quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Lula chama megaoperação no Rio de ‘matança’ e pede investigação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (4) que legistas da Polícia Federal participem de investigação sobre a operação policial que matou 121 pessoas no Rio de Janeiro na semana passada, incluindo quatro policiais. Lula disse ainda que a operação resultou em “matança”.

Na última terça-feira (28), o governo do Rio de Janeiro realizou uma operação que mirou a facção criminosa Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha. Foi a mais letal da história do estado.

“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, disse o presidente em entrevista a Associated Press e Reuters, durante viagem a Belém (PA).

Lula explicou que o governo está articulando para que legistas da Polícia Federal participem do processo de investigação sobre as mortes durante a atividade policial. O STF fará uma audiência nesta quarta-feira (5) para tratar do caso.

“Nós estamos tentando essa investigação. Inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da policia federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito, porque tem muitos discursos, tem muita coisa”, argumentou.

“Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela policia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, continuou Lula.

No dia seguinte à operação, o governador do Rio, Claudio Castro (PL), disse que a operação “foi um sucesso” e que as únicas vítimas foram os quatro policiais que morreram nos confrontos. 

8 comentários:

  1. Esse homem é uma desgraça para nosso Pais

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro vai tirar esse criminoso e sua corja de bandidos quando do poder? Esperar outra eleição fraudada?

    ResponderExcluir
  3. O governador do Rio de janeiro Claudio Castro (PL) está certíssimo,as únicas vítimas foram os policiais,se foram recebidos a tiros também tem que revidar, só tenho pena dos pais.

    ResponderExcluir
  4. O PRESIDENTE ESTÁ CORRETISSIMO, A POLICA NÃO PODE ENTRAR EM FAVELA AINDA MAIS ARMADOS, CHASSINAAAA

    ResponderExcluir
  5. DIGA COM QUEM TU ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM TU ÉS.
    sem comentários da minha parte.

    ResponderExcluir
  6. as 3 mulheres morta em ilhéus, mais duas decapitadas em Eunápolis, ele acha normal, mas é so matar os filhos dele ai o bicho pega.

    ResponderExcluir
  7. O presidente das facções, protegendo os companheiros óbvio

    ResponderExcluir