO.

      Excluir
  26. Coitados do derrotados ex: eleitores de COLLOR, AÉCIO NEVES, DO CAPITÃO INCOMPETENTE. vão ter quer digerir a derrota ate 31-12-2026.
    Quem diria COLOR preso, Dellagnol sem mandato, Moro vai perder o mandato, BOLSONARO inelegível.
    LULA PRESIDENTE DO BRASIL por três vezes.
    ZORA ZÓI, XORA ZÓI, XORA ZÓI.

    ResponderExcluir
  27. UMA LÁSTIMA DESSA , DEVERIA RECEBER ERA UMA CANGAIA .

    ResponderExcluir
  28. Doutora Honóris Burra kkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Estão roubando a minha inteligência. Burra que só kkkkkkkkkkkkkk. Faça-me rir

    ResponderExcluir
  30. Parabéns ao Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia pelo título de Doutora Honoris Causa concedido à inteligentíssima e comprovadamente competente administradora do Vácuo. Tal atitude reflete perfeitamente a real qualidade das nossas instituições de ensino e o futuro que projetam para o nosso querido Brasil.

    ResponderExcluir
  31. Coitados do derrotados ex: eleitores de COLLOR, AÉCIO NEVES, DO CAPITÃO INCOMPETENTE. vão ter quer digerir a derrota ate 31-12-2026.
    Quem diria COLOR preso, Dellagnol sem mandato, Moro vai perder o mandato, BOLSONARO inelegível.
    LULA PRESIDENTE DO BRASIL por três vezes.
    ZORA ZÓI, XORA ZÓI, XORA ZÓI.

    ResponderExcluir