A Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da "Operação Putridium Malum" na segunda-feira (29), resultando na apreensão de mais de mil aparelhos eletrônicos em Salvador e na cidade de Ituberá. A ação mira o crime de descaminho, que é a importação de mercadorias sem o pagamento de impostos.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão. Entre os itens eletrônicos apreendidos estão celulares, relógios, fones de ouvido, notebooks e tablets. A operação também resultou na apreensão de quatro veículos, R$ 57 mil em espécie e imóveis.
Os investigados responderão pelo crime de descaminho, que prevê pena de reclusão de até quatro anos, além de multa.
Esta é a segunda grande operação recente contra o comércio ilegal na Bahia. Na quinta-feira anterior (25), milhares de roupas falsificadas foram apreendidas durante a segunda fase da "Operação Comércio Legal" em Salvador e Lauro de Freitas.
Nessa ação, camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos em lojas denunciadas por representantes de marcas internacionais. A operação contou com a participação da Codecon e da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Os responsáveis pelas lojas fiscalizadas foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento e foram liberados.
A quadrilha está apertando o cerco contra os comerciantes e até camelôs que tentam por todos os meios sobreviverem à enxurrada de impostos e taxas cobradas pelos quadrilheiros aos que trabalham com o objetivo puro e simples de promover o enriquecimento, as viagens luxuosas e o bem estar de uma corja de vagabundos, ladrões e canalhas. Cada viagem do Ladrão, Canja de Franga de Granja e todos os componentes da caravana do esbanjamento custa a bagatela de 10.000.000 de dólares. Como sustentar tamanho desperdício de dinheiro de um povo miserável e faminto? Que demônios são esses, se até Lucifer e seu séquito de diabos fogem à aproximação dos bandidos petralhas?
ResponderExcluir