terça-feira, 7 de novembro de 2023

Chesf informa que Barragem da Pedra está com 43% de volume útil e sem afluência

Com a chuva do último domingo em alguns municípios do sudoeste baiano, criou-se novamente o medo da Barragem da Pedra, em Jequié, liberar uma grande quantidade de água do seu reservatório e alagar áreas ribeirinhas ao Rio de Contas, como ocorreu no último período chuvoso de 2022/2023, quando alcançou 93,31% de sua capacidade em 25/12/2022.

Em boletim divulgado nesta segunda-feira, 6, a CHESF informou que atualmente, em 05/11/2023, o reservatório está com um Volume Útil de 43,10%, sem entrada de água (afluência) e com uma saída de 8 m³/s.

A Eletrobras Chesf destaca que é comum durante a estação chuvosa aumentar as descargas do reservatório de acordo com os níveis de chuva e armazenamento, seguindo regras operacionais predefinidas. As informações são do Giro em Ipiaú.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco destaca na nota para a importância das entidades envolvidas adotarem medidas preventivas para mitigar impactos potenciais decorrentes do aumento das vazões durante a estação chuvosa que se inicia nesse mês de novembro. Isso inclui conscientizar a população sobre a limitação do controle de cheias pelo reservatório e evitar ocupações nas áreas de inundação.

A Eletrobras Chesf também oferece um serviço de alerta por SMS para informar sobre mudanças nas vazões da Usina da Pedra, incentivando as pessoas a se cadastrarem para receber essas informações, o que pode ser útil diante da possibilidade de chuvas e aumento das vazões. Para receber informações atualizadas sobre a Barragem da Pedra envie um SMS com a palavra PEDRA para 27569. 

3 comentários:

  1. é sem afluência ou sem influência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise no dicionário que você vai saber a diferença! E entender o que é um afluente.

      Excluir
  2. afluente é um rio que deságua em outro

    ResponderExcluir