Imagens impressionantes de uma queimada de grandes proporções chocaram a população de Barreiras na noite desta quinta-feira (9). O fogo atinge a Serra da Bandeira, um marco natural da cidade, causando devastação ambiental e levantando um antigo questionamento sobre a falta de estrutura de combate a incêndios na região.
O município de Barreiras está situado no Vale do Rio Grande, em uma área de transição crucial entre os biomas do Cerrado e da Caatinga. A região é caracterizada por um longo período de estiagem e é contornada por serras íngremes, que chegam a mais de 250 metros de altura, tornando o acesso extremamente difícil para as equipes de combate em solo.
Apesar dessas características geográficas que tornam a área altamente vulnerável e de difícil controle, Barreiras e o Oeste da Bahia não contam com um grupamento aéreo de combate a incêndio florestal permanente.
A queimada desta noite é vista como mais um capítulo de um desastre que se repete ano após ano, devastando a fauna e a flora local. Enquanto a comunidade assiste impotente, a única esperança reside na coragem dos brigadistas e combatentes que enfrentam as chamas de forma direta e exaustiva.
A situação levanta críticas à atuação dos representantes políticos da região, questionando onde está a prioridade na luta por pautas que protejam o meio ambiente e a vida no Oeste baiano.
(Vídeos e imagens da queimada foram divulgados por @flaviano_ft e @eu.carlosoliver).






tooodo ano e assim! todo ano e sol, poeira ,fogo, como em Itabuna
ResponderExcluirchove o ano inteiro digamos assim aqui em barreiras e normal! tragedia, tragedia. nada de tragedia! época de florir com seus ipês lindos! ai vem o fogo depois chuva e segue o curso normal do oeste! fica verde novamente e resumindo todo ano e assim!
(08:04) Poderia indicar um link onde possamos encontrar a chave para decifrar a vossa "mensagem"!
ExcluirCom certeza daqui a pouco virá mais um empréstimo bancário. Para quê? Nem Jesus Cristo consegue decifrar. Somente o Diabo tem a receita.
ResponderExcluir