O governo federal está avaliando uma proposta que pode facilitar – e baratear – o processo de tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia é acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas.
Isso mesmo! O futuro motorista ainda vai precisar passar na prova prática do Detran, mas poderá escolher como e com quem vai aprender a dirigir. Pode ser com um instrutor autônomo ou até com alguém de confiança, desde que siga algumas regras.
A proposta foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e será encaminhada para avaliação do presidente Lula. O objetivo principal é tornar o processo de habilitação menos burocrático e mais acessível, principalmente para quem não tem condições de arcar com os altos custos das autoescolas.
Com a nova medida, o aluno poderá decidir se quer ou não fazer aulas em autoescola, definir sua própria carga horária de aprendizado e até usar o carro do instrutor ou um veículo particular – desde que o treinamento seja em área privada, como o estacionamento de um condomínio, por exemplo. Se for treinar em via pública, aí precisa estar acompanhado por um instrutor habilitado, senão, é infração.
A flexibilização deve valer, num primeiro momento, para quem quer tirar carteira nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A expectativa é que essa mudança ajude muita gente a conquistar a habilitação sem pesar tanto no bolso.
Agora é esperar a decisão do presidente para ver se a proposta realmente vai sair do papel. Se for aprovada, pode ser o fim de uma era para as autoescolas no Brasil.
Essa desgraça. Esse infeliz tira do pobre pra dar pra outro mais desgraçado. Quem trabalha só é pra pagar impostos para quem não fas nada
ResponderExcluirTá preocupado COM OS DONOS DE AUTO ESCOLAS???
ExcluirUma medida que vai beneficiar MILHÕES e você preocupado com os donos de AUTO ESCOLAS ?????????????????
Se olhe, mininu
O instrutor poderá dar aulas.
ExcluirVai ganhar muito mais.
E vc babando ovo de DONO DE AUTO ESCOLA.
Gado, gado.
Se olhe PATRIOTÁRIO.
Anônimo30 de julho de 2025 às 08:53
ExcluirFAZ
COM Z
VAI ESTUDAR, SUA AMEBONA
Gente, o indivíduo passando pelas aulas fazem estripolias no trânsito e sem treinamento adequado como irão ficar os futuros motoristas.
ResponderExcluirObrigado Lula.
ResponderExcluirÉ a descentralização.
Precisamos avançar.
Vou de 13, novamente.
O instrutor, AUTÔNOMO AGORA, vai ganhar muito mais.
ResponderExcluirSe os entregadores do iFood se libertassem e criassem um aplicativo para eles, IRIAM GANHAR MUITO MAIS.
Mas, não possuem esse raciocínio.
OBRIGADO PRESIDENTE LULA.
VEM AÍ O LULA 4.0
pra que tirar cnh sem nao tem como ter um carro ou moto nesse valor absiurdo que esta??..se vive de bolsa familia e so bebendo cachaça, pega uber que é melhor e mais seguro para todos.
ResponderExcluir