quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Ministério da Agricultura diz que vírus em cacau no sul da Bahia está sob controle

Novo vírus ataca cacau no sul da Bahia || Foto Leandro Fidelis

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta quarta-feira (13), que está tomando todas as medidas preventivas para controlar a disseminação do Vírus do Mosaico Moderado do Cacau (CaMMV) em plantas de cacau no sul da Bahia. Disse ainda que o vírus não figura na lista de pragas quarentenárias do Brasil e que, neste momento, a situação está sob controle.

“Estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a produção de cacau do país e garantir que a segurança alimentar e a sustentabilidade da cacauicultura nacional não seja comprometida”, disse a chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas do Mapa, Juliana Alexandre.

O Mapa destacou que os primeiros levantamentos em campo foram realizados por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) nas áreas experimentais do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec) em Ilhéus, em ação de pesquisa sobre vírus associados ao genoma do cacau. As informações são do blog Pimenta.

A Ceplac coletou amostras de plantas sintomáticas e assintomáticas para envio ao laboratório parceiro nos Estados Unidos, que detém a patente do método de identificação, onde foi feita a confirmação da presença do vírus.

O órgão federal comunicou a situação ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA) na Bahia e à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Isso garante que todas as partes relevantes estejam cientes e envolvidas numa solução.

5 comentários:

  1. Pior que está sobre controle mesmo 🤣 o produtor de cacau do sul da Bahia tá lascado já não tem mais cacau a produção diminuiu drasticamente e não tem incentivo nenhum do governo e quem tiver duvidando e só percorrer as zonas rural o cacau hj vem do estado do Pará Medicilândia Uruará sul da Bahia se falando em tudo vai de mau a pior Deus e mais

    ResponderExcluir
  2. Vírus? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se for real isso aí é a Vassoura de Bruxa 2.0. E como sempre, os traidores da nação nunca são condenados, viram políticos e são idolatrados pelos vermes da direita e da esquerda, ambos bandidos e quadrilheiros.

    ResponderExcluir
  3. Isso já é consequência de ter corrompido o DNA da planta transformando-a em transgênica com a desculpa de acabar com a Vassoura de Bruxa, doença implantada na Bahia criminosamente e nenhum dos bandidos foi se quer julgado. Brasil sempre será uma colônia prostutída em benefícios dos outros países e banqueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reitero o seu comentário, inclusive convido os leitores deste blog a procurarem no YouTube o documentário "O nó Ato humano deliberado"

      Excluir
  4. A região mais rica da região Nordeste e situada dentre as quatro mais futurosas do Brasil, teve a sua economia destruída com o ato criminoso praticado por bandidos que espalharam esporos da vassoura de bruxa" nos cacauais para destruir a cultura e consequentemente o poderio financeiro dos produtores, desempregando dezenas de milhares de trabalhadores, os quais foram obrigados a migrarem para as favelas nas periferias das cidades. Hoje estes canalhas se fantasiam de políticos e os jumentos acéfalos os aplaudem e endeusam. Esse povo merece mesmo vegetar rastejando nas sarjetas com as patas estendidas a suplicar uma esmola dos bandidos que os roubam e debocham dos estúpidos.

    ResponderExcluir