Itabuna passou a ocupar posição de destaque no cenário estadual ao ser classificada como a 3ª cidade mais segura da Bahia entre municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela plataforma MySide.
O levantamento foi realizado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
O resultado está relacionado ao conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para promover a reorganização urbana, ampliar a integração entre bairros, qualificar espaços públicos e fortalecer políticas sociais voltadas à população.
O município vem passando por um processo de melhoria da infraestrutura urbana, reordenamento de vias, modernização da iluminação pública e recuperação de áreas de convivência, contribuindo para circulação mais segura e uso ampliado dos espaços coletivos.
A requalificação de praças, áreas esportivas e equipamentos de lazer tem incentivado a ocupação dos espaços públicos pelas famílias, fortalecendo vínculos comunitários.
No campo da educação, a rede municipal vem sendo ampliada e modernizada, com reformas de unidades, formação de profissionais, ampliação de atendimento e ações de inclusão.
Na cultura, a valorização da produção artística local e a ampliação de oportunidades de formação, como na Escola de Talentos. Além disso, a realização de eventos de grande porte, a exemplo do ItaPedro — considerado o maior São Pedro do Brasil, tem atraído visitantes de todo o Brasil, movimentando o comércio, o setor de serviços, a hotelaria e a economia criativa, ao mesmo tempo em que reforça a identidade cultural.
No eixo da segurança urbana, destaca-se a atuação integrada com as forças estaduais e o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, que recebeu novos guardas municipais, equipamentos, viaturas, capacitação e ampliação de sua atuação preventiva em áreas de maior circulação e equipamentos públicos.“A posição alcançada por Itabuna no anuário é resultado de um conjunto de ações planejadas. Temos realizado investimentos contínuos em infraestrutura urbana, recuperação de espaços públicos, educação, cultura e fortalecimento da rede de proteção social, além de ampliar a atuação da Guarda Civil Municipal em integração com as forças de segurança do Estado. É um processo permanente, orientado pelo equilíbrio administrativo e pelo cuidado com a cidade. Seguiremos avançando com responsabilidade”, afirmou o prefeito Augusto Castro.
A gestão municipal seguirá adotando um planejamento contínuo e ações coordenadas para consolidar Itabuna como uma cidade estruturada, integrada, cada vez mais segura para se viver, e preparada para o futuro.










É mentira!!! Se for a terceira cidade mais insegura e com a maior parte de gente sem educação e respeito pelo próximo é verdade.
ResponderExcluirMais segura?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirA meta é essa ninguém mata mais vamos vender droga e viver em paz
ResponderExcluirNÃO SEI COMO, ACIDENTES A TODO MOMENTO, NOIA POR TODA CIDADE, MULHERES APANHANDO, TRÁFICO A SOLTA.
ResponderExcluirIsso só mostra o quanto a segurança pública na Nahia tá complicada. Itabuna em terceiro lugar como mais segura... loucura.
ResponderExcluir🙌🙌🙌🙌
ResponderExcluirAmém que continue assim
ResponderExcluirAmém que continue assim
ResponderExcluirAmém que continue sempre assim Deus é bom
ResponderExcluirAmém que continue sempre assim
ResponderExcluirEunápolis no meu ponto de vista um dos piores lugares
ResponderExcluirConserta e as aí verdinho,pq virou a piada do ano kkkkk
ResponderExcluirSó se for no centro da cidade, na periferia ligamos pra policia e nada. Urbis 5, Sinval Palmeira e Jorge Amado o som come alto, ligamos várias vezes pra policia mas ela não vem. Periferia não tem direito a segurança pública não é?
ResponderExcluirSegura quer dizer somente que as facções estão dando um tempo sem matar kkkkk
ResponderExcluirSegura quer dizer somente que as facções estão dando um tempo sem matar kkkkk
ResponderExcluirLadeira do cemitério tiro em via pública
ResponderExcluirÉ cada coisa que eu vejo que tem hora que eu não acredito
ResponderExcluirEssa é uma das
Pesquisa todas elas são mentirosas
Para haver alguma credibilidade nos resultados do tal "estudo" seria primordial divulgar os critérios que serviram como referência, padrão ou limite para definir o índice de segurança que classificou cada uma das cidades e seu ordenamento numa lista comparativa. Nesse caso teria que esclarecer a que tipo e qualidade de segurança se refere, especialmente se existe separação por classe social, localização das áreas mais seguras ou se o resultado é uma média que abrange toda a área municipal. Falar em segurança pública atualmente em todo o estado da Bahia é arriscar aingir o sucesso numa aposta lotérica. Afinal, estamos a bordo do estado mais violento da federação. Ou será que a auspiciosa informação refere-se exclusivamente à segurança das facções criminosas que dominam o território baiano, porque neste caso, apenas os criminosos estão em segurança. Ou a anunciada "segurança" é resultado de manipulação de estatísicas mediante algum "jabá" ou o famoso "por fora"?
ResponderExcluirAUGUSTO CASTRO PAGOU BEM POR ESSA PESQUISA!!!!PQP
ResponderExcluirMentira!!!!!!!!!
ResponderExcluirPura mentira... Escolas municipais jogadas as traças... A creche do Lúcia Oliveira só vive sem aula de todo dia uma desculpa diferente pra não ter aula.. depois que mudou a coordenação geral da educação infantil e a diretora do Lúcia Oliveira a qualidade só vem caindo a cada dia. E ainda têm gente que defende esse prefeito de bosta qndo faz roubar
ResponderExcluirO Pix caiu certinho.
ResponderExcluirA cidade não tem trabalho, qd tem.. exploração. Tudo caro, gente golpista.
ResponderExcluirISSO É UMA PIADA DE MUITO MAL GOSTO, ITABUNA SO TEM ASSALTO 24 HORAS O TRAFICO DE DROGAS ESTA NO AUGI SE SE POLICIA FIZER UMA BATIDA NO POSTO VITORIA, POSTO BAVIL E POSTO TEUNA VAI PRENDER TANTO TRAFICANTE POIS SO TEM USUARIO DE DROGAS, RESUMINDO ISSO GERA VIOLENCIA E MULTOS ROUBOS COMO A CIDADE E SEGURA PELO AMOR DE DEUS !
ResponderExcluirOU ESSA MATERIA FOI COMPRADA POR ALGUEM OU QUEM FEZ ESSA PESQUISA NAO VEIO NA CIDADE MAS AINDA ACREDITO QUE A PESQUISA FOI COMPRADA PORQUE NÃO TREM EXPLICAÇÃO