terça-feira, 26 de setembro de 2023

Rui Costa diz que governo está preocupado com poderio bélico de facções: 'armamento de guerra'

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (26), que o governo federal está preocupado com o poderio bélico das facções criminosas espalhadas pelo Brasil.

A declaração foi feita nesta terça-feira (26), durante entrevista para rádios da Bahia, em meio à onda de violência no estado governado por ele entre 2015 a 2022. Em agosto, o governo federal firmou um acordo com o estadual para combater o crime organizado.

Durante a entrevista, Rui Costa informou que os criminosos atuam com "armamentos de guerra" nas capitais do estados brasileiros e mostrou preocupação com a investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que descobriu uma espécie de escola preparatória com táticas de guerrilha na Maré, um dos maiores complexos de favelas do estado.

"São armamento de guerra que estão nas áreas urbanas das nossas capitais. É muito preocupante vídeos como aqueles que a imprensa divulgou de criminosos fazendo treinamento militar", afirmou o ministro da Casa Civil.

Outro caso citado por Rui Costa foi a operação que terminou com cinco homens mortos, um deles policial federal, no bairro de Valéria, em Salvador, no dia 15 de setembro.

"A forma como às vezes vêm a óbito policiais nossos. Policial Federal morto na Bahia teve tiro na cabeça, no olho. Foi um tiro de precisão, de gente que está sendo treinada por treinamento militar para o confronto de quase uma guerra aberta nas ruas das capitais brasileiras e das principais cidades", disse o ex-governador da Bahia.

Ao Blog da Andreia Sadi, na segunda-feira (25), Rui Costa disse que o governo Lula pretende criar uma política conjunta entre Forças Armadas e Polícia Federal para combater a presença de fuzis e outras armas pesadas no Brasil.

Nesta terça, ele voltou a citar a necessidade da política conjunta contra a atuação das facções criminosas.

"É preciso planejamento. O Brasil não fabrica fuzil americano. Não fabrica fuzil israelense, alemão, nem russo, aqui os bandidos estão enfrentando policiais com granada, com armamento ponto 50, que é armamento para derrubar avião, helicóptero".

Rui Costa disse ainda que além do da união entre as forças de segurança, é preciso enxergar o papel das guardas municipais e também das forças federais, das forças armadas, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal para impedir a chegada de armamentos pesados nos estados.


Na Bahia, o número de fuzis apreendidos entre janeiro e setembro deste ano mais que dobrou em relação ao comparado durante todo 2022.

"É preciso um monitoramento, um planejamento mais acentuado de aeroportos, de portos, de fronteira seca. É preciso montar um policiamento específico para os aeroportos".
O planejamento, conforme o ministro da Casa Civil, será feito por especialistas da Polícia Federal, das forças armadas e das polícias estaduais.

24 comentários:

  1. Qdo matar um filho mãe um ente querido deles eles vão mandar matar todo tipo de bandido a não ser vai ficar como esta mas favelas subúrbio toque de recolher filhas de pessoas de bem sendo estrupadas e por aí vai. 🙆‍♂️

    ResponderExcluir
  2. O dinheiro dos respirados estão investido em patromoniios.Lula nomeou esse Comédia paraa o cargo de presidente da casa civil.Esse Rui nomeou a esposa dele para determinado cargo que recebe 55 mil por mês,agora,eu vejo a polução sofrendo para receber esse auxilio do bolsa familia que estão sendo bloqueados e cancelados,vai entender né!!Faz o L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinheiro dos respirados? Está no nariz dos cheiradores de pó, ladrões de joias.....kkkkk

      Excluir
    2. E o incrível é que fica por isso mesmo!
      País em sua grande maioria só tem políticos canalhas! E esse tal de Rui Costa tá se achando pra baralho! A briga será boa entre ele e Haddad para ver quem herdará o posto do nine!

      Excluir
  3. O AMOR VENCEU NA BAHIA...FOI AVISADO EM SETEMBRO ENTRARIA O GROSSO..ENTAO PREPARA A VASELINA

    ResponderExcluir
  4. Sério??? Ele tá preocupado? Fica (tiste) não. Político é uma desgraça mesmo, adora um caos para o palanque. Cadáveres, enchentes, corona vírus, dengue são alguns dos pratos cheio para os abutres da nação. Viva a cultura Anarco Ancapes! Governo é máfia, políticos são bandidos, imposto é roubo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem apontado. Político brasileiro, a escória da nossa sociedade. Piores até do que os ladrões de rua....

      Excluir
  5. ESSE IMORAL FOI QUEM DEIXOU A BAHIA NESSA SITUAÇÃO,AGORA VEM DIZER QUE ESTAR PREOCUPADO.NOS POUPE DE SUA HERESIA
    TODOS SÃO SEUS AFILHADOS,TUAS CRIAS
    AGORA É TARDE, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INSTALADA

    ResponderExcluir
  6. realmente morro do macaco foseca esta gegeu ta que ta de arma na mao e os policias nada fais mata logo esse esses ratos de esgoto ...itabuna pede socorro

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKK! O canalha nunca explicou por que usou a verba presenteada pelo STF para comprar respiradores numa loja chinesa de artigos "cannabis sativa"? Agora, reparem na fisionomia de honesto?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Não foi ele que disse não está nem ai pra situação da Bahia.

    ResponderExcluir
  9. MANDA OS LIVROS DE POESIA E DIZ QUE TUDO SE RESOLVE COM AMOR

    ResponderExcluir
  10. a Bahia entregue nas mãos desses bandidos
    do PT

    ResponderExcluir
  11. Vergonha de ser comandado e administrado por uma turma dessa. Partido só tem ladrão. As prefeituras da Bahia todas sucateadas, o crime mandando, prefeitos roubando, secretários enchendo os bolsos de dinheiro e o pobre se fudendo. Essa Bahia tá uma desgraça e entregue a própria sorte.

    ResponderExcluir
  12. Esse indivíduo é um dos responsáveis pela situação atual... juntamente com todos os apoiadores dessa esquerda que só sabe defender bandido e atacar a polícia.

    ResponderExcluir
  13. Ele não foi o primeiro a ir pra favela com a Ganges dele e sair cantando a favela deceu realmente a favela desceu, infelizmente sobra para os pequenos vê se agora eles aparecem lá.

    ResponderExcluir
  14. 20 anos de pt na Bahia e tudo de pior nós temos por aqui!!! pior saúde, pior educução, pior segurança!!!! mas a culpa é do bozo...

    ResponderExcluir
  15. Mas o ministro disse que não teria armas mais no Brasil kkkk

    ResponderExcluir
  16. Parabéns nosso ministro!!! Vamos vencer essa guerra contra o crime.

    ResponderExcluir
  17. ELES QUEREM DIZER QUE E CULPA DE BOLSONARO KKKKK AINDA TEM JUMENTO QUE ACRDITA KKKK ARMA SEM REGISTRO TUDO DO MERCADO NEGRO MAIS ESSE PTT GOSTA MESMO E DE BANDIDAGEM NORMAL SEGUE TUDO NORMAL FAZ O LLL

    ResponderExcluir
  18. Isso só v
    ai resolver quando o Dino ir retirar esses armamentos pessoalmente um a um dos traficantes!

    ResponderExcluir