Dentro dos direitos fundamentais instituídos pela Constituição Brasileira em 1988, está o direito à informação. Se trata de um direito básico do consumidor e o objetivo é assegurar, uma escolha consciente, permitindo que as expectativas em relação a divulgação dessa informação, sejam de fato atingida.
A função do veículo de comunicação é informar, ao leitor ou telespectador, a lisura dos fatos. Portanto, a fatalidade que aconteceu no fim do domingo (10), não é de responsabilidade do Blog Verdinho Itabuna, ou do diretor do veículo de comunicação.
A empresa quer deixar claro que, diante dos fatos, se sensibiliza com a dor dos parentes, amigos e familiares, contudo não é responsabilidade do veículo as escolhas feitas por ambos os envolvidos já falecidos. Que tudo o que ocorreu, sirva de exemplo a não ser seguido pelos próximos que estão em formação e muitas vezes ouvem e veem o que acontece ao redor de muitos que virão, pessoas que se foram e não estão aqui para confirmar ou desmentir o que foi narrado pelo depoente.
Quando a informação não chega à população, a imprensa é questionada da mesma forma quando mostra o que de fato aconteceu. É necessário ponderar entre o direito e o dever, pois quem se foi só terá alguma dignidade se servir para ajudar a outros a não cometer os mesmos erros.
A dor da perda não justifica as ameaças que o nosso trabalho desenvolvido com horas extras, noites sem dormir, e muita disposição, vem sofrendo. Quem se sente injustiçado deve solicitar das autoridades, mais segurança, mais informação e formação acadêmica, mais trabalho digno a comunidade, mais leis duras, mais qualidade de vida.
Observamos que os valores estão sendo invertidos e quem paga literalmente é a sociedade que não cobra nas urnas ou na Câmara de Vereadores objetividade na administração de fatos e qualificação de vida na cidade de Itabuna.
Diante do exposto acima e anterior, novamente, pedimos desculpas por fazer o trabalho bom que temos executado em informar, pois quando é sempre a mesma "argumentação" dos mesmos crimes, ainda assim somos julgados pela narrativa realizada.
O cuidado que precisamos observar e cultivar em sociedade é NÃO permitir a CENSURA que nos é imposta e que lutamos bravamente para conquistar do período ditatorial dos anos do Golpe de Estado de 1964 à 1985. Nesse deslize que quase caímos novamente, nesta data de 08 de janeiro de 2023.
A comunicação não deve retroceder a pseudônimos que foram utilizados para burlar a implacável censura que foi estabelecida pelo governo militar do Brasil da época, à sociedade.
E tenho dito!
O direito de livre expressão não dá um passe livre para se falar ou escrever o que quiser. Há que se ter responsabilidade no que a imprensa escreve pq ela tem o poder de influenciar. Ao citar o que a moça em questão fazia como agregador de renda o blog estimula o discurso machista, conservador e pseudo-cristão de que ela causou sua morte. A compreensão vai muito além do simplório direito de comunicar os fatos. Os fatos acontecidos neste episódio foi a cruel decisão de tirar a vida de uma mulher e não há atenuantes que justifique essa barbaridade. Além de seu trabalho vc tem a responsabilidade de no atual cenário de violência contra a mulher, não prover argumentos rasos e sem moral que embasem as narrativas que julgam a vítima feminina nos episódios de violência. Cabe aos doutos jornalistas e comunicadores assumirem suas responsabilidades e terem o entendimento que certas informações não ajudam, antes só retroalimemtam a violência contra a mulher por dar razões a algo sem razão nem direito. Reflita e honre a sabedoria. Pois é com sabedoria que se constrói um mundo melhor.
ResponderExcluirQuanto a censura, quantos comentários sensatos e ponderados vc já não censurou só por falar contra o que vc pensa ? Meu mesmo tem vários. É um direito seu, mas o dever a ser responsável acima da letra morta da lei também te conclama. Tenho dito.
Obrigado pelas palavras. Trabalhar com a ansiedade de alguém que não espera, é difícil! A censura infelizmente ainda é uma forma de punir, contudo não foi instaurada por mim!
ExcluirNem tudo que escrevemos aqui podemos publicar, visto que envolve muitas famílias. E acredite, o povo tem o que gosta, muitos dos mesmos comentários pediam as fotos, e eu pedi que não postasse justamente pelo cenário atual de crimes na sociedade machista que vivemos. A minha função como cidadão é olhar algo e identificar a raiz do problema e externar. Acredito que pensamos igual, mas trabalhamos de forma oposta. São questões que não tenho resposta nem vc. São atitudes da maioria. O questionamento aqui é comportamental e social, e não de responsabilização.
Por que só estão olhando o lado de quem se foi? Não li nenhuma preocupação em comentários sobre o porquê morreu, ou a forma violenta da morte ou questões típicas que você mesmo questionou. Muito pelo contrário, vejo pessoas querendo arrancar a forma de várias pessoas para alimentar suas famílias.
Cadê a "Sociedade itabunense" querendo soluções para crimes de colarinho branco, crimes brutais, ou de cunho premeditado ou organizacional? Não tem porque não é um propósito comum, não é mesmo?
Pois bem, a função do veículo comunicativo é informar, a sociedade é quem pensa que é pejorativo as formas de trabalho em 2023.
O retrocesso é querer divulgar os fatos de forma que não cabe mais. Porque tem tantos sites com a notícia? Porque todos querem atualmente gravar e divulgar ao invés de ajudar?
Vamos melhorar a nossa forma de trabalhar e melhorar para quem virá que sofre com as exigências do passado e a realidade prática é outra. Pensemos.
Muito bem colocado! Preciso, objetivo, esclarecido, informativo e educativo! Parabéns 🥰👏👏👏👏
ResponderExcluirA imparcialidade, o compromisso com a verdade e, principalmente a liberdade de expressão da maioria dos profissionais das mídias dominantes, nem sempre roteiam e determinam as atividades laborais desses profissionais da notícia, pois são determinados a laborar, de acordo com os interesses dos grandes patrocinadores, responsáveis pelas notícias escamoteadas e rotuladas nas finalidades que lhes convêm... E, infelizmente, isso é global...
ResponderExcluirA FAMÍLIA TA AMEAÇANDO, É ??
ResponderExcluirBELO COMPORTAMENTO
FAMÍLIA CIVILIZADA, EDUCADA.
SE ELA NÃO ERA PUTA,
ResponderExcluirBASTA PEDIR DIREITO DE RESPOSTA
QUE O BLOG SE RETRATE
MAS SE ERA PUTA, COMO FICA? Basta pedir Direito de Resposta.
Ter uma notícia na primeira página se retratando.
MAS AMEAÇAR, MOSTRA O NÍVEL DA FAMÍLIA.
TIPINHO
138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. § 2º - É punível a calúnia contra os mortos.
ResponderExcluirMuito triste essa barbare com a moça, "garota de programa uma das profissões mais linda" que só dá amor muitas vezes a um desconhecido que estar carente, sozinho, a GP serve como amiga, mãe, esposa, conselheira e.t.c GP é tudo de bom? Infelizmente ela deu azar se separou com um psicopata. Cadê a Garotas de programa de Itabuna e região pra defender a classe?
ResponderExcluirTem um monte de comentários no Instagram das coloegas, tudo no sigilo! Se perguntar, nenhuma assume, diz que trabalha fazendo unha, trabalha fazendo trança, que tem loja online... kkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTem outras que simplesmente viram merenda e acompanham os que pagam as contas dizendo que tao trabalhando tbm! kkkkkkkkkkkkk
Cidade que só tem puta e ladrão! ITABUNA
Vixe! 😮
ExcluirQuem afrouxa as leis é essa mesma esquerda que vc tanto apoia e romântica oh verdinho. E quem tem sido contra às suas postagens em sua maioria de quase 100% também são pessoas que apoiam ou votam políticos bandidos de esquerda. Afinal esse povo gosta de ouvir só o que lhes convém e nunca gostam de ouvir a verdade como deve ser dita e ouvida. A conta já está chegando para vc.
ResponderExcluirRoberto o sincerão faça-me rsrs, pelo nome do dingo já podemos vê a sua mentalidade, esquece esquerda e direita cara , o texto abordado referisse sobre o direito de comunicação, vc vem com papo de política, sincerão você é sem noção 😂😂😂
ExcluirRoberto, vc pede pra sua mulher empurrar toda aquela pica de borracha em seu rabo... por isso vc é corno e sua mulher so gosta de dar o parreco e voltar pra casa arrombada e toda melada
ExcluirCaraca! 😂😂😂😂😂😂😂
ExcluirO costume é seu e não meu. Olha só o nível de comentário. Típico de gente baixa.
ExcluirE os políticos da direita não são ladrões não roubam de jeito nenhum os políticos direita esquerda são todos iguais quem sofre são os eleitores trabalhadores q pagam seus impostos
Excluirqual governo bandido vc quer dizer seu imbecil o governo que saiu e o pior bandido que ja govenou o brasil
ExcluirEU TBM PENSO DE IGUAL FORMA A MATÉRIA.... MAS EXISTEM CASOS QUE O VERDINHO APAGA OS COMENTARIOS E ALGUMAS VEZES ATE A MATERIA COMPLETA... PQ SERA?
ResponderExcluirO grande problema do serumano é tratar às pessoas com ignorância fala palavras que não deve porque até então a imprensa e para isso notícia os principais fatos que acontecem no município é não oculta a verdade agora às informações vem principalmente dos peritos do DPT ou a polícia militar tudo agora é processo
ResponderExcluirSão essas pessoas que estão falando mal de você do seu trabalho são elas mesmo que vão precisar do seu trabalho
ResponderExcluirPq o verdinho não divulga sobre os supostos funcionários fantasmas que foram denunciados pelo atual vice prefeito na folha de pagamento da prefeitura de Itabuna, a população tem que se manter informada e a imprensa tem que ser imparcial.
ResponderExcluirEsse caso já tá comprado! A imprensa toda foi comprada pra não noticiar mais nada! Tô falando pq sei... to aqui de dentro do sistema
ExcluirExato! o blog mais visto da região tem que ajudar a população, cobrar essas denúncias... kd que ninguém mais fala dessa lista fantasma da prefeitura? Da obra faraônica da Câmara de Vereadores, das rachadinhas... enfim...
ExcluirSem contar na reforma do estádio que foi orçado em 6 milhões, que já aumentaram para 9 milhões e agora já está em 11 milhões 💵💵💵💵💵💵
ExcluirSabe o problema da pessoa é querer mandar na plataforma digital tem não entende nada na área de jornalismo e quer criticar o profissional entende que está ali comandando um jornal ou um telejornalismo agora critica r porque até então eu acompanho o seu trabalho que eu nunca vi você falando e nem apoiando criminoso nenhum porque quem tem boca fala o que quer entendeu essa é uma realidade agora o problema das pessoas é querer se intrometer na onde não deve porque esses tipos de pessoas a gente não tem nem que dá ouvido porque jornalismo a gente trabalha com fonte as informações vem direto do departamento de polícia técnica ou até mesmo da polícia militar no local ou da polícia civil prestação as fontes segura e não por boca de terceiro não baixa a cabeça para isso não deixa quem quiser falar quem tem boca fala o que quer
ResponderExcluirirmão esquece isso vira logo essa pagina, bosta quanto mais meche mais fede
ResponderExcluirDepois que a puta morreu ela deixou de ser puta?? Por que não educou a filha antes de isso acontecer? Agora a culpa é do blog? Que repassa a notícia como ela é? O único que ainda funciona nessa cidade? A notícia tem que ser repassada com ela é, se todo mundo que saísse aqui no verdinho fosse processar tá a fudido kkkkk
ResponderExcluirQuanto mas meche mas fede
ResponderExcluirRepassar os fatos desde que não seja algo contra a prefeitura, de quem vcs recebem dinheiro né? Não postaram nada sobre a lista fantasma. Não postam nada sobre protesto contra a prefeitura, como o que teve no evento de lançamento do itapedro cobrando a reforma do estádio.
ResponderExcluirFaça seu trabalho o povo fala até de Deus kkkkk continue
ResponderExcluirVAMOS AOS FATOS: ELA NÃO ERA GP, ELA TINHA AMIZADES QUE SAIAM COM ELA E SE PRECISASSE A AJUDARIA, VC SABE MANO, UNHA, CABELO, ROUPA É TUDO MUITO CARO PRA MULHER... MAIS GP ELA NÃO ERA.
ResponderExcluirSó não entendi o que esse fato tem em comum com política, 8 de janeiro e Regime Militar. Aí o cara misturou a merda toda kkkkkkk
ResponderExcluirAcho que vc filava as aulas de história, volta a estudar que vc entenderá.
ExcluirVolta para escola, Mobral! A censura.
ResponderExcluirA imprensa tem que ter o devido cuidado ao apurar as informações para não destruir vidas...Tenha como o exemplo o caso da Escola Base de março de 1994 em São Paulo
ResponderExcluirParabéns, sempre que lembro desse fato eu penso na situação das donas daquela escola, uma vive até hoje em condições desumana e depressiva, já o repórter Cabrini, hoje na Record nunca pediu desculpas pelo menos.
ExcluirNa verdade vocês Deveriam SEMPRE apurar melhor os fatos meu amigo antes de publicar.
ResponderExcluirAinda mais quando se trata de um FEMINICIDIO,um crime covarde,que não cabe buscar na vítima qualquer justificativa para o crime ocorrido.
Seu blog tem um alcance enorme,portanto nós próximos casos respeite seus leitores e respeite PRINCIPALMENTE A VITIMA é seus familiares.
Detalhe:
Não conheço essa garota, nem seus familiares,porém diante de tamanha IRRESPONSABILIDADE e PRECIPITAÇÃO por parte de sua equipe fica meu repudio .
A verdade é que vc ouviu o que o assassino falou pra sujar a imagem da menina que já estava morta e não podia mais se defender. Mas se nega a escutar a opinião dos familiares e de todos que conheciam a garota. Você foi grosso e medíocre ao afirmar que não está mentindo, que está falando a verdade e tals. Há todo momento deu a entender que a acusação do bandido está acima do que as pessoas que conheciam ela vem dizendo. Velho sinceramente você foi muito infeliz nessa matéria. Por outro lado já vi inúmeras vezes vocês removerem conteúdo a pedido de familiares , a pedido de amigos e até mesmo a pedido de seus colegas policiais. Mas neste caso você se recusa a remover porque não é algum familiar seu. Sinceramente não podemos dar credibilidade ao seu blog.
ResponderExcluirJornalismo não se faz com opinião dos familiares, se faz baseados em fatos lavrado em boletim de ocorrência, o blog apenas deu ciência aos fatos. O verdinho foi feliz na matéria pois expõe o fato cronológicamente narrado, tendo início, meio e fim.
ExcluirO blog foi respeitoso com a família não publicou fotos da garota em óbito, nem denegriu a imagem dela. Agora tirar matéria a pedido de família se fosse assim nenhum meio de comunicação poderia noticiar nada no Brasil, pq isso seria uma ditadura. Apenas a pedido do delegado de polícia ou ministério público poderia sair do ar pra não atrapalhar as investigações, mas o caso já está praticamente fechado não tem necessidade pra isso. Resta aos agitadores de plantão para de palhaçada e deixar a família da garota viver o luto, se era se não era isso não faz mais diferença nenhuma.
ExcluirParabéns por sua imparcialidade verdinho
ResponderExcluirE triste ver uma situação dessa,uma garota nova com tudo pela frente...
ResponderExcluirMas,o caso dela fazer programa,ela fazia sim...
Ela andava comendo acarajé no bar de Beto,no são Caetano...
Já sair com ela,e foi no dinheiro mesmo...
Isso hj é normal ,no meio dessas garotas novas....
Programa hj , é normal....