sábado, 6 de abril de 2024

Secretários deixam o Governo de Augusto para disputar as eleições

Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, o Diário Oficial de Itabuna trouxe uma série de exonerações de secretários municipais. Esses secretários estão deixando o governo do prefeito Augusto Castro com o objetivo de concorrer a cargos eletivos nas eleições de outubro deste ano, conforme determina a legislação eleitoral.


Júnior Brandão: Trajetória e Futuras Candidaturas

Júnior Brandão, que ocupou diversas pastas desde o início do governo, está deixando a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Além dessa secretaria, ele também passou pelas pastas de Educação e Governo. Agora, Júnior tem planos políticos mais amplos: ele deverá ser candidato a vereador. No entanto, não está descartada a possibilidade de concorrer como vice-prefeito na chapa encabeçada por Augusto Castro (PSD), que busca seu segundo mandato.


Polêmica em Torno da Filiação

Nos últimos dias, surgiu uma polêmica em relação à filiação de Júnior Brandão. Circula um suposto documento que indicaria sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), via diretório estadual. No entanto, o presidente do PT de Itabuna, Jackson Moreira, negou essa filiação. Ele assegura que o partido não fará aliança com o PSD e já tem outro nome em mente para a disputa ao cargo no Executivo Municipal: o ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Simões.


Outros Secretários na Disputa

Além de Júnior Brandão, outros dois secretários também deixaram seus cargos para tentar uma vaga na Câmara de Vereadores. Thales Silva, que estava à frente da Secretaria de Transporte e Trânsito, e José Alberto Lima Filho (PSB), que ocupava o cargo no Planejamento, agora estão focados em suas candidaturas.


Humberto Mattos: Exoneração e Novos Planos

O delegado Humberto Mattos pediu exoneração da Superintendência da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (Arsepi). Filiado ao PSD, Humberto Mattos será candidato a prefeito de Itapé. Nas eleições de 2020, ele perdeu o pleito para o atual prefeito Naeliton (PP), que foi escolhido por 3.566 eleitores. Humberto obteve 2.997 votos.

Essas mudanças no cenário político de Itabuna prometem agitar as próximas eleições municipais. A disputa pelos cargos eletivos está em pleno movimento, e os eleitores acompanharão de perto as estratégias e propostas dos candidatos.