segunda-feira, 1 de abril de 2024

Cerca de 700 pássaros silvestres são resgatados em cativeiro ilegal no sul da Bahia

Foram resgatados cerca de 700 pássaros silvestres pelas equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa), da Polícia Militar da Bahia, na última quinta-feira (29), no povoado de São João do Paraíso, em Mascote, no extremo sul.

De acordo com o órgão, os animais estavam em um imóvel aparentemente abandonado, que era usado como um centro de distribuição e cativeiro irregular de aves silvestres destinadas ao comércio ilegal na região. Os pássaros estavam aglomerados em pequenas gaiolas e viveiros, sujos e apertados. Ninguém foi preso na ação.

Alguns estavam quase morrendo, por falta de água e alimentos, conforme a PM, entre eles, alguns de espécies ameaçadas de extinção, como Trinca-ferros, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiá,Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Corrupião, Canário da Terra, Pássaro Preto, Curió, Chorão e Cigarrinha.

Cerca de 200 aves estavam bastante debilitadas e foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), em Porto Seguro.

No local, as aves receberão tratamento e serão reabilitadas, antes de serem devolvidas à natureza. Os que estavam em condições saudáveis foram soltos em uma reserva particular de proteção natural.

4 comentários:

  1. Estamos precisando aqui em itajuipe é de fiscalização ambiental pesado TDS os dias madeiras nativas entra na cidade pra as serrarias e quando tem fiscalização uma semana antes TDS os serradores já estão sabendo

    ResponderExcluir
  2. Vagabundos, não trabalham e vivem de matar animais inocentes em busca de dinheiro. A única saída é matar esses assassinos de animais indefesos.

    ResponderExcluir
  3. Só aqui na Bahia que se ver uma prática tão idiota dessa!!
    Ficar feito babaca pra cima e ora baixo com o diabo de uma gaiola na mão.🖕🖕🖕😏😏
    Rebanho de sem o que fazer da porra.!

    ResponderExcluir
  4. Esses covardes estão em toda parte, não importa se esses covardes mantém um ou centenas de animais presos são covardes e vagabundos do mesmo jeito.

    ResponderExcluir