sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Prefeitura de Itabuna divulga balanço o avanço das ações na saúde em 2023

Em quase três anos de gestão, muitas foram as ações realizadas no município de Itabuna em diferentes áreas da Administração Municipal decorrentes do compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD). Na Saúde não foi diferente, onde sob o mote da qualidade no atendimento foram executados investimentos e melhorias especialmente na Atenção Primária, Média e Alta Complexidade.

Somente neste ano foram entregues seis postos de saúde requalificados, sendo cinco em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna e um com recursos próprios.  Além disso, iniciou-se a construção, reforma e ampliação do novo Hospital de Base pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), em parceria com a Prefeitura de Itabuna, sendo já tendo sido entregue a primeira etapa com 10 novos leitos de CTI.

Também começou a execução das obras do novo posto de saúde do Bairro Vila Anália, também em parceria com o Governo do Estado, assim como a entrega da primeira etapa do Hospital São Lucas. A unidade estava fechada há cinco anos e foi contemplada com 27 leitos clínicos nesta primeira etapa. Ao todo, serão 121 leitos, sendo 53 de hemodiálise quando o projeto estiver concluído.

Além disso, este ano foi o ano dos mutirões, com o objetivo de reduzir a demanda dos pacientes e da população. Só na saúde houve o Mega Mutirão de Saúde com mais de 24 mil atendimentos; Mutirão de Odontologia, com quase 500 procedimentos; Mutirão da Mulher, com 1.000 pacientes atendidas; Mutirão de Mamografias em parceria com o Governo do Estado, com mais de 2 mil atendimentos.

O ano também foi marcado com a entrega do novo fardamento dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (ACS/ACES), implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), requalificação do PROSI/HIPERDIA, início da reforma do Centro de Controle de Zoonoses, implantação do Serviço de Ecocardiograma na Policlínica Municipal Dois de Julho, novas instalações para o CERPAT e CEPRON, além da promoção de seminários e capacitações aos servidores.


SAÚDE EM NÚMEROS

Em 2023, a gestão do prefeito Augusto Castro avançou também na oferta de alguns serviços a exemplo dos mais de um milhão de atendimentos para Itabuna e municípios pactuados pela Média e Alta Complexidade da Central de Regulação, sendo 947 mil só para o município, indicando um aumento de 3% em relação a 2022.

E ainda, 260 mil atendimentos na UPA Monte Cristo pelo Departamento MAC, mais de 78 mil atendimentos médicos nos postos de saúde da Atenção Primária, 466 mil tratamentos em reservatórios contra o Aedes aegypti pelo Departamento de Vigilância em Saúde, 300 mil prescrições e 200 mil atendimentos pela Assistência Farmacêutica, bem como aquisição de mais de 3 milhões em medicamentos. O relatório sumarizando as ações e os avanços na prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde foram encaminhados ao Gabinete do Prefeito Augusto Castro.

28 comentários:

  1. vcs estão de piada! os postos sem medicaçoes, as pessoas não conseguem marcar exames, os Postos que foram reformados, foi intervenção da Universidade Santa Augustinho, cheio de matos, destruidos e vcs falam de avanços. Uma secretária arbitrária,arrogante, não respeita os vereadores, insensata. Verdinho, fazer imprensa, não significa se submeter as mentiras na gestão, se valorizem! a saúde está destruida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve ser da vigilancia, sabemos quem é vc viu. Dra Livia nao é nada disso, ela é exigente quando tem que ser e um doce de pessoa quando tem que ser tb. quem fala mal de Dra Livia é pq é preguiçoso e nao presta. Sua fofoqueira.

      Excluir
    2. Querida,ela é perseguidora, vc deve ser uma puxa saco dela.

      Excluir
  2. Minha cunhada esteve na Upa do Monte Cristo com problemas de pré-infarto e o médico solicitou que a família comprasse os remédios. e ainda pediu para que não houvesse comentários, para não prejudicá-lo. a saúde nota 10.

    ResponderExcluir
  3. 90% da imprensa de Itabuna está literalmente nas mãos do Prefeito Augusto Castro. Verdinho, vcs não precisam disso.

    ResponderExcluir
  4. amigos, bom dia! o mutirão da saúde foi uma piada, um senhor (João Paulo) passou por todos procedimentos pré-cirurgicos para o Hospital de Base, passou 05 meses de espera e quando voltou a secretária de saúde, começou novamente na fila, pois os exames não mais servia, favor remarcar cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. Servidores da saúde pede socorro essa secretária é horrível só sabe exigir e não dá condições de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va trabalhar preguiçoso ou preguiçosa.

      Excluir
    2. e vc uma puxa saco dela.

      Excluir
    3. deve ser uma lambe bota da secretária.. popularmente chamada de puxa saco.

      Excluir
    4. Dra Livia contra tudo e contra todos é a melhor Secretaria do Governo Augusto Castro e isso causa inveja.

      Excluir
  6. ESSE PESSOAL VIVE EM OUTRO MUNDO.
    QUEM PRECISA DE ATENDIMENTO NOS POSTO QUE SABEM.
    POSTOS FECHADOS MAIOR PARTE DO DIA.
    SEM REMÉDIOS.
    CONSULTA PRA MARCAR É UMA ETERNIDADE.
    O BICHO É CARA DE PAU.
    QUEM ESTIVER DOENTE TEM QUE ESPERAR UM MUTIRÃO.
    OU DEIXAR PRA ADOEÇER PERTO DOS MUTIROES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual posto esta fechado? informe que a Secretaria de Saúde vai apurar.

      Excluir
  7. Uma piada! A secretária faz escárnio e despreza o povo ( carente) de itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, eu conheço Livia há anos, e sei o quanto ela é prestativa principalmente com os mais necessitados, falou pouco e falou muita merda.

      Excluir
  8. Que balanço não tem material nenhum pra fazer curativos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim,. inclusive alguns pacientes fazerm os curativos em casa.

      Excluir
  9. ISSO PIADA, A PIOR SECRETARIA DE SAUDE QUE ITABUNA JA TEVE, CREAD NAO FUNCIONA 3 ANOS DE GESTÃO NÃO FIZERAM CONCESSÃO DE CADEIRA DE RODAS NEM OUTROS EQUIPAMENTOS. COLOCARAM UMA ADM QUE SO SABE EXIGIR DOS FUNCIONARIOS ARROGANTES E TRATA OS PACIENTES SUPER MAL, UM TAL DE MARISTELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maristela é fraca e muito chata mesmo.

      Excluir
    2. Maristela, quando foi nossa colega de trabalho, faltava horrores, migué o tempo todo, agora acupa um cargo politico e se acha. pare com isso. vc é muito fraca...

      Excluir
    3. essa maristela é fraca, lucimar endemias é fraca, jaimeire é fraca, uma tal fernanda fraquissima, bota esse povo pra fora Augusto Castro.

      Excluir
    4. Augusto vai perder por conta desse tipo de gente que ele coloca no governo maltrata o povo e na frente dele aprece um anjo. Essa Maristela tem que sair maltrata muito povo arrogante até com gente funcionário

      Excluir
  10. O povo gosta do que não presta,Lula, Geronimo e Augusto Castro. Estão reclamando de que? Se vire cambada ,que estou na praia,igual ao NINE e CANJA

    ResponderExcluir
  11. Balanço de que, pelo amor de Deus! O equipamento de raio X da UPA quebrado, chega no hospital de Base os equipamentos de acomodação e
    locomoção como cadeiras de rodas entre outros tudo quebrado, as vezes o paciente fica no colo do acompanhante, os maqueiros sem nenhum preparo, demora no atendimento. O prefeito ampliou o hospital, más não investiu em equipamentos, o atendimento no hospital continua a mesma merda; do hospital de Base os únicos que da pra entender as dificuldades são os enfermeiros e técnicos, muitas demanda pra pouco profissional, e o pessoal da limpeza também que joga duro. Aí fica o prefeito fazendo festa, nada contra festa, más prioridade é saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dinheiro de festa nao paga saude e dinheiro da saude nao paga festa, se informe melhor.

      Excluir
    2. Tu sabe de nada inocente, esqueceu que política e suja eles investe dinheiro no setor que quiseram, não tem fiscalização em cima deles, não tem justiça, tudo jogando no mesmo time o do poder é corrupção, se tirasse verba de um setor menos emergente para colocar em outro mais emergete como a saúde não afetaria em nadamuitos governos entraram no poder e fizeram coisas ao seu belprazer dando canetada é outras coisas mais ...

      Excluir
  12. Isso aí é pura mentira pq levei minha esposa na UPA e a medica Aldair falou que não ia costurar o pé dela pq lá não tinha materiau e mandou eu ir pro hospital de base eu disse que não tinha dinheiro pra ir e ela mandou eu ir andando já que não tinha dinheiro
    Outra vez tinha um homem caído aqui na feira do california e ligaram pro SAMU quando a ambulancia chegou a medica na maior ignorância dizendo que era cachaça e isso não era serviso deles de buscar bebo, era uma baixa gordinha da cara redonda e loira. O resultado vai ter agora na eleição só aguarde

    ResponderExcluir
  13. Mais um espetáculo do circo do Augustinho!! Quando vai pagar os fornecedores, tem empresa que estar aguardando já fez um ano!! Augustinho lero,lero!!

    ResponderExcluir