quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Criança picada por jararaca no Parque Boa Vista em Itabuna segue internada no Hospital Manoel Novaes

Em Itabuna, uma criança segue internada no Hospital Manoel Novaes, após ter sido picada por um cobra peçonhenta da espécie jararaca. 

O caso aconteceu na Rua 6, na segunda etapa do Parque Boa Vista, na casa onde a criança mora com os pais. 

Por lá, há um vasto terreno vegetativo propício para infestação de ofídios, o que tem amedrontado moradores da região. Têm sido bastante comum os relatos de moradores sobre cobras aparecendo em casas, quintais e vias públicas. 

Donos de terrenos também são negligentes e não roçam suas áreas, e podem ser notificados pela Prefeitura em breve. A Prefeitura deverá também fazer a roçagem de logradouros públicos, já que há mata alta em locais desse tipo, como em um campo se futebol daquelas imediações, onde crianças e adolescentes costumam brincar.

O estado de saúde da criança é estável. Ela já não está mais tomando soro, mas segue com cateter e fazendo uso de medicamento antibiótico. A perna, local o de foi picada, segue bastante inchada. Não há previsão de alta.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães é referência quando se trata de acidentes ofídicos na região. Os médicos relatam que são bastante comuns casos de emergências picada de cobras, peçonhentas ou não, e de escorpiões ou aranhas. Apenas em 2023, foram 155 atendimentos clínicos dessa tipologia. Desses casos, 148 foram casos de pessoas picadas por cobras. 

Os médicos orientam que, em caso de picada de cobra, deve-se lavar o local machucado com agua corrente e sabonete, e imediatamente procurar um posto de saúde ou hospital, para aplicação de soro antiofídico e demais providências clínicas. 

Se possível, fotografar o animal pode ajudar na identificação da espécie. Tentar capturar o réptil, no entanto, é altamente contra indicado, ja que pode resultar em mais ataques.

6 comentários:

  1. Faço Moto Uber 99 e posso dizer com toda certeza que o prefeito não dá a mínima para a via pública dos bairros. Em especial Pedro Gerônimo, São Pedro, Mangabinha, Santa Clara, Maria Pinheiro. Sim os outros bairros também, mas esses estão um horror. Enquanto as vias do centro e as principais estão uma maravilha o povo sofre com isso em seus bairros de moradia. É cobra, esgoto a céu aberto, buracos etc. Se ele pretende ganhar essa eleição no mínimo até lá vai ter que melhorar essas vias. O povo não é idiota. Todo mundo tem carro e moto e sabe o desprazer de andar em local assim. A profissão de motorista de aplicativo está extremamente popular, e hoje muita gente que tem carro e moto não vai votar nele justamente por esse motivo e outros demais. Aqui diz um 99moto que está a partir a morar em outra cidade e que sabe da realidade da profissão em Itabuna.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no loteamento jardim cordier, Jaçanã tbm está assim, aqui alguns moradores são os verdadeiros culpados, tem uma senhora q joga todo tipo de entulho no terreno vizinho ou o da frente da casa dela, até um guarda roupa tá lá no meio do terreno, e não é dizer q a pessoa é humilde pq condições ela tem de pagar um disk entulho.

    ResponderExcluir
  3. Será mesmo se há o soro nos postos?

    ResponderExcluir
  4. Essa história de aplicar a lei nos casos de terrenos abandonados, fica só na ameaça. Enquanto isso vidas são expostas a diversas formas de perigos e os animais é que são responsabilizados?.

    ResponderExcluir
  5. O parquinho do barrio santa Clara tá um verdadeiro matagal engraçado se um cidadão não paga as contas de água e luz vem um órgão pra fazer notificação pra cortar água a luz agora esses terrenos nunca são notificado que mundo é esse

    ResponderExcluir
  6. O morador para poder reclamar, tem que primeiro pagar o IPTU.
    O centro da cidade é o local que tem o IPTU mais cara da cidade, logo tem direito a reclamar porque é o cartão postal da cidade.
    Direito tem que direito anda (cumpra com as suas obrigações e depois reclame).

    ResponderExcluir