terça-feira, 10 de outubro de 2023

MEC avalia autorizar cursos de Ensino à Distância de Direito, Psicologia, Enfermagem e Odontologia

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC informou ao Grupo de Trabalho Ensino à Distância (EaD), que debate sobre a modalidade de ensino a distância para os cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem e Odontologia, que até meados do mês de outubro será iniciada uma consulta pública com o objetivo de debater tópicos que englobam o modelo de ensino para os cursos em questão.

O MEC não expôs quais serão os dispositivos do ato regulatório da modalidade EaD serão debatidos por meio de consulta pública, mas devem ser incluídos, por exemplo, o mínimo de presença exigida dentro da carga horária dos cursos na modalidade.

Atualmente, os cursos à distância podem aplicar até 30% de sua carga horária em formato presencial. Também deve estar em consulta pública o percentual de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular dos cursos de graduação presenciais; possibilidade de retomada das avaliações in loco dos polos EaD nos processos de recredenciamento institucional; revisão do quantitativo anual de polos EaD relacionados ao ano civil e o resultado do conceito institucional.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2020, o número de ingressantes em EaD superou o número de ingressantes nos cursos presenciais, pela primeira vez na educação superior brasileira.

A modalidade de EaD chegou a 63% do total de ingressantes em 2021. Outro aspecto sensível é justamente o fato de esse crescimento estar ocorrendo em detrimento da modalidade presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário