sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Baixo estoque do Banco de Sangue pode resultar em adiamentos de cirurgias eletivas em Itabuna

O déficit no estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pode forçar o adiamento de cirurgias eletivas nos três hospitais administrados pela instituição, Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. O alerta foi feito nesta quinta-feira (23), pela direção da SCMI.

Mesmo com apelo nos meios de comunicação e mobilização de grupos de voluntários, o Banco de Sangue continua com estoque crítico neste mês de novembro, quando é celebrada a Semana Nacional do Doador. 

A diretora técnica da unidade, médica Regiana Quinto, pede para que os voluntários não desapareçam nesta época do ano. “É um período em que a demanda dos hospitais é alta e o movimento para doação cai drasticamente. Essa queda ocorre, coincidentemente, com a proximidade com o período de férias e das festas de final ano”, explica. As informações são do blog Pimenta. 

A médica ressalta que as doações de sangue precisam ser contínuas, porque a demanda é sempre alta nas emergências dos hospitais, principalmente nas UTIs, unidades de hemodinâmicas (responsáveis pelas cirurgias cardíacas). Para dar conta, o Banco de Sangue precisa coletar, pelo menos, 1.200 bolsas, mas tem conseguido média de 800 bolsas mensais. 

“É uma situação muito delicada e preocupante porque, após produzidas, as plaquetas duram apenas cinco dias. O sangue é utilizado para pacientes com doenças hematológicas e câncer, além das pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte”, acrescenta Regiana Quinto.

Para sensibilizar a população regional sobre a importância de tonar-se um doador, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna intensificou, na Semana Nacional do Doador, celebrada de 20 a 25 de novembro, o contato com lideranças de municípios e com grupos de voluntários. 

O Dia D será neste sábado (25), quando a unidade deverá receber caravanas de diversas localidades. Para torna-se um doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. 

O Banco de Sangue fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, o atendimento é feito das 7h às 12h.  A unidade funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. Mais informações pelo telefone (73) 3214-9126.

19 comentários:

  1. E SO VOLTAR A DA MAIS PRESTIGIO AO DOADOR

    ResponderExcluir
  2. Atenção Itabuna e região! Tem um vagabundo negro, um 1,70,72m. altura, 75,80kg, cabelos estilo social meia altura, barbicha pontiaguda, falhada, bigode, estava de calça jeans, sandálias havaianas, blusa vermelha, entre a Caixa Econômica Federal em Itabuna, próxima ao Tarik Fontes, pedindo dinheiro às pessoas para um suposto exame de saúde da filha, que estava aguardando ele errumar o dinheiro com a esposa, golpe! Fica nas imediações de bancos e clínicas, pedindo dinheiro, com a desculpa de que toma conta de carros e não pôde sacar o dinheiro no Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal. Quem souber o nome dele e onde fica, além desses lugares, ou mora, nos avise, precisamos dar um corretivo nesse safado do jeito que ele merece! Brincando com a boa fé das pessoas e utilizando o nome sagrado das crianças. Se tiverem fotos do safado mis ajude! Esse pilantra precisa ser parado e da melhor maneira! Na vala!

    ResponderExcluir
  3. Volto a doar quando o emoba se desvincular da SCMI.

    ResponderExcluir
  4. ME CHAMO ROBERTO, EU ERA DOADOR ASSIDUO, PORÉM DESCOBRIR QUE O BANCO DE SANGUE VENDE NOSSO SANGUE PARA OS DEMAIS HOSPITAIS QUANDO OS MESMOS PRECISAM. POR ISSO PAREI DE DOAR.

    ResponderExcluir
  5. Verdinho kd a matéria do cara que tomou os tiros no show ontem, no campo da Ceplac

    ResponderExcluir
  6. SEMPRE PARTICIPEI DESTE SERVIÇO DE DOAÇÃO,PORÉM FALTA MAIS AGILIDADE NO ATENDIMENTO, MAQUINAS INSUFICIENTES GERANDO ATRASO PARA AQUELES COM EU QUE TEMOS QUE TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  7. faz ao memos uma carteirinha para o doador ter preferencia no atendimento dos hospitais ou coisa assim. ter direito ao estacionamento gratuito no banco de sangue ou um transporte da santa casa para sua locomocao ja que nao pode dirigir apos a doacao.mas vcs so querem pedir pedir.toda cirurgia feita pelo sus os hospitais pedem para conseguirmos doadores.

    ResponderExcluir
  8. VOLTO A DIZER, OS HOSPITAIS ATENDE TODA A REGIÃO,
    ENTAO É MISTER QUE TODA A REGIÃO VENHA FAZER DOAÇÕES,
    TEM QUE ACABAR COM ESSE SISTEMA DESSES PREFEITOS MEIA BOCAS.
    SÓ QUERER SUGAR OS RECURSOS DE ITABUNA.
    FACAM SUAS CAMPANHAS, JUNTE SEUS GRUPOS NOS ÔNIBUS LEVEM PRA ITABUNA PRA FAZER DOAÇÕES TAMBÉM.
    AGORA UM CARA VAGABUNDO TOMA UM TIRO UMA FACADA LA NA CASA DA PORRA E VAI USAR O SANGUE QUE OS ITABUNENSE DOAM.
    ADMNITSAR ESSAS VILAS ASSIM É BOM.

    ResponderExcluir
  9. QUEM JA VIU UM RICO DOAR SANGUE EM ALGUM LUGAR DO PLANETA, A CAUSA DE NUNCA TER SANGUE NO BANCO DE SANGUE É PORQUE VOCÊS VENDEM O SANGUE QUE OS POBRES DOAM , VENDEM PARA OS PLANOS DE SAÚDE E PARA OS RICOS QUE SÃO ATENDIDOS NO PARTICULAR, ESSE ROSILTON ESTA RICO DE TANTO VENDER SANGUE E NA HORA QUE O POBRE PRECISA PRA FAZER UMA CIRURGIA ,TEM QUE LEVAR DOADORES, PARE DE VENDER O SANGUE DOS POBRES E BOTEM OS RICOS PARA DOAR TAMBÉM SEU ROSILTON.

    ResponderExcluir
  10. Quando o hospital parar de vender o sangue ele terá bem mas volutarios

    ResponderExcluir
  11. Eu sou doador há mais de 15 anos porém assim como tantos outros eu também parei de doar pq somos doadores de vida mas quando chegamos nos hospitais somos tratados pior do que bichos. Se o Sr rosenilton quer mesmo ver o banco de sangue abastecido, lute também pelos doadores. Um doador de vida tem que ser tratado como prioridade no atendimento hospitalar. Tenho certeza que se no mínimo derem um incentivo não vai faltar sangue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEVERIA TER HORARIO AGENDADO PRA ISSO...QUEM TRABALHA VAI LA DOAR E VOLTA PRA CASA PORQUE TEM QUE VOLTAR PRO EXPEDIENTE E AO CONSEGUE DOAR...

      Excluir
  12. Sou doador há muito tempo. Neste momento, infelizmente, não posso doar pois faz menos de três meses que fiz a última doação. Tenho observado alguns comentários aqui e, com exceção da questão da venda do sangue, que não posso provar, no que diz respeito ao tratamento que é dispensado ao doador é, de fato, verdade. Na minha última doação, na anamnese que é realizada antes, tomei uma bronca daquelas da enfermeira porque eu falei que não havia tomado café naquela manhã. Acredito que não é assim que se deve tratar o doador. Não queremos privilégio, apenas reconhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Sempre fui doador mais de uns tempo percebir q esse povo quando a gente precisa eles colocar barreiras ,tem q conseguir mais 3 pessoas , e os anos de doações ???

    ResponderExcluir
  14. EU SOU DOADOR E TEM UNS 3 MESES QUE DOEI.
    O SANGUE É VIDA E NÃO SE COMPRA NEM VENDE. A QUESTÃO É QUE O ATENDIMENTO ATÉ A COLETA É HORRIVEL. DEMORA MUITO MSM. É APENAS 1 PESSOA PRA FAZER A COLETA PRA EXAME, AS VEZES VC VAI AJUDAR MAIS SÓ O CASTIGO QUE TOMA LÁ ESPERANDO VC DESISTE DE IR NOVAMENTE

    ResponderExcluir
  15. A SANTA CASA QUE DE SANTA NÃO TEM NADA,,,
    TA DEITANDO ROLANDO COM O SANGUE DOS POBRES.
    VERDADE, RICO NÃO DOA,, QUANDO NÃO SÃO PRIVILEGIADOS POR AMIZADES3, ELES COMPRAM,,, É TRISTE MAS É A REALIDADE.
    ESSA CASA ENRRICOU ESSA FAMILIA PASSADA E CONTINUA NOS ESQUEMAS.
    O POBRE DOADOR QUE SE FÔDA.

    ResponderExcluir
  16. Santa Casa do diabo! Vendendo o sangue das pessoas, então, têm que comprar! Bando de vagabundos, salafrários!

    Atenção Itabuna e região! Tem um vagabundo, negro, um 1,70,72m. altura, 75,80kg, mais ou menos, cabelos estilo black power, social, meia altura, barbicha pontiaguda, um pouco falhada, bigode, estava de calça jeans, sandálias havaianas, blusa vermelha, entre a Caixa Econômica Federal em Itabuna, próxima ao Tarik Fontes, onde fazem exames, fica pedindo dinheiro às pessoas para um suposto exame de saúde da filha, que estava aguardando ele arrumar o dinheiro com a esposa, entra na agência, fica sondando os clientes para ver quem tem dinheiro e inventa que o Caixa não libera o acesso dele à conta e apresenta um comprovante falso, onde relata que a senha está incorreta e que por não ter documentos, a Caixa Econômica Federal não permite que ele libere o seu acesso à conta no caixa interno da agência, golpe! Ele fica nas imediações de bancos e clínicas, pedindo dinheiro, conversa mansa, finge que deu errado o saque e diz que nada está dando certo e que só falta R$ 27,00, para comover às pessoas, diz que parece que o urubu cagou na cabeça dele, pois nada está dando certo, vai ganhando as pessoas, com a desculpa de que toma conta de carros e não pôde sacar o dinheiro no Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal para ajudar à filha doente. Quem souber o nome dele e onde fica, além desses lugares, ou mora, nos avise, precisamos dar um corretivo nesse safado, do jeito que ele merece! Brincando com a boa fé das pessoas e utilizando o nome sagrado das crianças. Se tiverem fotos do safado nos ajude! Esse pilantra precisa ser parado. Divulguem em grupos de WhatsApp e demais mídias sociais. Precisamos parar esse e outros pilantras que brincam com a boa fé das pessoas!



    E Verdinho! Corrija o problema das pessoas digitarem e não verem o que estão digitando na tela desse site atrasado!

    ResponderExcluir