O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (11) que militares não serão interrogados de farda pela Corte.
O esclarecimento do ministro foi feito durante o primeiro dia do julgamento dos réus do Núcleo 3 da trama golpista ocorrida durante governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante as sustentações, os advogados do tenente-coronel do Exército Rafael Martins de Oliveira voltaram a questionar a decisão do ministro, que, em julho deste ano, mandou o militar tirar a farda e se apresentar com roupas civis durante audiência de interrogatório. Oliveira está preso nas instalações do Exército, em Brasília.
Moraes, que é relator do processo, rebateu os advogados e disse que os militares das Forças Armadas são regidos pelo Estatuto dos Militares, norma que obriga o uso do uniforme. Contudo, quando estão na condição de investigados, têm o direito constitucional de ficar em silêncio e não se incriminar. No entendimento do ministro, há uma incompatibilidade entre o uso da farda e o direito ao silêncio.
“O militar fardado há uma incompatibilidade. Pelo Estatuto dos Militares, ele comete crime se mentir, pode perder o oficialato. O militar réu não pode e não será interrogado de farda”, disse o ministro.
Moraes também ressaltou que não existe autoridade militar em tribunais civis. “Não existe autoridade militar do réu em um tribunal civil. Não existe autoridade militar do réu perante o STF. O Exército não está presente como réu”, afirmou.
O ministro Flávio Dino também disse que o esclarecimento é necessário para evitar polêmicas. “O que está em questão é essa a polêmica, que é do Exército brasileiro. Em que condições a instituição deve fazer se representar por um símbolo, que não é pessoal. O uniforme não é pessoal, é do Exército brasileiro. Essa foi a razão da preocupação institucional”, completou o ministro. (Agência Brasil)






Em algum lugar no tempo e no espaço o Brasil já foi uma Nação respeitada...
ResponderExcluirFaz parte da história longinqua!
Quando? Me conta aí...
ExcluirMilitar aqui no BR serve pra que, além de receber e deixar pensão pra dondoca malandra que não casa nunca?
(08:48) Na verdade estava divagando no tempo em que ocorreu a Guerra do Paraguay (1864-1870). Posteriormente houve uns "arremedos" que falharam miseravelmente. Infelizmente!
ExcluirIsso tudo é medo é?
ResponderExcluirDesde quando bandido gosta de militar?
ResponderExcluirQue nada, seu 🥒 no 👌. Militar não é melhor que os outros pra ter privilégios. Na hora de julgar, eles tem que ir como civil
Excluirporra de civil seu tião galinha
ExcluirATRAZ DAS FARDAS TODO MUNDO É BOM!
ResponderExcluirsem ela s também seu mané minha égua
ExcluirQUEM ESTA SENDO JUGADO É O MELIANTE E NÃO O EXERCITO!
ResponderExcluirÉ o dono do Brasil, militar hoje tem moral de cachorro,e olhe lá se o cachorro não tiver mais kkkk
ResponderExcluirExiste uma música que começa assim, "quando fevereiro chegar"...!
ResponderExcluirA sequeência poderia ser: "E o Podre de Maduro cair, a quadrilha vai afundar"...
TA CHEGANDO A HORAAA , JAIR JÁ PODE IR SE ACOSTUMANDO A PAPUDA TE ESPERA
ResponderExcluirExército tem que acabar, não serve pra nada.
ResponderExcluirserve sim beleza pra evitar que invadam aqui e metam a porrada em belezuras como voce
ExcluirTodo castigo e humilhação para esses melancias é pouco.
ResponderExcluirConstruíram a papuda p os petistas e querem se livrar de Bolsonaro levando p papuda p os meninos do 9 dedos dá fim no mito kkkk
ResponderExcluiro MITO preso político p deixar o caminho livre p LULADRAO
ResponderExcluirNinguém sabe ainda !!! Não é à toa que Valdemar, ex presidiário, está viajando o Brasil com Micheque querendo que ela seja presidente ..............................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirCalminha, minha gente! O mal por ser inescrupuloso e existir apenas com o objetivo de destruir o BEM, sempre está na dianteira das ações. Mas seu tempo chega e quando chega o tempo de pagar a conta o reino de Belzebu ferve assando carcaças de demônios. Tudo no tempo de Deus Todo Poderoso. O tempo de Deus chegará e daqui a pouco será a vez do diabo chorar. Sem pressa, mas inexoravelmente... Impiedosamente. Observem os sinais...
ResponderExcluirTinha que imterrogar de calcinha, esses covardes.
ResponderExcluirTanto o Ladrão descondenado, quanto os quadrilheiros petralhas e os narco terroristas, TODOS estão irmanados e empenhados em destruir todas as instituições brasileiras que representam o nacionalismo, as caracterísicas culturais e históricas do povo brasileiro, bem como a família, a moralidade, a religiosidade e a educação. Tudo está sendo implementado de acordo com a cartilha da bandidagem "social-comuna" que adora luxo, riqueza e odeia o trabalho, os pobres, trabalhadores e honestidade. Observem as ações do Ladrão e seu séquito de vagabundos e parasitas em Belém na FLOP 30 em iate de luxo, e entenderão por que o Boi Ladrão está sendo falando mal das polícias e elogiando BANDIDOS. O Boi canalha está sempre condenando a honestidade e incentivando e elogiando os jovens que praticam assaltos com agressões contra trabalhadores e mulheres, dizendo ele que "não aguento mais ver jovens sendo presos só porque assaltaram um trabalhador para tumar o celular para comprar um par de tênis e tumar umas cervejas no final de semana". Justamente por isso que ele aparelhou o judiciário com seus "parças", aparelhou todas as universidades federais com "psico-comunistas" militantes, destruiu os laços familiares impedindo os pais de educarem seus filhos, aparelhou as hoje reconhecidas pelo pseudônimo "frouxas armadas", e quer a todo custo controlar as polícias militares dos estados que sempre estiveram sob o comando dos governadores. Claro, "jumentos além de estúpidos, são burros".
ResponderExcluirChola não bebê...... 2026 tem mais. Ôh.... 2026 não pq o imbrochável está inelegível. Espetro é Valdemar, ex presidiário, que está viajando o Brasil ao lado dela......kkkkkkkkkkkk Micheque é danadinha..... kkkkkkkkkkk
Excluir(15:15) Mas, é você, cornão de garupa? Tome tento filho de corno com guenga de beira de esgoto! Você além de corno brochador, mantém o anel furical raspado na esperança de que o comedor da quenga veja o fópa enrugado e lhe coma também. Tome vergonha nesta cara de cobra, cornão de quenga!
ExcluirParece brincadeira um militar sendo julgado por um tribunal civil; isso é um absurdo porque um militar tem que ser julgado por um tribunal militar; estamos vivendo na república da Disneylândia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
ResponderExcluirSE ESTUDAR PROCESSO PENAL VC VAI SABER QUE É POSSÍVEL, SIM, O PRESENTE JULGAMENTO.
ExcluirO CRIME NÃO FOI COMETIDO NA ESFERA MILITAR.
IMAGINEMOS QUE UM POLICIAL MILITAR MATASSE UM CIVIL EM DECORRÊNCIA DE BRIGA DE TRÂNSITO? SERIA JULGADO PELA JUSTIÇA MILITAR?
Pq se o militar for julgado entre os deles serão isentados marginalmente.
ResponderExcluirVC DAS 09:28 TEM DE SER PRESO JUNTO COM O CANALHA DO BOZO, EXERCITO TEM DE SER JUGADO POR MORAES QUE É NEUTRO!
ResponderExcluirA PAPUDA TE ESPERAAAA, BOA ESTADIA LA VALEU KKKKKKK
O BRASIL NÃO É PARA AMADORES
ResponderExcluirESSA EMPRESA FOI COMPRADA PELO FILHO DO LULA LADRÃO E TODO MUNDO SABE DISSO
O PROBLEMA É QUE AS COISAS NO BRASIL RELACIONADO À JUSTIÇA SÓ DÁ ERRO PARA PRETO, POBRE E PUTA
E O POVO BRASILEIRO DANDO RISADA E RECEBENDO BOLSAS
NÃO EXISTE JUSTIÇA NO BRASIL SE VOCÊ FOR DE ESQUERDA