quinta-feira, 1 de junho de 2023

Senado aprova projeto que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres

 

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (01), o projeto que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres. A votação ocorreu de forma simbólica e o texto prevê a equidade salarial em caso de trabalho igual ou exercício da mesma função.

A proposta ainda estabelece que, mesmo com o pagamento da multa, o empregado alvo de discriminação terá direito a uma indenização por danos morais.

Além disso, empresas que possuem 100 ou mais empregados ficam obrigadas a publicarem relatórios semestrais de transparência salarial e remuneratória.Como o projeto já havia sido aprovado pela Câmara, agora ele seguirá para sanção do presidente Lula.

Nas eleições do ano passado, o então candidato pelo PT prometeu que, se eleito, iria apresentar o projeto ao Congresso. O texto foi protocolado pelo governo em março.
Segundo um levantamento que usa como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens no Brasil.

Além disso, a proposta também estabelece que, em caso de discriminação por gênero, raça ou etnia, o empregador deverá pagar ao emprego a diferença salarial devida e 10 vezes o valor do novo salário. Em caso de reincidência, a multa dobra.

7 comentários:

  1. Mais uma vitória do nosso Deus Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os valores do salário mínimo e do bolsa esmola são os mesmos para ambos os gêneros. Assim sendo, pouquíssimas categorias terão alguma coisa a comemorar.

      Excluir
    2. Vc tá chamando Lula de Deus tome vergonha na cara e respeite Deus

      Excluir
    3. Você está cometendo uma BLASFÊMIA DA MAIOR GRAVIDADE comparando DEUS TODO PODEROSO a um LADRÃO DESCONDENADO. Tome vergonha filho de caranguejeira com cavalo do demo do rabo grosso! Quem blasfema contra Deus, logo terá uma conta para pagar. Espere a tua.

      Excluir
  2. Olha os burros dando glória. Como se homem e mulher recebem salários diferentes exercendo a mesma função... Ruma de bestalhado.

    ResponderExcluir
  3. E a competência?
    Sexo feminino é frágil pra não dizer outra coisa

    ResponderExcluir