A comercialização de veículos eletrificados — categoria que inclui modelos 100% elétricos e híbridos — registrou um salto de 90% na Bahia no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Entre janeiro e junho, foram vendidos 4.356 automóveis desse tipo no estado, um aumento de 1.534 unidades em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 2.292.
Salvador lidera o ranking de vendas, com 2.262 unidades emplacadas, seguida por Feira de Santana (390), Lauro de Freitas (390), Vitória da Conquista (275) e Camaçari (135).
De acordo com Carlos Roma, diretor técnico da ABVE, a expansão da infraestrutura de recarga rápida será determinante para impulsionar ainda mais o setor.
“O que falta é infraestrutura nas estradas, especialmente de carga ultrarrápida, que permite carregar o carro de 20% a 80% em cerca de 10 minutos. À medida que a Bahia avança nessa direção, teremos muito mais eletropostos espalhados pelo estado”, destacou.
Atualmente, a compra de veículos elétricos com valor de até R$ 300 mil na Bahia conta com isenção do IPVA, benefício que não se estende aos modelos híbridos. O pedido pode ser feito online, pela plataforma oficial do governo estadual (www.ba.gov.br), sem necessidade de renovação anual.
As baterias são extremamente tóxicas e não tem como reciclá-las...
ResponderExcluirO local onde for ficar armazenada as baterias dos carros elétricos, a terra fica irrecuperável.