terça-feira, 5 de setembro de 2023

Itabuna: Aqueduto estoura e derrama água durante a noite; investimento inicial foi 3,6 milhões

Na madrugada de terça-feira (05), o Blog Verdinho Itabuna presenciou na Avenida Manoel Chaves, uma enxurrada que brotou de um aqueduto vinda do subsolo. A infraestrutura realizada na obra de requalificação da Avenida Manoel Chaves, feita em um ano de reforma - um grande investimento de cerca de R$ 3,6 milhões, deixa a população estarrecida, porque o problema surgiu sem estimulo externo.
Durante toda a madrugada jorrou água limpa sem parar. Até o momento, às 07h desta manhã, nenhum órgão da Prefeitura esteve no local para resolver ou amenizar a situação. Não existe uma forma de contenção emergencial em dada situação, para solução do problema, portanto seguiu noite afora com desperdício.

A população Itabunense questiona o gestor municipal a explicar o motivo que poderia ter provocado tal catástrofe de engenharia urbanista. Visto que todo o projeto e a reforma demandaram tempo e dinheiro público na aplicação do calçamento e qualidade do serviço.


O processo de requalificação 

“A requalificação permitirá criar um novo ambiente de convivência e de negócios para moradores e comerciantes da área”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Junior. Essa foi a expectativa da época que os responsáveis pela transformação criaram na comunidade.

A obra foi executada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com investimentos de cerca de R$ 3,6 milhões, e era considerada o ponto de partida para o projeto de modernização das principais avenidas do centro e dos bairros da cidade.
Contudo, desde o término da reforma que é noticiado nas imediações do cruzamento com a Avenida Princesa Isabel, ocorrências de cunho estrutural, vem acontecendo. Uma das primeiras situações foi a guia de calçada e o batente criado para assegurar o pedestre e o proprietário de estabelecimento comercial, que não cumpriu com a proposta inicial. 

Em outubro de 2022, um o homem perdeu o controle do carro após passar por um elevado que existe na avenida. Ele bateu contra um ferro de placa de sinalização e logo depois invadiu o estabelecimento. O comerciante havia investido na reforma do local, meses antes.
Já em julho de 2023, um caminhão cegonha arrastou fios de alta tensão elétrica, e conforme o Setrran, impossibilitou a passagem de veículos e pedestres, o fluxo populacional. A carreta que trafegava sentido Br 101, interrompeu o trânsito na Av. Kennedy, como assim é conhecida, e deixou a proprietária do comércio sem energia e sem funcionar por 35 horas, por conta dessa fiação. Leia mais sobre esses conteúdos abaixo.



Links relacionados abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário