quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, considerada a nova geração da televisão aberta e gratuita no país. Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia deve revolucionar a forma como os brasileiros consomem TV, ao combinar imagem e som de alta qualidade, interatividade e integração com a internet.

O que muda com a TV 3.0

A chamada “televisão do futuro” vai unir a tradicional transmissão de sons e imagens (broadcast) com serviços de internet (broadband). Isso permitirá que os telespectadores tenham acesso a aplicativos interativos, realizem compras diretamente pela televisão (T-commerce) e utilizem recursos de personalização de conteúdo. Entre as novidades previstas estão:

  • Votações em tempo real;

  • Conteúdos estendidos e sob demanda;

  • Serviços de governo digital;

  • Alertas de emergência;

  • Novos recursos de acessibilidade;

  • Publicidade personalizada.

Impacto no setor

De acordo com o executivo Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD, a TV 3.0 vai além de uma evolução tecnológica:

“A televisão aberta da era digital permitirá mais interatividade e personalização, como votações em tempo real, conteúdos estendidos, serviços de governo digital, alertas de emergência, novos recursos de acessibilidade, publicidade e conteúdos personalizados, e até T-commerce. A TV 3.0 simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”, destacou em entrevista à Agência Brasil.

Com a regulamentação, o Brasil se posiciona na vanguarda da radiodifusão mundial, apostando em um modelo que promete transformar a experiência da TV aberta nos próximos anos.

4 comentários:

  1. Mais uma novidade do governo, né. Mas é isso, a televisão é uma ferramenta essencial para fazer as massas empobrecidas se sentirem distraídas e confiantes. Pão e Circo, mudado para Pão e TV.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. A grande massa gosta de tv, futebol, festas etc. E, de forma lamentável, não gostam de estudar e nem de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Não temos dinheiro pra comprar comida, pra que essa nova tecnologia?

    ResponderExcluir
  4. Não tem? Qualquer noia desempregado consegue um cartão de crédito com limite razoável

    ResponderExcluir