O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A mensagem de veto ao PLP 177/2023 foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).
A proposta foi apresentada pela Câmara dos Deputados e aprovada no Senado no final de junho. O texto também estabelece que a criação e a manutenção dos novos mandatos não poderão aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030.
Na mensagem encaminhada ao Congresso Nacional, o chefe do Executivo alegou que a medida é inconstitucional e contraria o interesse público. O veto foi embasado em pareceres apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Segundo o governo, a ampliação do número de parlamentares prevista no projeto implicaria aumento de despesas obrigatórias sem a devida estimativa de impacto orçamentário, fonte de custeio ou medidas de compensação, violando assim o artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
O governo também destacou que a medida poderia impor encargos adicionais não apenas à União, mas também a estados e municípios, o que violaria o artigo 27 da Constituição Federal.
Com o veto, o texto retorna ao Congresso Nacional, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo por maioria absoluta em sessão conjunta. *Fonte: Agência Senado






Isso sim 😃😃😃😃 é defender o país!!!
ResponderExcluirMais ladrão.... não alimente parasitas...vote nulo! No congresso 90% canalhas!😔😔
ResponderExcluirIsso é uma jogada, não sei qual. Será que está sem dinheiro pra emendas?
ResponderExcluirParabéns, Presidente, esses sanguessugas da nação só pensam neles. Bandidos, safados. Moraes, tem que mandar prender Bolsonaro e o filho Eduardo que ficam nos EUA conspirando contra o Brasil.
ResponderExcluirO capitão cueca é o líder da quadrilha! Queres mais o quê?
ExcluirEsse Brasil tá massa demais ... vou votar no PT dessa vez .. só pra acabar de vez com essa merda
ResponderExcluirAgiu certo, porém, aumentou o número de ministério, que era de 22 no antigo governo (Bolsonaro), para 39 no seu governo.
ResponderExcluirAté que enfim esse ladrão fez algo quem preste!!! Melhor seria se diminuísse em pelo menos 50% o número de deputados, senadores ministros e várias putars despesas indevidas
ResponderExcluirE o irmão frei Ladrão de velhinhos aposentados?
ExcluirEsse não é um presidente, é um Pai. Chega de mamata, o certo seria reduzir pra menos da metade e não aumentar o número de deputados federais. O custo desses cargos é um absurdo, fora a roubalheira que é gigantesca.
ResponderExcluirNao voto em deputado. Classe que só faz fod* com o pobre
ResponderExcluirAlém de lascado e analfabeto, é burro e adorador de chibata! Tome tento, corno de goteira!
ExcluirNão sei para que deputado o certo ✔️ seria um deputado para cada capital do Brasil.
ResponderExcluirAprovado! Deveriam reduzir a quantidade e não aumentar.
ResponderExcluirNão rolou propina, não foi aprovada..
ResponderExcluirAno que vem tem eleições ,Lulinha não quer queimar o filme, depois que passa as eleições tudo pode.
ResponderExcluirA única coisa que esse ladrão fez!
ResponderExcluir