sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Adeptos do Candomblé realizarão caminhada em Itacaré em protesto à intolerância religiosa

A cidade de Itacaré recebe, neste domingo (26), a partir das 8h30min, a segunda edição da Caminhada pela Paz e Contra o Preconceito e a Intolerância Religiosa. 

O evento é organizado pelos povos de terreiro do município sul-baiano, e o ato vai começar no Ilê Axé Babá Wallamyn, localizado na Rua da Passagem. De lá, os participantes ganharão as ruas da cidade no embalo de ritmos tradicionais, como o ijexá.

Crispim Soares, um dos organizadores da Caminhada, falou sobre a expectativa na reta final de preparação. 

“Estamos buscando fazer o máximo para acolher bem nossos amigos e irmãos, que estão vindo para somar forças e colocar este manifesto de resistência e amor nas ruas de Itacaré”. As informações e imagem são do blog Pimenta.

Além do sentido político, Crispim enfatiza a dimensão estética da intervenção no espaço público. “Vai ser lindo ver o tapete branco da paz cobrindo as ruas da cidade, ao toque do ijexá, cabula, barravento, kongo de ouro, aguerê, opanijé, adarrum, com o aroma gostoso da água de cheiro, e tudo isso somado à beleza dos povos de terreiro”.

Segundo ele, a Caminhada é aberta a pessoas de todas as religiões e para quem não tem religião, mas entende a importância de defender a liberdade de credo como direito fundamental.

16 comentários:

  1. Atenção Itabuna e região! Tem um vagabundo negro, um 1,70,72m. altura, 75,80kg, cabelos estilo social meia altura, barbicha pontiaguda, falhada, bigode, estava de calça jeans, sandálias havaianas, blusa vermelha, entre a Caixa Econômica Federal em Itabuna, próxima ao Tarik Fontes, pedindo dinheiro às pessoas para um suposto exame de saúde da filha, que estava aguardando ele errumar o dinheiro com a esposa, golpe! Fica nas imediações de bancos e clínicas, pedindo dinheiro, com a desculpa de que toma conta de carros e não pôde sacar o dinheiro no Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal. Quem souber o nome dele e onde fica, além desses lugares, ou mora, nos avise, precisamos dar um corretivo nesse safado do jeito que ele merece! Brincando com a boa fé das pessoas e utilizando o nome sagrado das crianças. Se tiverem fotos do safado mis ajude! Esse pilantra precisa ser parado e da melhor maneira! Na vala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei cara. Eu vi alguém com essa descrição. Foi lá no posto Ipiranga. Vai lá perguntar

      Excluir
  2. Vai trabalhar bando de vagabundos.

    ResponderExcluir
  3. As religiões de matrizes africanas desde milênios são perseguidas pelos cristãos (podres).
    Atualmente ocorre uma verdadeira guerra santa praticada por muitas as igrejas EVANGÉLICAS em nome de DEUS contra o candomblé ou que discorda das pregações para extorquir dinheiro dos fiéis.
    A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentiroso, o que o Candomblé tem com a África? Ninguém na África conhece essa arte de magia baiana.

      Excluir
  4. Cuidado com muitos pastores, a fé deles está no bolso dos fiéis, são como cupins, parasitas, enganadores de mentes fracas, vivem do ócio e do dinheiro dos otários.
    Jesus Cristo ( o santo homem) nunca pediu dinheiro ou ordenou alguém usar o seu santo nome ( nome de Jesus) para tomar dinheiro de ninguém alegando que é para pagar as contas do templo entre e pague.

    ResponderExcluir
  5. Como a Bahia vai pra frente? É impossível, estão trazendo maldição...

    A costa da Bahia ainda será totalmente destruída por um tsunami.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de falar idiotice, cabra Otário.....kkkkk

      Excluir
  6. Atenção Itabuna e região! Tem um vagabundo, negro, um 1,70,72m. altura, 75,80kg, mais ou menos, cabelos estilo black power, social, meia altura, barbicha pontiaguda, um pouco falhada, bigode, estava de calça jeans, sandálias havaianas, blusa vermelha, entre a Caixa Econômica Federal em Itabuna, próxima ao Tarik Fontes, onde fazem exames, fica pedindo dinheiro às pessoas para um suposto exame de saúde da filha, que estava aguardando ele arrumar o dinheiro com a esposa, entra na agência, fica sondando os clientes para ver quem tem dinheiro e inventa que o Caixa não libera o acesso dele à conta e apresenta um comprovante falso, onde relata que a senha está incorreta e que por não ter documentos, a Caixa Econômica Federal não permite que ele libere o seu acesso à conta no caixa interno da agência, golpe! Ele fica nas imediações de bancos e clínicas, pedindo dinheiro, conversa mansa, finge que deu errado o saque e diz que nada está dando certo e que só falta R$ 27,00, para comover às pessoas, diz que parece que o urubu cagou na cabeça dele, pois nada está dando certo, vai ganhando as pessoas, com a desculpa de que toma conta de carros e não pôde sacar o dinheiro no Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal para ajudar à filha doente. Quem souber o nome dele e onde fica, além desses lugares, ou mora, nos avise, precisamos dar um corretivo nesse safado, do jeito que ele merece! Brincando com a boa fé das pessoas e utilizando o nome sagrado das crianças. Se tiverem fotos do safado nos ajude! Esse pilantra precisa ser parado. Divulguem em grupos de WhatsApp e demais mídias sociais. Precisamos parar esse e outros pilantras que brincam com a boa fé das pessoas!



    E Verdinho! Corrija o problema das pessoas digitarem e não verem o que estão digitando na tela desse site atrasado!

    ResponderExcluir
  7. Itacaré,hoje não dá mais pra levar a família,na praia da concha,tem um sufista de cabelo loiro,que fica espantando os turistas,com a valentia dele. Ele vai pegar uma bala de menta na boca. Se liga,cara!

    ResponderExcluir
  8. Porra nenhuma , a verdade é que um quer ser melhor que o outro , ninguém respeita ninguém , fica com porra de intolerância religiosa , cada um quer impor a sua religião é cada um no seu quadrado e acabou é igual a cú cada um tem o seu e o resto que se foda ! 🖕🏼

    ResponderExcluir
  9. Quando for pra Itacaré com a família vê bem onde vai hoje virou reduto de maconheiros e traficantes pra comlpetar vem essa turma de mimizento do caralho querendo ser melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  10. O pastor da minha igreja disse que agente não pode ler essas coisas, porque a religião africana é coisa do satanás, o que todo cristão deve fazer é ter fé, contribuir com DINHEIRO e fazer pregação para fortalecer a igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama o bispo Radake que ele vai fazer a sua pregação.

      Excluir
  11. Cuidado, as igrejas gostam mesmo é de muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Esse povo acredita do cabomblé e em Deus TBM??? Alguém me explica???

    ResponderExcluir