quinta-feira, 31 de julho de 2025

Uso de vape entre adolescentes aumenta risco de tabagismo em 30 vezes, diz estudo

Mesmo com o avanço das campanhas contra o tabagismo ao longo das últimas décadas, adolescentes que usam cigarros eletrônicos hoje têm a mesma probabilidade de começar a fumar cigarros convencionais que jovens da década de 1970. É o que revela um estudo inédito co-dirigido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Publicada na revista Tobacco Control, a pesquisa analisou dados de três coortes de nascimento no Reino Unido e concluiu que, embora o tabagismo entre adolescentes tenha caído drasticamente nos últimos 50 anos, o surgimento dos cigarros eletrônicos — os populares vapes — pode estar revertendo essa tendência entre os jovens usuários.

Os pesquisadores descobriram que adolescentes que nunca haviam usado cigarros eletrônicos tinham uma chance menor que 1 em 50 de se tornarem fumantes semanais. Já entre aqueles que faziam uso frequente de vapes, a chance de passar a fumar cigarros convencionais subia para quase 1 em 3 — um risco 30 vezes maior.

Nas últimas décadas, o cigarro perdeu seu status de símbolo glamoroso e passou a ser tratado como um dos principais vilões da saúde pública. O tabagismo foi progressivamente estigmatizado, com proibições em espaços públicos, alertas sanitários e restrições à propaganda.

Porém, segundo os pesquisadores, os cigarros eletrônicos vêm ameaçando esse avanço. Vendidos com sabores frutados e embalagens coloridas, eles são muitas vezes vistos por adolescentes como uma alternativa “mais segura” — percepção que os especialistas dizem ser enganosa.

2 comentários:

  1. Eu não fumo não, mas adoro o cheiro do tabaco

    ResponderExcluir
  2. Mas, afinal, aonde está a "coerência" do blog jabazeiro em publicar a matéria com estudos realizados em outro país distante e culturalmente diversa desta república de bandidos de terceiro mundo? Aqui, nesta terrinha dominada e saqueada pelos LADRÕES DO BEM e BANDIDOS SANTOS, a "justiça" existente autorizou o porte e consumo de 40 gramas da erva "benfazeja". Então qual o problema em baforar um produto legalmente comercializado? Cada um que cuide de sua própria vida e saúde!

    ResponderExcluir