quarta-feira, 17 de abril de 2024

Senado aprova PEC que pune porte de drogas, em novo enfrentamento ao STF

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 16, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de drogas, em mais uma reação protagonizada pela Casa ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte analisa um processo sobre o tema com entendimento contrário ao texto votado pelos senadores.

A PEC incorporará à Constituição artigo considerando tanto o posse e como o porte de drogas ato ilícito em qualquer quantidade como crime. Caberá ao policial, segundo emenda de autoria de Rogério Marinho (PL-RN), distinguir a pessoa entre usuário e traficante. A Casa fez a votação em dois turnos no mesmo dia. Na primeira votação, foram 53 a favor e 9 contra; na segunda, 52 a 9. Agora, a matéria irá à Câmara dos Deputados.

Com a diferenciação feita, a PEC abre a possibilidade de o usuário receber penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência para os usuários. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é autor da proposição.

É mais uma derrota que o Senado impõe ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso também aconteceu, por exemplo, nos casos projetos de lei do marco temporal e da "saidinha", já aprovados pelo Congresso Nacional. O PT orientou voto contrário à proposta e ficou isolado. Formalmente, o governo liberou a bancada. "O governo não orienta porque é uma questão praticamente de consenso", argumentou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo. Ele firmou que votaria individualmente contra.

O PDT e o PSB, os partidos mais fiéis aliados da base governista, seguiram caminho contrário e orientou voto favorável à PEC. Acompanharam o voto favorável das siglas o PSD, o PL, o União, o PP, o Republicanos, a oposição e a minoria. O MDB e a maioria liberaram a bancada.

Petistas dizem que haverá uma superlotação de prisões com o endurecimento das regras. "Transferir para terceiros, um agente público, se aquele cidadão é traficante ou dependente, é gerar um sistema que vai colocar muita gente inocente e sem necessidade na prisão", diz Rogério Carvalho (PT-SE).

Na atual legislação, o artigo 28 da lei de drogas diz que o usuário que portar drogas deve ser advertido, prestar serviços à comunidade ou comparecer a um programa ou a um curso educativo. É esse exato artigo que a Corte avalia a constitucionalidade.

Neste momento, o STF julga caso que pode descriminalizar o uso da maconha. O placar está 5 a 3, com divergências entre os ministros sobre uma dosimetria, isto é, um cálculo de quantidade da droga que diferenciaria o usuário de um traficante.

Os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, por exemplo, dizem que a quantidade limite é de 60 gramas. O crime de tráfico é passível cinco a 15 anos de prisão e multa.

A oposição capitaneia o enfretamento à Suprema Corte, assim como aconteceu no caso de quanto o Congresso transformou a interpretação do marco temporal - que define o dia 5 de outubro de 1988 como linha de corte para a demarcação dos territórios indígenas - em lei. Eles argumentam, especialmente, que a maconha é uma "porta de entrada" para drogas mais pesadas.

"É fundamental fortalecer a legislação frente aos impasses causados por recentes interpretações judiciais", argumenta Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, em uma das emendas que tratam do texto. "Consideramos que a decisão sobre descriminalização e fixação de limites deve ser enfrentada pelo Poder Legislativo. Essa medida legislativa reforça a prerrogativa deste Poder."

"É um momento que essa Casa toma lugar e repudia a invasão da Suprema Corte do Brasil às atribuições desta Casa", diz Magno Malta (PL-ES).


18 comentários:

  1. Quem tem o direito e o dever de legislar, é apenas o congresso nacional.

    ResponderExcluir
  2. Verdinho, ops, Vermelhinho, o poder legislador é Congresso. O STF serviria apenas pra.omissao. mas no brasil da Impren$a comprada, os valores são outros.

    ResponderExcluir
  3. Vagabundos que ficam usando drogas no Beira Rio o e praças da cidade. O dia de tranquilidade de vocês está chegando ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doido pra usar né tio ( provável pedofilo frequentador de beira rio na esperança de pegar uma menor) e usando droga então né ? Seu tarado hipócrita

      Excluir
  4. Afinal, qual a posição do blog jabazeiro acerca do tema? Pois, no Brasil, o poder constitucional para legislar é do Congresso Nacional. somente nas ditaduras cleptocratas o podero legislativo é suprimido, caso a pec aprovada pelo Congresso não valha, então pode rasgar a CF e o povo deixar de comparecer às seções eleitorais para fingir que estar "escolhendo e elegendo" seus candidatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11:07h. Você, além de louco, é gay, não é velho! Vai ser mala, assim, lá no inferno! Bote esses pilantras para quebrarem pedra que esses otários param de fumar qualquer porcaria! Ruma de fedorentos.

      Excluir
  5. Petista vai fumar maconha no inferno agora.

    ResponderExcluir
  6. Kkkkk se acabar com as dogra os filhos de vovó vai ficar como até pra se eleito a candidato a qualquer coisa vai ficar difícil então aproveita que aí da tempo pra se reeleger kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Caramba, vou encher a cara de cachaça pra festejar, afinal de contas o alcool não faz ninguem fazer merda e é liberado. Viva a hipocrisia brasileira , os barões continuarão usando livrimente, preto e pobre vão rodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro é um merda hipócrita que bebe,bate na mulher, filhos, ou qualquer pessoa, causa acidente de carros e tudo isso por fumar maconha ... Não, perai estamos falando do álcool, que mata mais de 60 mil só no trânsito todo ano.Fora outros como câncer no trato intestinal, entre outros. Mas vamos criminalizar a maconha, e tem retardado mental que acha isso bom. Sendo que não surdina quem mais usa são os políticos.

      Excluir
    2. Justamente, falou tudo

      Excluir
    3. (15:58) Apenas explique: O tráfico de drogas e armas é bom para o povo brasileiro?

      Excluir
    4. Justamente é essa medida que vai incentivar o tráfico.

      Excluir
  8. Gostaria de saber como Zé trovão, Marcell van hattem e gyer votaram?

    ResponderExcluir
  9. E do pessoal da esquerda você não precisa saber pois tem certeza dis votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso país só tem hipócritas e acéfalos,pq oq as mídias podres falam eles acreditam e ainda aponta apenas os crimes dos outros enquanto elas cometem seus crimes entre quatro paredes.

      Excluir
  10. Enquanto isso o consumo continua aumentando,,,,tudo uma falácia hipócrita. Morte ao tráfico ,,,,, despenalização imediata,,,. Fora com a corrupção dos políticos esses sim deviam entrar em cana,,,mais a corja das igrejas.

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto de álcool ,,, prefiro um baseado,,,, O povo retardado os brasucas...

    ResponderExcluir