quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Brasil ocupa 46º lugar em ranking de competitividade com 66 países

O Brasil ocupa a 46.ª posição em um ranking internacional de competitividade com 66 países avaliados, apontou um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado nesta quarta, 11.

O Índice Firjan de Competitividade Global (IFCG), elaborado pela entidade, avaliou a situação dos países quanto à eficiência do Estado, ambiente de negócios, infraestrutura e capital humano em 2023. Há dez anos, em 2013, o Brasil ocupava a 40.ª colocação, ou seja, perdeu seis posições em uma década.

"Um dos graves problemas estruturais do Brasil é que as pessoas acabam não tendo acesso a uma educação de qualidade. Isso vira uma barreira para que consigam melhores postos de trabalho e um gargalo para as empresas que não conseguem mão de obra preparada para os novos tempos, à altura dos enormes desafios que as transformações tecnológicas impõem", disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, em nota.

Os resultados têm como base dados divulgados pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O país mais competitivo, segundo o levantamento, é Cingapura, seguido por Suíça e Dinamarca. Figuram ainda à frente do Brasil no ranking os vizinhos sul-americanos Uruguai (33.º) e Chile (34.º), assim como os parceiros de Brics China (13.º), Índia (42.º) e África do Sul (45.º).

O Brasil ocupou a 52.ª colocação em Eficiência do Estado e a 51.º em Ambiente de Negócios. Em Infraestrutura, o País ficou em 47.º lugar. "A taxa de investimento em infraestrutura no Brasil é de 18% ao ano, bem inferior à taxa da China, com 43%, e da Índia, com 33%. Além disso, no Brasil o tempo médio para obtenção de energia elétrica é de, em média, 128 dias. Já na Índia são 53 dias", comparou a Firjan.

11 comentários:

  1. Basta mudar o foco da pesquisa para competitividade na criminalidade, aí certamente obteremos o primeiro lugar facinho. A única indústria que se desenvolveu nas útimas décadas no Brasil foi a criminalidade, desonestidade, roubalheira, assassinatos...

    ResponderExcluir
  2. Nós temos tudo para mudar, essa situação, basta mudarmos o nosso olhar sobre nós mesmos.
    Nós ainda respeitamos em quem não merece o nosso respeito.
    No dia que passarmos a nos respeitar, tudo mudará. E mudará para melhor!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. 2026 vem aí para fazermos o L novamente !!! Aguarde....

      Excluir
    2. Qual era a posição q ocupava quando seu mestre estava no poder?

      Excluir
    3. 2026 tá chegando.... kkkkkkkk

      Excluir
  4. Se isso for a título de orgulho, estão parecendo os torcedores vascaínos, fazendo festa porque não caíram pra série B kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Matéria mentirosa, a real situação do Brasil é catastrófica, é pior ainda... 46º lugar???? Duvido!

    ResponderExcluir
  6. Faz uma pesquisa para saber qual empresário que não SONEGA IMPOSTOS, NÃO FRAUDA NO PESO e NA QUANTIDADE, QUANTOS EMPRESÁRIO NÃO EMITE NOTA FISCAL, QUAL EMPRESÁRIO QUE NÃO FRAUDA O INSS, quantos empresário nunca recebeu(ram) multa(s) da receita federal e estadual.
    O BRASIL É O LUGAR DE EMPRESÁRIO LADRÃO com raras exceções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (13:13) A princípio quis me penitenciar na esperança que, enfim, surgiu no horizonte da ignorância um asno com algum resquício de cérebro escamoteado na caixa de bosta sobre o pescoço. Falhei. Onde já se viu um jumento defendendo uma quadrilha de saqueadores em troca de esmolas? Meu caro, assuma que és um jumento e tente adquirir uma nódoa de vergonha na cara e vá comer casca de banana nos lixões da periferia, mas pelo menos poderás bater as ferraduras no solo e tentar aprender a relinchar em jumentês nativo.

      Excluir
    2. k k k k k k k k k k k k k k k Comentarista das 17:21 por que gasta tempo escrevendo tamanha burrice e idiotice ?

      Excluir