O recorte de jornal acima é datado de 1950. Não é de agora que casos semelhantes acontecem no meio da sociedade, independentemente de valor aquisitivo. A reportagem retratada no material exposto relata que João Emiliano foi apanhar lenha para sua família e encontrou uma ossada humana. Em Itabuna, infelizmente aconteceu algo parecido. Setenta e três anos depois, a ossada de Vera Lúcia Vaz Vieira foi encontrada.
A imprensa, no dia 21 de julho, se mobilizou para ouvir a versão da polícia, que até aquela data específica, não se sabia o paradeiro da idosa, que desapareceu e a casa em que mora foi encontrada aberta, mas sem sinais de arrombamento.
Hoje, (19) de agosto, faz dois meses que ela desapareceu de sua residência, no bairro Castália, em Itabuna. O caso chocou a região, quando a mobilização familiar tentou por diversas formas encontrar “o mandante”, “o executor” ou “o raptor” da idosa de 73 anos.
Tantas versões foram especuladas pela comunidade regional e, até dado o momento, ninguém soube quando foi o enterro dos restos mortais.
No dia da coletiva de imprensa, quando foi noticiado sobre o fim trágico do sumiço de dona Vera Lúcia, o coordenador da 6ª Coorpin, Evy Paternostro, relatou que uma ossada foi encontrada por populares na Zona rural do Japu, distrito de Ilhéus, no dia 25 de junho, sabido pelo Centro Integrado de Comunicação — CICOM, e que “o tempo cronológico da deterioração do cadáver não condiz com as estudadas na literatura forense”, palavras ditas pela autoridade policial.
As medidas tomadas no passado aguardam resultados, reafirmou Evy, mas as do presente não serão reveladas para não atrapalhar a investigação. (Veja vídeo da coletiva de imprensa).
A polícia, até aquele dia, tratava como extorsão mediante sequestro, com resultado em morte.
Contudo, dias antes, circulavam em redes sociais locais, as fotos da ossada. Estas, que gostaria de colocar aqui, mas impossibilitada não é permitido, tentarei descrever.
Ossada:
As quatro fotografias retiradas de um celular não identificado registraram como nenhum ser vivo, com dignidade humana, deveria ter sido morto. Havia ossos esqueletizados à mostra total, alguns restos de pele humana retorcida e muitas moscas-varejeiras pousadas sobre os restos mortais.
Não há roupas, cabelos, unhas, nada que vincule a um ser que viveu, amou, respirou, e foi amada por sua família e amigos, será? Quatro dedos do pé à mostra, e a posição dos ossos parece totalmente retorcida, como se tivesse sido atirada naquele espaço já sem vida.
Ao redor da terra, existiam alguns gravetos que aparentam terem sido queimados, mas com outro material que não-inflamável, sem sinal de fogo, ou poderia haver carvão, ou resíduos afins.
Uma vegetação fresca jogada por cima, conforme fosse acobertar a cena instalada no local. Ela morreu indefesa, tinha problemas cardíacos. A última fotografia de uma câmera de vigilância, estava sorridente.
O que houve ali, nunca saberemos. O que aconteceu com Vera, estamos aguardando alguma resposta. Não pode virar piada a dor de alguém, não pode haver impunidade, para não ter repetição. Quem matou dona Vera? Por que matou a idosa, se pediram resgate? Por que não continuaram as negociações? As respostas esperamos da perícia e da investigação das autoridades responsáveis.
Texto puro verdadeiro sem palavras estamos esperando a resposta
ResponderExcluirE maico bomba vendendo droga na porta da creche no bairro lomanto issi ninguem fala
ResponderExcluirPolícia da Bahia, a pior do Brasil
ResponderExcluirSim
ExcluirA PM trabalha mas a civil só recolhe corpos
ResponderExcluirEstamos de mau a pior , infelizmente daqui pra frente tendência é piorar o povo quis assim,PT vai acabar com nosso BRASIL.
ResponderExcluirSe o imbecil ladrão de joias não conseguiu acabar, então, para de falar bobagens! PL armou o Brasil, parabéns!
ExcluirVc tem que provar...ele ganhou. As joias, eles desejam que fiquem para levarem...Quem rouba o Brasil é o PT. Sabe de nada inocente!!
ExcluirDe “inocente” ele não tem nada, é a tal narrativa “FALE DO OUTRO AQUILO QUE VOCÊ É “
ExcluirDelegacias lotadas de funcionários,,só assistindo TV pra se informar das notícias, a maioria apadrinhados políticos sem conhecimento ou comprometimento,,, falta de material de trabalho é notório, apesar dos delegados serem capacitados ,,,,, não existe incentivo.
ResponderExcluirE a Bahia vai afundando na criminalidade com a garantia da impunidade.
Quem decidiu desarmar o cidadão de bem ?
Quem inventou audiência de custódia?
Acabaram com a segurança no país.
Armar a população é querer terceirizar a segurança, nunca deu certo isso. No México e na Colômbia tentaram e hj os "cidadãos de bem" formaram grupos mais cruéis e cometendo crimes piores q os próprios bandidos e os cartéis. O problema da violência é o tráfico de drogas e pronto. E Brasil entrou em ebulição quando o Brasil virou rota do tráfico internacional.
ExcluirConcordo plenamente aqui nada por nada!
ExcluirEm uma época em que um atirador foi pego porque comeu uma pizza e tocou em um guardanapo, não cabe mais a conversa de que não sabe quem sequestrou, a polícia não pode ser tão incompetente e a Sociedade omissa, vamos gente exigir que se esforce mais, pois os riscos que um crime deste não seja descoberto é alto. Gata mais vítimas.
ResponderExcluirInfelizmente estamos a mercê de pessoas que só estão no cargo pelo salário
ResponderExcluirSegundo as informações divulgadas no desenrolar dos acontecimentos, a vítima possuía soma considerável em dinheiro, fato este de conhecimento de "amigos e parentes". Ora, por que não investigá-los? Afinal, a cobiça não distingue inimigos, amigos, parentes, aderentes, bem ou mal intencionados. Parece que as interferências e as influências comandaram as ações e procedimentos. Onde há dinheiro, há os interesses. Ah! Os interesses...
ResponderExcluirEstranho, muito estranho... e põe estranho nisso!
E o mais certo a fazer ! Onde ga fumaça há fogo 🔥
ExcluirBom dia.na minha opinião se a equipe do Draco atua em caso como esse de sequestro.porque que não acionaram
ResponderExcluirGeralmente a polícia fica esperando denúncia.desse jeito nunca vai elucidar esse caso
ResponderExcluirOs recursos da tecnologia moderna não servem para solucionar "casos insolúveis". Os velhos e antigos interesses são mais poderosos.
ResponderExcluirNão temos polícia investigativa, polícia civil serve pra que?
ResponderExcluirTodo mundo já sabe ora que serve!
ExcluirE todo mundo já sabe pra que !
ExcluirVamos investigar da cuidadora a gente de longe. Alguém começou com medo de ser reconhecido parou.
ResponderExcluirE as câmeras de segurança da rua, do bairro, do prédio, dos vizinhos, dos estabelecimentos comerciais onde essa senhora morava?
ResponderExcluirNão registraram nada no dia do fato?
A realidade e mito triste. A tempos a policia civil nao imvestiga nada, desvenda alguma situacoes quando recebe denucia anonima ou quando por acaso a policia militar conduz um elemento por algum motivo e na delegacia em interrogatoria este fala demais.
ResponderExcluirInvestiga quem matou Odete rotnamm...vale tudo. Delegas atual...precisa de férias
ExcluirNão sou especialista, mas creio que a própria repercussão que se alastrou rapidamente pela região fez com que os bandidos tomassem essa atitude. Obviamente fazer divulgação do desaparecimento é normal e totalmente esperado, mas provavelmente do outro lado estavam pessoas profissionais em fazer o mal e agir com frieza.... Particularmente eu achava que dificilmente diante da repercussão ela sairia com vida.
ResponderExcluirTexto bem intencionado, porém mal escrito, queria emoção, colheu aberração.
ResponderExcluirIsso acontece com o garçom kendo e o com o radialista J Silva ja tem 2 anos e até agora ninguém foi indiciados pelos o crime esse de Vera Lúcia vai acontecer a mesma coisa vai fica só no suspense o no rô do esquecimento. O governador precisa trazer polícia investigadores e delegado quê queira mostrar serviço e resposta para a sociedade.
ResponderExcluirO assassino é de dentro da família, como ela era agiota, veja a relação dos devedores, pode ser ser também para não pagar a dívida.
ResponderExcluirTom Ribeiro só faz exame, parou de divulgar este assassinato.
ResponderExcluirO que fizeram com dona Vera Lucia não foi qualquer um não foi gente dá família dela msm por inveja, usura, olho grande etc... Parentes que não aguenta ver o outro crescer na vida pelo seus trabalhos e esforço que trabalhou para chegar onde ela chegou os nossos inimigos estão dentro dá nossa casa e muitas vezes não sabemos quem fez tamanha crueldade com ela foi gente dedo grande essas pessoas que tomaram esse café com ela já foi traumado por alguns dá família dela msm mais Deus vai cobrar eu sei que vai
ResponderExcluirTbm digo o mesmo ou ela morreu e encontrará e para não perderem o a grana que ela tinha levará o corpo dela e deram fim pq sabia que com o atestado de óbito não iriam receber nada principalmente que demora para receber mais foi gente dá família tá na cara
ExcluirSe encontrassem o corpo dessa senhora hoje, ele não estaria ainda no estado de decomposição que o corpo dito dela foi encontrado!
ResponderExcluirAí tem gente alta lucrando com essa morte e ninguém nunca saberá onde essa senhora está!
Precisamos de uma resposta da polícia!!!
ResponderExcluirQuem matou Vera Lucia e pq?
POLICIA DE ITABUNA
Essa polícia civil de Itabuna,só sabe prestar segurança privada..todos ricos... corregedoria urgente!
ResponderExcluirGente un carso de dona Vera Lucia vai entrar num esquecimento igual a morte ..J Silva .até nada igualmente aquele rapaz que homen sexual era agente de ademia foi morto dentro de casa por alguém teve filmagens e tudo e nada do que matou ir preso fora outro e mais outro crime que PM civil vai esvestigar até hoje nada mais carso num esquecimento aí dona Vera Lucia ficou son un legado bom ela fez na terra.. espera aí pelo un culpados ai ir preso pra vc vê
ResponderExcluirPior . polícia pra se envestigar un carso e essa nossa polícia civil e militar muita fraca de mais KD un tal exame DNH mesmo do cabelo de dona Vera Lucia na realidade a polícia está fazendo nois população de besta foi igual a ossada dele foi encontrada ossada humana en 6dia após sumiço dela até tô besta como un corpo em dias já estava só osso só e a polícia já com corpo dela já na delegacia e tava nois e filho doído procurando por notícia dela polícia.lenta .
ResponderExcluirPelo que foi noticiado, o corpo dela foi decomposto muito rapidamente e sem uso de produtos químicos. Então, o que teria causado tal destruição do corpo dela tão rapidamente?! Se aqui fosse PANTANAL, poderíamos dizer que PIRANHAS comeram a carne dessa senhora e, depois, jogaram o corpo em outro local (na tal estrada de Mutuns). Seria isso o caminho inter-criminis?! Lembremos que no caso de Elisa Samúdio e do Goleiro Bruno, o corpo nunca fora encontrado mas os indícios apontavam que cachorros comeram-na, depois de ter o corpo queimado.
ResponderExcluirVamos continuar cobrando esclarecimentos desse crime.
ResponderExcluirMisericordia
ResponderExcluirMuito triste 😢o que fizeram come dona Vera quem fez essa tamanha crueldade com essa senhora vai sofrer muito mais muito muito msm
ResponderExcluirVdd nem só quem fez mais tbm quem mandou fazer pq quem faz aqui paga aqui nunca sai devendo a conta não Deisi sabe Deus ouve Deus vê
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVc fala tem uma mulher envolvida mais não fala nome de quem adianta não queremos saber sexo não e nsome da mulher
ExcluirGraça Cajahyba quem é a mulher? E como é o nome dela?
ExcluirDona Vera pagou o preço da inveja e ganância dos parentes ela foi enterrada no cemitério de Vitória da conquista cemitério particular do padrinho do filho dela tudo as escondidas. A família dela é tão arrogante e metidos a besta os filhos nem se fala pegaram a grana é voltaram para são Paulo junto com a tia a mesma irmã que estava sempre com ela e está todo mundo caladinho porque? Porque já sabem o que aconteceu a sobrinha dela é policial civil o irmão um gordinho do Conceição todo porreta e arrogante atirador de elite rico e também polícia fora que a família é muito grande e bem de vida muitas pessoas importantes e os enteados que são uma aposta da geral e a empregada é o cara que trabalha no prédio? Polícia diz que sabe quem matou duvido tem coelho na toca. 2019 a sobrinha dela Selma rica diretora de banco vivia uma vida de sexo drogas e rock in roll com o marido e a amante os três vivam de dividir a mesma cama então o marido é mararam ela de porrada éden Márcio e Ana Carolina mataram Selma e ficou por isso mesmo ninguém foi preso até o priminho dela dela o todo porreta o balofinho que vivia puxando saco deles que anda trepado em marra de cão e de babá das filhas dela
ResponderExcluirPara desfrutar da riqueza não fez porra nenhuma era amizade só de interesse. Gostam de julgar mas com os deles enfiam a língua no ooooo
Deus tenha misericórdia de sua alma sebosa, repleta de inveja! A família segue sofrendo com a falta de conclusões da polícia, até hj não se acusou ngm. Supostamente foi alguém conhecido, tudo indica que ela abriu a porta pra esse covarde. Vc acha que seria certo abrir a cerimônia do sepultamento para que essa pessoa pudesse participar???? Ou pra atrair curiosos que só iriam pra dar pitaco, ou julgar a própria família, como vc?? Ou convidar os vizinhos que a ouviram gritar e nada fizeram pra ir lá chorar arrependidos??? Certíssimos de terem se resguardado, ainda mais num local particular, de alguém conhecido, de confiança. Se era padrinho do filho dela, como vc está dizendo aí, era amigo! E outra, queria que os filhos deixassem a tia pra ser assassinada nessa cidade sem lei tb??? Se eles já moravam em SP, qual o problema de voltarem pra CASA e levarem ela, pra cuidarem de perto??? Me poupe! Que comentário absurdo!
ExcluirAté hoje fico questionando a nossa policia civil, com relação ao desaparecimento das imagens de video monitoramento das ruas, do banco, etc. ou será que os criminosos deram fim nas imagens?????
ResponderExcluiresse criminoso tá na família.
ResponderExcluirEu nem leio blogs falta tempo mas me indicaram esse é Eu gostei muito. O que quero salientar sobre isso tudo é que penso que esta Vera está viva e essa armação toda com participação dos filhos e de parte da família é por causas grandes foi tudo muito bem arquitetado ou para salvá-la de alguma coisa. Ela deve estar em São Paulo faz tempo a irmã dela já está lá com os filhos e nunca mais voltam aqui enterraram a caveira 💀 pros filhos movimentarem a grana .uma pessoa de interesse disse que a família toda sabe e que uns concordam outras não e que nem mesmo aquela imagem de luto colocaram em seus perfis nem uma palavra de conforto nem uma missa nem culto nem nada. E que não fazem nenhum comentário sobre o assunto é como se simplesmente não houvesse acontecido. Tudo muito bem feito e podem ter certeza que foi por ela ou pelos filhos ao menos um deles. Deus tenha misericórdia de todos os envolvidos se isso for verdade não a conhecia mas creio que se de fato ela teve coragem para tal coisa deve ser uma boa pessoa.
ResponderExcluirÉ tudo só especulação pois quem sabe a verdade não vái contar conheço gente que conhece a família dela e que diz que ninguém sabe de nada existem aqui em Itabuna casos de anos que foram muito comentados mas nunca descobriram nada
ResponderExcluir