sábado, 11 de outubro de 2025

Insegurança alimentar atinge 2,1 milhões de lares na Bahia

A Bahia registrou, em 2024, o menor índice de insegurança alimentar dos últimos 20 anos, igualando a taxa observada em 2013. Dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 2,115 milhões de domicílios baianos, o equivalente a 37,8% do total, conviviam com algum grau de insegurança alimentar, desde a preocupação com o acesso a alimentos até a falta efetiva de comida.

Apesar da melhora em relação a 2023, quando 40,2% das residências estavam nessa condição, o estado piorou no ranking nacional, subindo da sexta para a quinta maior proporção de domicílios com insegurança alimentar do país. A pesquisa integra o módulo de Segurança Alimentar da PNAD Contínua, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A redução observada na Bahia foi de 3,2%, o que representa 74 mil domicílios a menos em situação de insegurança alimentar. Mesmo assim, o problema ainda atinge mais de um terço das residências do estado.

O levantamento também mostra que a Bahia, apesar de reunir a quarta maior população do país, concentra o segundo maior número absoluto de lares com insegurança alimentar (2,1 milhões) e de pessoas vivendo nessas condições (5,8 milhões), atrás apenas de São Paulo, que soma 3,3 milhões de domicílios afetados.

Os dados do IBGE detalham que houve melhora em quase todos os níveis de insegurança alimentar, com exceção da leve, que apresentou pequeno aumento. Insegurança leve: afeta 1,334 milhão de domicílios (23,8%), aumento de 0,7% frente a 2023. Nesses casos, há incerteza quanto ao acesso a alimentos, mas não ocorre fome.

Insegurança moderada: presente em 477 mil domicílios (8,5%), queda de 1,2 ponto percentual em relação ao ano anterior. Insegurança grave: atinge 304 mil residências (5,4%), redução de 9% em um ano. Nessas casas, a fome é uma realidade, afetando diretamente 707 mil pessoas.

Com esse número, a Bahia continua sendo o segundo estado com mais lares ameaçados pela fome, atrás apenas de São Paulo (409 mil). Em termos proporcionais, o estado tem a sexta maior taxa de insegurança alimentar grave do país e a mais alta fora da Região Norte.

Embora os indicadores baianos tenham melhorado, a redução foi menor que a média brasileira. No país, a proporção de domicílios com insegurança alimentar caiu de 27,6% em 2023 para 24,2% em 2024 — uma queda de 3,4 pontos percentuais, contra 2,4 pontos na Bahia.

Essa diferença fez o estado cair de posição no ranking, já que outras unidades federativas registraram avanços mais expressivos. Em 2024, o Pará liderou a lista com 44,6% dos lares afetados, seguido de Roraima (43,6%) e Piauí (39,3%). Na outra ponta, Santa Catarina (9,4%), Espírito Santo (13,5%) e Rio Grande do Sul (14,8%) apresentaram as menores taxas do país.

O levantamento nacional do IBGE revela ainda que a insegurança alimentar atinge com mais força domicílios chefiados por mulheres, pessoas pardas e de baixa escolaridade. Entre os lares com insegurança alimentar, 59,9% têm mulheres como responsáveis, enquanto no total de domicílios do país elas representam 51,8%.

Mais da metade (54,7%) dos domicílios afetados é chefiada por pessoas pardas. Quase 4 em cada 10 (36%) são liderados por pessoas com ensino fundamental incompleto, proporção bem superior à média geral de 26,7%

O IBGE realiza medições sobre segurança alimentar desde 2004, por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), e os resultados são comparáveis ao longo das décadas. A Bahia repete agora o menor percentual registrado em 2013, quando o estado também havia atingido 37,8% de domicílios com algum grau de insegurança alimentar.

A nova queda indica avanço após o agravamento observado durante a pandemia da Covid-19, quando a fome voltou a crescer em todo o país. Ainda assim, especialistas destacam que os números baianos mostram uma redução lenta e desigual, e que o problema permanece concentrado nas populações mais vulneráveis. (Bahia Notícias)

22 comentários:

  1. A GRANDE DESGRAÇA DO BRASIL É MÍDIA ESCRITA, FALADA, TELEVISADA O AGLOMERADO DO SISTEMA GLOBO QUE ACOPLA TODOS ESSES SISTEMAS DE "IMPRENSA".

    O EXEMPLO EM NOSSO QUINTAL:

    RÁDIO DIFUSORA/ITABUNA-BA>NINGUÉM FALA DA ROUBALHEIRA DO INSS E O QUE A CPMI VEM MOSTRANDO:

    IRMÃO DO LADRÃO PRESIDIÁRIO ROUBOU MAIS DE 6 BILHÕES DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS.

    O LADRÃO PRESIDIÁRIO QUEBROU OS CORREIOS

    O LADRÃO PRESIDIÁRIO JÁ CRIOU 38 IMPOSTOS E O CONGRESO NACIONAL IMPEDIU QUE O LADRÃO PRESIDIÁRIO CRIASSE MAS 8 IMPOSTOS.

    O LADRÃO PRESIDIÁRIO ROUBA, FURTA, MATA, DESTRÓI O POVO BRASILEIRO TODOS OS DIAS, VIOLÊNCIA, TORTURA, MEDO, DESEMPREGO, FOME, O BRASIL NÃO TEM NENHUMA PERSPECTIVA DE VIDA PRA SEUS POVO.

    28 AGRICULTORES SE SUICIDARAM POR NÃO TER CONDIÇÕES DE HONRAR SUAS DÍVIDAS NO RI GRANDE DO SUL.

    O BRASIL É UM ESTADONARCOTERRRISTA,
    O BRASIL É UM ESTADO NARCOTRÁFICO,
    O BRASIL É UM ESTADO NARCOTRÁFICOSERHUMANO.

    O QUANTO AQUI NA RÁDIO DIFUSORA NINGUÉM FALA, PELO CONTRÁRIO, PROMOVE O LADRÃO PRESIDIÁRIO.

    PRA SER JUSTO, MUITO JUSTO, QUEM PROMOVE SÃO: CACÁ FERREIRA, NADSON MONTEIRO, ORLNDO CARDOSO E UM TAL DE BABÁ CEARENSE, ESSE É O PIOR, É DO COMANDO VERMELHO OU SEJA, COMUNISTA.

    PARA FINALIZAR: JORNAIS, TELEVISÃO RÁDIO NO BRASIL SÃO UM MERDA, SALVO ALGUMAS ILHAS NA PROGRAMAÇÃO, EXEMPLO: SHOW DA TARDE COM UM TAL DE UFA!

    PROGRAMA ALEX DE SOUZA, TAMBÉM PROGRAMA DE CIRIO SALLES, RAI NASCIMENTO E PARA FINALIZAR, O PROGRAMA QUE INICIA ÀS 4 ATÉ AS 6H DA MANÃ, ESSE É O MELHOR PROGRAMA DA RÁDIO DE DIFUSORA DE ITABUNA-BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ze ruela do filho de muntuns esse corno viado descarado, some e qdo volta, volta escrevendo merda com o dedo melado saído do toba dela

      Excluir
    2. Alguém explica que hj em dia ninguém lê mais que duas linhas.

      Excluir
    3. Excelente comentário!

      Excluir
  2. Eu não acredito nisso,se isso está acontecendo é porque os pais estão gastando o bolsa família em bebidas e coisas fúteis,o bolsa família é 750,00 reais para pessoas sem renda, quase equivalente ao salário de quem acorda cedo para trabalhar todos os dias .O bolsa família tinha que ser cestas básicas,vale gás,e para pagar luz e água e não dinheiro, muitos fazem mal uso desse dinheiro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10:08 vc faz mal uso do ar que respira à toa. Lixo que não tem empatia aos menos favorecidos.

      Excluir
  3. E o cabra fica mentindo que acabou c a fome kkkk

    ResponderExcluir
  4. Acabou c a fome da família dele

    ResponderExcluir
  5. Bahia, terra do amor ❤️
    Terra do analfabetismo
    Terra da fome
    Terra da seca 🪾
    Terra da violência extrema
    TERRA DA CORRUPÇÃO
    TERRA PRINCIPALMENTE DO PT.

    ResponderExcluir
  6. Essa falácia de insegurança alimentar e saída de mapa da fome somente ocorre no meio dessa quadrilha petralha, liderada pelo Boi VCelho Ladrão descondenado pelos parceiros. A grande verdade é que, apesar da distribuição do dinheiro dos impostos dos TRABALHADORES para uma maioria de vagabundos, na prática os que recebem as esmolas do bolsa família são servidores e pessoas que não necessitam e que deveriam estarem presas. Aqueles que realmente passam fome, continuam sem recebem nenhuma esmola e permanecem passando fome. Existe muito trambique no cadastramento das pessoas, uma verdadeira máfia que divulga uma propaganda enganosa e desvia as esmolas para os que já estão com o rabo cheio de dinheiro dos miseráveis.
    O padrão segue a mesma receita dos LADRÕES dos velhinhos do INSS. Os bandidos de "cara alta", a exemplo do frei "Diabicho" irmão do ladrão-chefe e boi cachaceiro dos chifres podres, que já deveria estar preso, mas está sendo proteguido pela "justiça". O Brasil é uma grande mentira comandada por um LADRÃO e sua quadrilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11:36 deve ser o mesmo imbecil Filho de Mutuns. Que acha que alguém lê kkkkkkk

      Excluir
  7. E a mídia ainda fala que o Brasil saiu do mapa da fome vai entender

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Brasil saiu do mapa dos que raciocinam não dá fome o povo apanha e não aprende principalmente nos baianos

    ResponderExcluir
  9. Painho não tinha tirado o país da fome? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Bahia do PT, miséria, mentira e bravatas da raça ruim.

    ResponderExcluir
  11. Pensei que PT tinha acabado com fome mó Brasil,igual acabou com reprovação escolar hj o aluno é aprovado automaticamente ordens do governador Jerônimo,que vergonha meu jesus,onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  12. O nível de fome no Brasil já é maior do que muitos países africanos em guerra.

    ResponderExcluir
  13. Quanto é o salário de um político? Quanto é o salário de um juiz de um promotor? Quanto é o salário de um ministro que mente e finge não ser inútil? Quanto é o salário de um TRABALHADOR que gera as riquezas desta república de bandidos? Como se explica que num país que não existe terremotos, vulcões, ciclones, catástrofes anuais, onde o clima permite plantar e colher até três safras anuais produzindo seis vezes mais comida que a sua população pode consumir ainda se fale em FOME? Como pode um bandido que jamais produziu alguma coisa, corou o dedinho mínimo da pata esquerda para nunca trabalhar e se aposentar pelo dedinho perdido? Como pode um boquirroto cachaceiro, corno de chifres podres, mentir descaradamente e prometer picanha e cerveja para jumentos? Por acaso asnos bebem cerveja e comem carne? Como pode um povo pagar milhões de dólares para um corno velho levar uma Franga de Granja para Esbanjar e furunfar no exterior a milhões de dólares cada furunfa? Isto é gente ou jumentos?

    ResponderExcluir
  14. Dizem que o cabra quando passa a ganhar mais de dois salários mínimos deixa de votar na esquerda, então quanto mais pobreza mais eleitores pra esquerda.
    Antigamente e até pouco tempo era a fábrica de eleitores da seca, agora é da pobreza.
    Quanto mais gente supostamente passando fome mais recursos públicos para os governantes combater a pobreza.

    ResponderExcluir
  15. E ainda vai ter retardados continuando votando nessa raça do PT...
    Inclusive pessoas que vivem essa estatística...

    ResponderExcluir