Um grupo de idosos devotos deu início, no último sábado (28 de junho), a uma impressionante peregrinação de 420 quilômetros que os levará até o Santuário do Bom Jesus da Lapa, um dos mais importantes centros de fé do Oeste baiano. A jornada, conhecida como “O Caminho do Bom Jesus”, partiu de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, e promete ser uma prova de fé, resistência e camaradagem.
A iniciativa, criada em 2022 após extensos estudos dos próprios integrantes do grupo para mapear o percurso, é dividida em 16 etapas diárias. Os peregrinos percorrem entre 25 e 30 quilômetros por dia, predominantemente em áreas rurais. A expectativa é que a expedição seja concluída em cerca de 16 dias.
Mais do que um desafio físico, a peregrinação é uma oportunidade para reviver laços de amizade construídos em edições anteriores e para vivenciar a generosidade dos moradores locais. Ao longo do trajeto, os idosos contam com a hospitalidade das comunidades por onde passam para seus momentos de descanso.
A preparação para a longa caminhada envolve meses de treinos com caminhadas diárias. Contudo, os participantes ressaltam que o corpo se adapta progressivamente ao esforço exigido, tornando a experiência um misto de superação pessoal e espiritualidade.
Bando de idiotas.
ResponderExcluirSe um desses véi morrer no trajeto, vai ser uma desgraça anunciada, daí toma reclamação de negligência do poder público
ResponderExcluir