segunda-feira, 10 de março de 2025

Tribunal planeja gastar meio milhão em iPhones 16 para desembargadores

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) publicou um edital para a aquisição de 50 smartphones modelo iPhone 16 Pro Max para uso dos desembargadores. O custo total da compra está estimado em R$ 573.399,50, com cada aparelho saindo por aproximadamente R$ 11.467,99.

A justificativa apresentada pelo tribunal é a necessidade de modernização da comunicação e padronização dos dispositivos institucionais.

A decisão gerou repercussão, principalmente por ocorrer no Maranhão, estado com o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, onde grande parte da população ainda enfrenta dificuldades de acesso à internet.

O edital prevê que os 50 aparelhos serão adquiridos por meio de um Pregão Eletrônico, com critério de menor preço. Caso a compra seja concretizada, os dispositivos devem ser entregues na sede do TJMA, em São Luís, em até 45 dias após a emissão da ordem de compra.

O documento estabelece que os smartphones precisam atender a critérios técnicos específicos, incluindo tela de 6,9 polegadas, câmeras de até 48 MP, 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Além disso, exige que a fornecedora tenha um programa de reciclagem dos aparelhos e acessórios, seguindo normas ambientais.

A aquisição será financiada com recursos da Diretoria de Informática do Tribunal, dentro da dotação orçamentária prevista para a modernização do Judiciário.

Diante das críticas e questionamentos sobre a necessidade de um modelo de alto custo, o TJMA divulgou um esclarecimento afirmando que a licitação não significa compra imediata e apenas assegura a possibilidade de aquisição futura caso haja necessidade.

O tribunal argumenta que a escolha do iPhone 16 Pro Max foi baseada em critérios técnicos, citando a necessidade de um dispositivo que:

• Seja compatível com os sistemas institucionais, especialmente o Processo Judicial Eletrônico (PJe);

• Garanta mobilidade e produtividade, permitindo que magistrados atuem de qualquer lugar com segurança;

• Ofereça desempenho avançado para videoconferências e transmissões ao vivo de audiências e sessões híbridas;

• Tenha maior durabilidade e segurança para dados sensíveis do Judiciário.

Além disso, o tribunal destacou que os aparelhos poderão ser usados pelas assessorias de comunicação para filmagens e coberturas institucionais, uma vez que, segundo o TJMA, os servidores atualmente utilizam seus celulares pessoais para essa finalidade.

O órgão reforçou que a licitação segue os dispositivos da Lei nº 14.133/2021, que regula contratações públicas, e que os valores estão previstos no orçamento do Fundo do Judiciário (FERJ), sem impacto adicional às contas públicas.


10 comentários:

  1. NOSSA JUSTIÇA
    OS INTOCÁVEIS
    ISSO É UM ESCÁRNIO

    ResponderExcluir
  2. É o que a justiça tem feito com o povo brasileiro,o país procurando ajeitar as contas,juros indo para a casa dos 15% e quem reclamar vai preso,os políticos não podem fazer nada porque são todos ladrões ,entao estão nas mãos deles.,

    ResponderExcluir
  3. NÃO SÃO ESSES CANALHAS QUEM PAGA!!!!!! TROPA DE FDPS........

    ResponderExcluir
  4. Um estado com o maior contingente de miseráveis e famintos do país, onde apenas 659.000 trabalham com carteira assinada enquanto os que recebem o bolsa miséria superam 1.200.000 de desgraçados que servem como massa de manobra para manter os ladrões, vagabundos e parasitas no poder.
    A fome, a miséria, a morte aterrorizante, o sofrimento eterno, a humilhação pela submissão degradante de seres desprovidos até do direito ao amor próprio e eternamente explorados, e ainda são submetidos ao escárnio do deboche perverso de seres monstruosamente insensíveis que esbanjam dinheiro com futilidades enquanto os miseráveis chafurdam na sarjeta à cata das migalhas. E a bandidagem satânica liderada pelo Ladrão abortado de uma cloaca de um ser infernal ainda fala em IGUALDADE, LIBERDADE e AMOR...
    Para atrair e um jumento nordestino, o patrão sacode uma latinha com alguns pedregulhos simulando grãos de milho e subjuga o animal colocando um cabresto, uma cangalha para trabalhar o dia todo, no dia seguinte repete o mesmo ritual e o asno sempre será enganado pela possibilidade de receber uma ração. Alguma diferença entre os jumentos de quatro patas e os asnos de duas?

    ResponderExcluir
  5. Quem sempre paga essa conta?
    Nós brasileiros .

    ResponderExcluir
  6. O Melhor de tudo é o maranhão exigindo Valores para sacar alvará, sendo que na lei fala que é Gratuito kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. É nada isso aí...
    A gente sustenta tanta gente filha da puta.
    É mulher de prefeito, é amante de prefeito, é nega de vereador, é nego de vereador, é dinheirama derramada pra vereador, secretários cheios de boa vida sem dar um prego no mamão... e isso só falando da esfera municipal do executivo.
    Se for falar do legislativo e do judiciário, níveis estadual e federal, deu merda maior ainda! Merda infinita!
    A gente sustenta muito filho da puta vagabundo!
    Muito!

    ResponderExcluir
  8. normal aqui é o brasil

    ResponderExcluir