quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Lula sanciona gratuidade em conta de luz para famílias de baixa renda

A conta de luz gratuita para famílias de baixa renda que consomem até 80 quilowatts-hora (kWh) se converteu em lei definitiva nesta quarta-feira (8), após sanção presidencial da Medida Provisória 1.300/25, que instituiu o programa Luz do Povo. O evento no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Instituída pelo governo em maio, a MP tramitou por quatro meses no Congresso Nacional, até sua aprovação definitiva, no mês passado.

A gratuidade deve beneficiar 4,5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Pelo texto, também recebem a tarifa social as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas de baixa renda. Ao todo, serão 60 milhões de pessoas atendidas diretamente pela gratuidade.

A nova tarifa social da energia já estava valendo desde julho, uma vez que MP tem efeito imediato, mas precisava de aprovação do Parlamento para se tornar lei. A partir de janeiro de 2026, para famílias que registrarem consumo de até 120 kWh, os descontos devem chegar a 12% na conta de luz, alcançando cerca de 55 milhões de beneficiários. (Agência Brasil)

14 comentários:

  1. Agora lascou , as eleições chegando, haja ajuda ao miserável p ganhar de novo kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Hipócrita, aumenta tanto os impostos (grilhões modernos) ao ponto das pessoas não conseguirem nem pagar uma conta de luz, aí vem com essa cara de pau fingir que está ajudando as pessoas sendo que vai aumentar mais ainda os já altos impostos.

    ResponderExcluir
  3. Atenção "jumentos-burros e acéfalos"! Observem bem as caras dos seus algozes, todos ricos bilionários chafurdando no luxo que a fome e a miséria de vocês pode pagar. Chacoalhem seus ornamentos dos cabrestos, das cangalhas, caçuás e batam suas ferraduras novas e brilhantes. Vocês são felizes por verem que seus chibateadores estão muitíssimos felizes em seviciar asnos adoradores de chibata! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Foto clássica de parasitas, colocando a mao de longe num papel, querendo se aparecer como quem diz que é o pai da ideia!
    Aqui na regiao é o que mais tem, vereadores, secretários inúteis, prefeitos completamente corruptos,. que qndo fazem o básico, transformam em um evento, e ainda roubam sempre mais da metade do erário de qlqr coisa!! Quem trabalha em prefeitura sabe que o que eu to falando é verdade!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Pai sai todos nós que pagamos impostos.

      Excluir
    2. Pai somos todos nós que pagamos impostos! Entende?

      Excluir
  6. OBRIGADO, PAPAI !!! Em 2026 estamos colados novamente. Vamos deixar o gado chorar mais um montão.... kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Calminha, GADO MANSO !!! Chola não.....2026 é logo alíiiiiii......kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Tira das pessoas de baixa renda e a gente paga por eles. Daqui uns dias a conta aumenta para pagar o tombo daqui um tempo. E assim vamos vivendo no brasil.kkkkk

    ResponderExcluir
  9. País de canalhas! Programa que não tira o povo da miséria.. Educação, é o caminho..Lula , ladrão....as faculdades federais todas sucateadas,sem investimentos.. A UFBA,está caindo os pedaços sem reformas e investimentos...

    ResponderExcluir
  10. Isso é significa mais impostos pra quem trabalha.
    Todos pagam imposto até num sabonete. E quando aumentam, todos os produtos aumentam também isso é certo.

    ResponderExcluir
  11. Pegam o nosso dinheiro, coloca nas mãos de pessoas incompetentes má intencionadas, depois vem oferecendo migalhas. Tá na hora de mudar essa situação. Dignidade ao povo por meio do trabalho. Políticas públicas e paliativo, emprego não.

    ResponderExcluir
  12. Ano que vem tem eleições, aí é hora do toma lá dá cá.
    Esse encantador de jumentos só sabe comprar o pobre com migalhas para se garantir no poder, e enquanto isso se dobra a carga tributária para bancar essas desgraças desses pobres que se prolifera iguais a ratos...

    ResponderExcluir