quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Após assassinato de advogada, OAB quer pena maior para crimes violentos contra a categoria

Após o assassinato da advogada Brenda dos Santos Oliveira, no Rio Grande do Norte, na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer aumentar a pena de crimes violentos praticados contra a categoria.

Conforme Guilherme Amado, no portal Metrópoles, a morte de Brenda deu força para o avanço de um projeto que já era elaborado pelo vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn. A proposta prevê ampliação de pena para quem pratica homicídio ou lesão corporal contra advogados, em decorrência da atuação profissional.

O texto propõe mudanças em dois artigos do Código Penal, o 121 (homicídio) e 129 (lesão corporal), e também o artigo 1° da Lei de Crimes Hediondos, qualificando as condutas quando empregadas contra advogados em razão da profissão, bem como contra o cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau em razão da mesma condição.

“O crime contra a colega do Rio Grande do Norte atinge toda a advocacia nacional, formada por mais de 1,3 milhão de advogadas e advogados. Cobraremos a identificação e a responsabilização dos culpados”, afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. “O Estado Democrático de Direito depende da atuação independente dos advogados para existir”, acrescentou.

Segundo a coluna, após a finalização do texto, a OAB buscará um parlamentar aliado para apresentar formalmente o projeto ao Legislativo.

34 comentários:

  1. So contra a categoria!!! É muita hipocrisia.

    ResponderExcluir
  2. Tem muito ladrão neste país. No entanto, se os que TRABALHAM e SUSTENTAM TANTOS PARASITAS se revoltassem e paralizassem este país por um mês, queria ver o que os malandros sanguessugas iriam fazer? O povo ignorante é como os animais irracionais, não sabem a força que possuem!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a pena deveria ser aumentada para morte para qualquer pessoa, não somente de advogados! Advogados são melhores que outras pessoas? OAB deveria defender a vida de todos e inclusive a pessoa de bem, mas costuma passar mão em cabeça de vagabundos até chegar nos seus!

    ResponderExcluir
  4. Se for presos , ele vai ter o direito de um advogados ou vão recusar defender o assassino de uma advogada ? Será que vai pedir pra responder o julgamento em liberdade?

    ResponderExcluir
  5. O que mais tem é advogado vagabundo.

    ResponderExcluir
  6. Verdinho faz uma matéria sobre esse donos de cachorros que não se importam em incomodar os vizinhos quando soltam seus bichos...Aqui na Espinal estamos vivendo um inferno com esses cachorros, ninguém dorme, ninguém tem paz, só que esses donos de cachorros esquecem que tem lei pra isso e o dono pode responder processo, inclusive com indenização. Será que esse caras sabem o que significa Lei do Silêncio? Acredito que não!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior os que saem pra caminhar com cachorros e deixam os bichos fazerem cocô na frente da casa dos outros e não recolhem, largam a bosta lá. No parque boa vista tem um cara que vende bebidas que é assim... tremendo mal educado! Sai com dois labradores enormes e deixa o cocô na frente da casa das pessoas.

      Excluir
  7. Por que? O advogado é melhor que outro ser humano? Que p0rra é essa?

    Só tem doente mental agora na OAB? Essa desgraça nem deveria existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joga de noite uns bolinhos de carne com chumbinho que acaba o problema com os cachorros, o ideal mesmo era jogar no prato de comida dos donos mas infelizmente......

      Excluir
  8. Parabéns pra quem matou esses lixos da OAB.

    ResponderExcluir
  9. Advogado é a profissão mais nobre do planeta, o mesmo é único defensor das pessoas contra o abuso do Estado do Brasil.

    Quaisquer agressões ao profissional pensador, operador do direito é uma agressão a própria humanidade, uma vez que, essa agressão se torne um fato concreto, que o agressor tenha pena de fuzilamento e sua família pague o projétil ao Estado.

    A instituição de maior credibilidade no Brasil é a OAB, a única instituição que lhe defende contra o delegado de Polícia, contra o Ministério Público, contra a administração pública.

    Essa defesa sua, dele, meu, minha nossa, nosso contra os abusos estatais é feita pelo advogado(a).

    Diante desses fatos, respeito o advogado, se por acaso algum desse profissional não horar a profissão, não ser ético, lhe ser desleal, agiu de má- fé, procure uma delegacia e faça uma ocorrência e se dirija a OAB, com absoluta certeza, o advogado vai responder um processo administrativo, terá amplo contraditório, ampla devesa e o devido processo legal que a pena poderá chegar a expulsão do quadro a OAB do Brasil.

    Então, você, que não sabe o que diz, procure estudar, saber fazer um comentário, tenha conhecimento de causa ao abrir a coca.
    Entretanto, se você não respeita seus país, professores, os mais velhos, você não respeita ninguém, certamente não será o advogado que você vai respeitá-lo. O profissional do direito é a profissão mais antiga do mundo, superando a profissão de puta, antes dessa profissão já existia o direito, o advogado rábula, aquele que não carecia ser formado em bacharel em direito fazia a defesa das prostitutas no meio da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Mas vc, com toda imbecilidade, não vai conseguir passar na prova da OAB. Então fica quieto FILHO DE MUTUNS

      Excluir
  10. O calo so doi no dedo do portador. Eles no afã de ganharem o dinheiro, sem se preocupar com a família das vitimas, porque a fatalidade não ocorreu com eles, defendem essas disgraças de marginais, relentos, carniças, filhos do cramunhao, covardes, e relentos e nojentos. Portanto, infelizmente, vitima do proprio sistema imoral e marginal do nosso BRASIL, comandado e liderado por marginais, politicos, de toga e etc. E isso mesmo. Vitima do próprio sistema.

    ResponderExcluir
  11. Querem só contra eles, pq se aumentar a pena pros clientes deles ai fica dificil ganharem dinheiro sujo.

    ResponderExcluir
  12. Oxe ta de brincadeira? O crime tomou essa proporção porque dos advogado, principalmente os porta de cadeia, mais isso é bom porque onde ja se viu um magistrado ter que ouvir desaforo de um advogado a serviço do crime. Assim que ficou com a nova reforma

    ResponderExcluir
  13. OAB faz parte do sistema , tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  14. advogado(a) é a profissão mais imunda do planeta,defedem todo tipo de criminoso, fazem pacto até com o diabo pra defender seus clientes.

    ResponderExcluir
  15. A OAB deve encaminhar petição a DEUS ou ao diabo pra ver se consegue ressuscitar a coleguinha e o cliente que morreu com ela.

    ResponderExcluir
  16. Tanta arbitrariedade acontecendo no poder judiciário e não vejo ngn da OAB SE MANIFESTAR FAZ O L AGORA

    ResponderExcluir
  17. Doeu aí, doeu aí, doeu aí aí ai doeu🎶

    ResponderExcluir
  18. Por quê esta mesma OAB não peticiona junto à CCJ uma mudança no nosso arcaico Código Penal, que trata como coitado o individuo que rouba, mata, estupra pais e mães de família????? Agora, porque foi uma da mesma classe, quer mudança? Olha aí o corporativismo imperando.

    ResponderExcluir
  19. A OAB gosta muito de política de ser grupo de defesa e representação de candidatos eleitos em eles ficam de olho né eleições munipal e Estadual até o cafezinho que eles toma é superfaturado .

    ResponderExcluir
  20. Se um preso pobre for condenado o estado que paga
    Todo condenado merece um tipo de defesa mais eles defende mesmo o errado e julga como certo pra ter seu provento vindo do acusado ou do estado .

    ResponderExcluir
  21. Eles chora por essa advogada hoje amnha esquece
    Terá outros formados pagando OAB
    Todo mês
    E fora o dinheiro ganho do Estado
    Pra fazer defesa de políticos ladrão

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente cada um né seu interesse
    Mais por pobre ou condenado eles defende porque sabe que o retorno vem
    .

    O Estado deveria pagar um acusado com sérias evidências de ter cometido o errado câmaras e testemunhas hoje e que não falta.

    ResponderExcluir
  23. Hoje o Estado não dar direito a quem quer ser direito llll
    E dar direito a quem quer ser errado com advogado de defesa e salário reclusão

    Como o Brasil prossegue desse jeito moço dificil

    ResponderExcluir
  24. Oxente esses petistas não ficaram de cara feia quando Bolsonaro endureceu as leis para criminosos? Não tem moral nenhuma essa classe,devem ser tratados como pessoas quaisquer. Petistas de carteirinhas,baby ovo de ladrão.

    ResponderExcluir
  25. A OAB deveria apoiar o aumento da pena para todos tipos de homicídios, mas como sempre eles estão querendo mais um benefício para categoria, advogado é uma pessoa comum como qualquer outra, por isso direitos são iguais, respeitem a constituição.

    ResponderExcluir
  26. Só pra vcs e brincadeira.

    ResponderExcluir