sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Ilhéus: aprovado na Câmara o fornecimento de medicação à base de Cannabidiol pelo SUS


Na última quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Ilhéus aprovou um projeto que trata da Política Municipal de Fornecimento de Remédios a base de Cannabidiol para fins medicinais por meio da rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o vereador, Vinícius Alcântara (CIDADANIA) -, “tivemos um grande avanço hoje na ‘Casa do Povo’, com a aprovação da Política Municipal de tratamento com cannabidiol para fins medicinais e distribuição. 

Essa política auxiliará pessoas que sofrem com condições como fibromialgia, Alzheimer, esquizofrenia, bem como condições neuro atípicas como autismo, transtorno de coordenação e déficit de atenção ou hiperatividade. Isso proporcionará um acesso mais facilitado a medicamentos que demonstraram grande eficiência para o bem-estar das pessoas pertencentes a esse grupo”, explicou o parlamentar.

A política proposta pelo vereador visa garantir a democratização de um medicamento de grande importância para a vida dos cidadãos e cidadãs. Isso se deve à abrangência do tratamento que o medicamento oferece, especialmente considerando o fato de que o valor é extremamente inviável para o orçamento dos munícipes. 

Vale ressaltar que, embora seja uma temática nova, alguns Municípios e Estados do Brasil já adotaram medidas com a finalidade de facilitar o acesso ao medicamento a base de Cannabidiol. Com a proposta do vereador, Ilhéus entrará na vanguarda dos municípios que legislam a favor de uma prestação de saúde pública mais abrangente. (Ilhéus 24hs)

*com adaptações

4 comentários:

  1. nao ta tendo dipirona quem dirá maconha na saude de ilhues. itabuna ta no mesmo barco

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk! A vagabundagem está preocupada com a concorrência "legalizada" e desleal para a classe de jumentos. Certamente haverá escassez do "produto" e, consequentemente, uma elevação dos preços. A jumentada estava acostumada a misturar a cannabis na forragem de capim e bosta, agora vai encarar tempos difíceis! KKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. INCOSTITUCIONAL, o município nao pode determinar regras para o SUS, agora Maron pinga virou Congressista ?:

    ResponderExcluir
  4. Pronto, agora estamos de boa, a Prefeitura de Ilhéus implantou uma lei que vale para o SUS de todo Pais, o homi é brabo mesmo, mudou ate os parâmetros do SUS, agora a camara municipal de ilheus é quem cria leis federais

    ResponderExcluir