sábado, 8 de novembro de 2025

Itabuna é apontada como a 3ª cidade mais segura da Bahia entre municípios com mais de 100 mil habitantes

Itabuna passou a ocupar posição de destaque no cenário estadual ao ser classificada como a 3ª cidade mais segura da Bahia entre municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela plataforma MySide.

O levantamento foi realizado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

O resultado está relacionado ao conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para promover a reorganização urbana, ampliar a integração entre bairros, qualificar espaços públicos e fortalecer políticas sociais voltadas à população.

O município vem passando por um processo de melhoria da infraestrutura urbana, reordenamento de vias, modernização da iluminação pública e recuperação de áreas de convivência, contribuindo para circulação mais segura e uso ampliado dos espaços coletivos.

A requalificação de praças, áreas esportivas e equipamentos de lazer tem incentivado a ocupação dos espaços públicos pelas famílias, fortalecendo vínculos comunitários.

No campo da educação, a rede municipal vem sendo ampliada e modernizada, com reformas de unidades, formação de profissionais, ampliação de atendimento e ações de inclusão.

Na cultura, a valorização da produção artística local e a ampliação de oportunidades de formação, como na Escola de Talentos. Além disso, a realização de eventos de grande porte, a exemplo do ItaPedro — considerado o maior São Pedro do Brasil, tem atraído visitantes de todo o Brasil, movimentando o comércio, o setor de serviços, a hotelaria e a economia criativa, ao mesmo tempo em que reforça a identidade cultural.

No eixo da segurança urbana, destaca-se a atuação integrada com as forças estaduais e o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, que recebeu novos guardas municipais, equipamentos, viaturas, capacitação e ampliação de sua atuação preventiva em áreas de maior circulação e equipamentos públicos.

“A posição alcançada por Itabuna no anuário é resultado de um conjunto de ações planejadas. Temos realizado investimentos contínuos em infraestrutura urbana, recuperação de espaços públicos, educação, cultura e fortalecimento da rede de proteção social, além de ampliar a atuação da Guarda Civil Municipal em integração com as forças de segurança do Estado. É um processo permanente, orientado pelo equilíbrio administrativo e pelo cuidado com a cidade. Seguiremos avançando com responsabilidade”, afirmou o prefeito Augusto Castro.

A gestão municipal seguirá adotando um planejamento contínuo e ações coordenadas para consolidar Itabuna como uma cidade estruturada, integrada, cada vez mais segura para se viver, e preparada para o futuro.


10 comentários:

  1. É mentira!!! Se for a terceira cidade mais insegura e com a maior parte de gente sem educação e respeito pelo próximo é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Mais segura?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. A meta é essa ninguém mata mais vamos vender droga e viver em paz

    ResponderExcluir
  4. NÃO SEI COMO, ACIDENTES A TODO MOMENTO, NOIA POR TODA CIDADE, MULHERES APANHANDO, TRÁFICO A SOLTA.

    ResponderExcluir
  5. Isso só mostra o quanto a segurança pública na Nahia tá complicada. Itabuna em terceiro lugar como mais segura... loucura.

    ResponderExcluir
  6. Amém que continue assim

    ResponderExcluir
  7. Amém que continue assim

    ResponderExcluir
  8. Amém que continue sempre assim Deus é bom

    ResponderExcluir
  9. Amém que continue sempre assim

    ResponderExcluir