As prefeituras de Itabuna e Ilhéus anunciaram uma ação conjunta para combater o acúmulo de plantas aquáticas que têm tomado o trecho do Rio Cachoeira, especialmente na área que corta Itabuna. O fenômeno tem causado prejuízos ambientais e até mesmo nas praias do litoral de Ilhéus.
O grande volume de plantas aquáticas (macrófitas) tem gerado preocupação nas duas cidades. Além de impedir o fluxo normal da água do Rio Cachoeira em Itabuna, essas plantas costumam seguir o curso fluvial e chegar às praias de Ilhéus, afetando o turismo e o meio ambiente litorâneo.
As gestões municipais estão discutindo a melhor estratégia e os recursos necessários para a retirada das plantas acumuladas, buscando uma solução eficaz e duradoura para o problema que afeta a qualidade da água e a paisagem urbana e costeira.
A união das duas prefeituras visa otimizar os esforços e recursos na limpeza do rio, essencial para a saúde pública e para a economia da região Sul da Bahia.
Requalificação das plantas ornamentais aquáticas flutuantes.
ResponderExcluirMerece uma corrida com o patrocínio da prefeitura e uma festinha básica.
Salvem esse meu comentário aí... daqui um mês, dois, 6 meses, tudo estará da mesma maneira, pois isso aí é só um jeito que arranjaram de abrir alguma torneira de dinheiro público! enchem os bolsos e já já fica aí o chiqueiro de novo!
ResponderExcluirQualquer ser que consegue somar 2+2 corretamente, sabe que o rio Cachoeira no trecho a partir de Ferradas torna-se um esgotão a céu aberto ao receber todos os dejetos dos esgotos domésticos do distrito/bairro de Ferradas e da área urbana de Itabuna. Todo esse material sólido é uma fonte de cultura perfeita para a proliferação da "baronesa, aguapé ou jacinto d'água", cujo nome científico é "Eichhornia crassipes". Existem várias formas de aproveitamento do material. O desafio reside no custo e nenhuma vontade política para solucionar o problema. Como se sabe, a politicagem brasileira é inimiga ferrenha e histórica da implantação de redes de esgotos nos ambientes urbanos e rural, bem como dos investimentos que amenizem os impactos ambientais causados pelos humanos e suas criações. Se alguém sonha com um futuro esplendoroso para a região, ponha na conta dos pesadelos mais sinistros e se conforme com pintura de guias de ruas, maquiagens de praças, festinhas superfaturadas e muitas, muitas mentiras e safadeza$.
ResponderExcluir