quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Itabuna: desfile do dia 7 de setembro

A abertura dos desfiles do 7 de setembro na cidade de Itabuna aconteceu impreterivelmente as 8h, com o hasteamento de bandeiras e a execução do Hino Nacional no Palanque. O Prefeito Augusto Castro, — representante máximo da cidade, fez a revista às tropas militares conforme o cronograma do evento.

Estavam em forma o Tiro de Guerra, o Colégio da Polícia Militar (CPM), o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), a Escola Municipal Flávio José Simões Costa, o 15.º Batalhão da Policia Militar, a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, (CIPRV), 4.º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o Esquadrão de Polícia Montada.

O espetáculo como sempre foi realizado pela CIPRV, o esquadrão de "polícia da moto" como relatou uma garotinha emocionada ao vê-los em sua apresentação à população itabunense. A comunidade acordou cedo, enfrentou chuva e foi as ruas prestigiar o tão esperado 7 de setembro. 

Anualmente, a comemoração do dia deste feriado é pelo grito da independência às margens do Ipiranga, onde inclusive é narrado no hino nacional brasileiro, e que teria sido apenas simbólico. 

Mulheres que lutaram nos campos de batalha nos diferentes lugares do Brasil, como as sociedades indígenas na sua diversidade que se articularam ou não, ao processo de independência, e a participação da população negra. É preciso tornar a independência pelo que ela foi, um processo que abrangeu diversas vozes compondo o contexto nacional.

Os brados do desfile representavam mulheres patronas, a exemplo de Maria Quitéria de Jesus, — foi uma militar baiana que lutou na Guerra da Independência do Brasil. Em geral, uma patrona é uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. 

Dessa forma, o que uma garotinha ou algumas pessoas ainda buscam ver nos desfiles, é essa emoção de representação de honra, coragem e exemplo que está perdida nos últimos anos da sociedade. "Sociedade dá licença, eu posso ser o que eu quiser! Meu sobrenome é competência, e o meu nome é mulher! Maria Quitéria!" - brado da Cia Feminina do CPM.

8 comentários:

  1. “Um povo que aceita passivamente a corrupção e os corruptos, não merece a liberdade. Merece a escravidão. Um país cujas leis são lenientes e beneficiam bandidos, não tem vocação para a liberdade. Seu povo é escravo por natureza. Um povo cujas instituições, públicas e privadas, estão em boa parte corrompidas, não tem futuro. Só passado. Uma nação, onde a suposta sociedade civil organizada não mexe uma palha se não houver a possibilidade de lucros, não é capaz de legar nada a seus filhos, a não ser dias sombrios. Uma pátria, onde receber dinheiro mal havido a qualquer título é algo normal, não é uma pátria, pois nesse lugar não há patriotismo, apenas interesses e aparências. Um país onde os poucos que se esforçam para fazer prevalecer os valores morais, como honestidade, ética, honra, são sufocados e massacrados, já caiu no abismo há muito tempo. Uma sociedade onde muitos homens e mulheres estão satisfeitos com as sórdidas distrações, em transe profundo, não merece subsistir. Só tenho compaixão daqueles bravos, que se revoltam com esse estado de coisas. Àqueles que consideram normal essa calamidade, não tenho nenhum sentimento. Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" (Nicolau Maquiavel 1469-1527)
    O texto foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1513. Não, ele não era um profeta, mas, parece-nos ter profetizado com perfeição em sua obra “O Príncipe”, o futuro de um território recém-descoberto: a primeira república governada pelo regime da cleptocracia.

    ResponderExcluir
  2. Perder meu tempo,pra assistir Augusto castro Lero Lero, desfilando em carro aberto...me poupe!😂😂

    ResponderExcluir
  3. Nosso Brasil um dos melhores ou melhor Pais pra viver,porém muito vergonhoso nossa atual situação vergonha,vergonha, ter um presidente safado ,bandido ,um supremo corrupto ,todos poderes que poderiam fazer alguma coisa caladinhos ,comprados ,infelizmente ,e nosso País entrando em um buraco sem saída.

    ResponderExcluir
  4. Fui ver os alunos desfilando e só vi os pais lotando o meio da avenida atrapalhando quem tava atras das proteções de ver o desfile. Muito desorganizado algumas escolas!

    ResponderExcluir
  5. pessimo deixou as crianças por ultimo para os pais nao irem embora sem organização era desfile dos pais , nao dos alunos

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe dizer se a esquerda abandonou o presidente?
    Nas capitais a maioria do povo não foi assistir o desfile de sete de setembro
    Porquê?

    ResponderExcluir
  7. O desfile de ontem, mostrou tudo sobre a nossa cidade, um dos piores desfile que Itabuna já teve, o retrato da cidade abandonada

    ResponderExcluir
  8. Solta os comentários, verdinho, o que está havendo

    ResponderExcluir