terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Governo entrega frota para a Polícia Técnica da Bahia e Ilhéus está entre as contempladas

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção de vítimas de morte violenta, conhecidas como rabecão. A entrega foi realizada pelo governador em exercício Geraldo Júnior e outras autoridades, na sede do órgão, em Salvador.

Ao todo, o DPT-BA ganhará 40 novos veículos, por meio de um contrato de locação de 30 meses. A primeira entrega totaliza um investimento superior a R$ 5,5 milhões, de um total de mais de R$ 10,4 milhões. A nova frota vai fortalecer e dar mais agilidade ao atendimento de cidades do interior e da capital.

“São sete macrorregiões atendidas hoje. É a continuidade dos investimentos na segurança pública do estado da Bahia. Nós mostramos aqui a redução dos índices de criminalidade. Essa era uma das grandes demandas em Salvador e no interior do estado. Com a entrega desses equipamentos, nós vamos contribuir com o trabalho dos profissionais da segurança pública”, afirmou Geraldo Júnior.

Os veículos serão encaminhadas para os municípios de Alagoinhas, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que as novas viaturas estão sendo destinadas, principalmente, para o interior. “As próximas 20 unidades também atenderão ao interior, mas serão mais voltadas para a Região Metropolitana. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a perícia e, em especial, melhorar o atendimento ao cidadão na capital e no interior”, declarou.






As novas viaturas são do tipo caminhonete, cabine simples, tração 4×4, direção hidráulica, ar-condicionado, com compartimento de baú em alumínio. O contrato de locação prevê manutenção preventiva e corretiva, com reposição de peças. A conclusão da entrega deverá promover uma renovação total da frota nos 32 municípios em que há unidades regionais da Polícia Técnica, bem como em Salvador.


A diretora-geral do DPT-BA, Ana Cecília Bandeira, destacou que a renovação da frota é uma demanda antiga dos municípios. “Quando temos uma quantidade reduzida desse equipamento, nós acabamos demorando de efetuar um atendimento da remoção, justamente no momento de muita dor das famílias. Então, a importância dessa entrega hoje é aprimorar, otimizar o nosso atendimento a todo o estado da Bahia e reduzir essa ansiedade, essa espera da população, dos familiares, que se encontram nestes momentos difíceis”, afirmou.

5 comentários:

  1. Tava mais do que dá hora de fazer isso porque o rabecão de Ilhéus só viver quebrando

    ResponderExcluir
  2. Agora os rebecoes poderiam ser na côr dás viaturas da polícia militar ficava muito bonito

    ResponderExcluir
  3. Só em Ilhéus tem que ser duas viaturas dessa porque uma só para todas regiões fica muito difícil principalmente nas zonas rurais eles também tem compreender o sufoco que os profissionais enfrentam

    ResponderExcluir
  4. A quem pertence a empresa que loca os veículos para os diversos órgãos do estado da Bahia? Por que a administração estadual prefere aligar veículos em vez de adquirir uma frota própria? Em apenas um mês o proprietário da frota recupera o "investimento", ou não? E o resto do contrato, fica somente no cofre de casa?

    ResponderExcluir
  5. FAZENDO UMA COMPARAÇÃO ENTRE ÀS VIATURAS DE 2023 É 2024 MUDOU-SE MUITAS COISAS NO CASO DO BAÚ DO RABECÃO JÁ NÃO TEM MAIS AQUELA PROTEÇÃO DOS PENEUS TRAZEIRO AGORA É UMA DAS PARTES PARECENDO UM CAMINHONETE DE FRENTE

    ResponderExcluir