terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Ministra visita indígenas feridos em conflito com fazendeiros em Itapetinga

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, chegou na Bahia nesta segunda-feira (22) para acompanhar a investigação do ataque a pessoas da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, situada no sul da Bahia. A indígena Maria Fátima Muniz de Andrade, do povo Pataxó Hã Hã Hai, foi morta e o cacique Nailton Muniz Pataxó, foi baleado, no domingo (21), em Potiraguá, na região sudoeste do estado.

Os suspeitos do ataque a tiros são fazendeiros, presos em flagrante no domingo. Um indígena que estava com um arma artesanal também foi detido. Entre os feridos está ainda uma mulher que teve o braço quebrado e outras pessoas hospitalizadas, mas sem risco de morte. 

O cacique passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. A comitiva liderada pela ministra desembarcou no Aeroporto de Ilhéus, por volta das 10h desta segunda-feira (22).

“A questão indígena é uma questão nacional, que envolve governo federal, estadual e municipal e aqui está mostrando isso. É importante garantir essa segurança no nível municipal, estadual e federal para que o povo tenha liberdade e tranquilidade dentro do seu território”, disse Guajajara à TV Bahia.

20 comentários:

  1. Essa puta nunca foi índio. Só se for do pau oco

    ResponderExcluir
  2. Essa puta safada nem os índios verdadeiros não gostam dela

    ResponderExcluir
  3. Eles invandem terras dos outros e ainda ganha razão! Vai pra justiça, e ainda tiram de coitados. Igual gafanhotos, não produzem nada e querem acabar de quem produz!

    ResponderExcluir
  4. Isso não é um governo para os brasileiros trabalhadores e honestos. Trata-se de uma quadrilha protegendo criminosos que invadem propriedades de terceiros em pleno cometimento de um crime, e, ainda assim é apoiado por quadrilheiros.

    ResponderExcluir
  5. Um "governo" que apoio integralmente criminosos que invadem propriedades de terceiros mostra claramente que "governa" para os bandidos e persegue os que trabalham e produzem as riqueas do país. Não é um governo, trata-se de uma organização criminosa!

    ResponderExcluir
  6. Enquanto não formar pessoas de coragem pra sentar o dedo nesses invasores de prioridades dos outros isso não acaba. E as polícias dando total cobertura aos invasores

    ResponderExcluir
  7. Vai junto com eles lá invadir ministra só pra isso que vcs prestam mesmo, pra usar esses abestalhados para politica suja.

    ResponderExcluir
  8. País de filho da puta , os caras invadem o que é dos outros, acha apoio dos governos federal e estadual, vem até uma vagabunda se dizendo ministra dos povos indígenas, visita a fazenda invadida vai até o enterro da falsa índia. E quanto aos proprietários das fazendas, alguém dos governos está preocupado se ele vai perder a terra.? País da INJUSTIÇA país governado por bandidos. Total a polícia dando apoio aos invasores. Tem que soltar logo Marcola e Beira mar , já soltaram André do rap, já soltaram André jatobá.tem que virar de vez casa de puta

    ResponderExcluir
  9. E essa vagabunda vai visitar os fazendeiros feridos quando?
    Só vai visitar os vagabundos é

    ResponderExcluir
  10. pensem antes de invadir as terras dos outros.D proxima vai car no aço td ,mundo

    ResponderExcluir
  11. Desgoverno descarado. PT é o maligno e quem apoia esses canalhas, não passam de cúmplices.

    ResponderExcluir
  12. Voltaram esses povo a invadir Terra dos outros , suposto índio e sem terra ,e esse governo que o povo queria

    ResponderExcluir
  13. INACREDITÁVEL COMO ESSA CORJA DE MINISTROS VAGABUNDOS TRABALHAM... PROTEGENDO VAGABUNDOS SAQUEADORES

    ResponderExcluir
  14. menino de vo foi roubar terra se lascou abre o olho nao fica ai atras de imvadir terrinha que nao te pertence cuidado kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Parabéns aos fazendeiros.

    ResponderExcluir
  16. É simples, invadiu terra alheia e casa dos outros, tem que cair na bala!

    Engraçado que esses espertos só querem invadir terras produtivas.

    ResponderExcluir
  17. QUERIAM TERRA ACHARAM 7 PALMOS

    ResponderExcluir
  18. Manda essa puta dessa ministra ir lá invadir terras, pra cima deles fazendeiros, tem que sentar o dedo nesses petistas vagabundos.

    ResponderExcluir