quarta-feira, 7 de junho de 2023

Farol da Barra recebe prêmio internacional de farol do ano

Um dos principais cartões-postais da Bahia, o Farol de Santo Antônio, conhecido como Farol da Barra, recebeu o prêmio "Farol Patrimônio 2020", concedido pela Associação Internacional de Auxílios Marítimos (IALA), com sede na França. A premiação aconteceu somente nesta segunda-feira (5), em função da pandemia. 

O prêmio levou em conta ações de manutenção, acesso público e educação, para preservar a mais antiga sinalização marítima em operação no Brasil, mantida pelo 2º Distrito Naval (DN). A cerimônia foi realizada no Museu Náutico, na Barra, com a participação de autoridades civis e militares. O evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).  

"Utilizamos critérios bem rigorosos, com um grupo de especialistas. A premiação avalia a arquitetura, as funções mecânicas do farol, sua herança cultural e valor histórico para a cidade”, explicou o secretário-geral da IALA, Francis Zachariae. 

O equipamento baiano, instalado em 1698, venceu faróis de países como Índia, Japão, Reino Unido e Portugal. A torre atual é de 1839 e tem 22 metros de altura, uma das maiores atrações da zona turística Baía de Todos-os-Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário