quinta-feira, 24 de julho de 2025

Vigilância Sanitária de Itabuna apreende mais de 600 perfumes irregulares em loja de importados

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde apreendeu, nesta quarta-feira (23), mais de 600 frascos de perfumes em um estabelecimento comercial especializado em produtos importados. De acordo com a Prefeitura, os itens estavam sendo vendidos sem o devido registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que configura irregularidade grave.

A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que levou os fiscais até o local, cujo endereço não foi revelado pelas autoridades municipais. Durante a inspeção, foram constatadas diversas infrações, entre elas a ausência de número de lote nos produtos e erros de grafia nas datas de fabricação.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Itabuna, Iêda Silva, a falta de registro na Anvisa é suficiente para a retirada dos produtos de circulação. “A Vigilância não tem competência legal para investigar falsificação, mas pode atuar sempre que o produto estiver em desacordo com as normas sanitárias. E, neste caso, a ausência do registro e outras inconsistências nos rótulos são inaceitáveis”, afirmou.

Outro agravante, segundo Iêda, é que o alvará de funcionamento do estabelecimento não permite a comercialização de perfumes. Diante das irregularidades, o caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que dará prosseguimento à investigação e poderá apurar possíveis crimes contra o consumidor e à saúde pública.

A Prefeitura reforça que o uso de produtos sem regulamentação pode oferecer sérios riscos à saúde e orienta os consumidores a verificarem sempre se cosméticos e perfumes têm o selo da Anvisa antes da compra.

6 comentários:

  1. A vigilância sanitária de Ipiaú tem que fazer uma operação dessas na rua Dois de Julho, entre a Caixa Econômica Federal e a Cacau Show, fica umas barracas com imitação de perfumes, de várias marcas, numa bandeijas de isopor. Ficam umas pessoas abordando os pedestres e entregando os produtos e exigindo dinheiro em seguida. Esses indivíduos aparecem eventualmente naquela localidade.

    ResponderExcluir
  2. A vigilância sanitária de Ipiaú tem que fazer uma operação dessas na rua Dois de Julho, entre a Caixa Econômica Federal e a Cacau Show, fica umas barracas com imitação de perfumes, de várias marcas, numa bandeijas de isopor. Ficam umas pessoas abordando os pedestres e entregando os produtos e exigindo dinheiro em seguida. Esses indivíduos aparecem eventualmente naquela localidade.

    ResponderExcluir
  3. Kd o nome da LOJA.
    Os(as) donos(as) andam pousando de honestos pelos quatro cantos da cidade.
    Chegam a participar de cultos religiosos pregando honestidade e falando mal dos políticos.
    Ladrões de cara de pau.

    ResponderExcluir
  4. Solta o nome da loja, Verdinho. Pra nós consumidores não sermos mais lesados. Pra ser cancelada pelos consumidores.

    ResponderExcluir
  5. Tem que fazer uma fiscalização com urgência no Mercado Enzo do Bairro Santo Antônio em Itabuna

    ResponderExcluir
  6. E AGORA AONDE VOU COMPRA MEU MALBECK DE 20 CONTO ??😭😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir