O turismo internacional na Bahia vive um ano de ouro. Dados recentes da Embratur e da Polícia Federal revelam que, entre janeiro e novembro de 2025, 187,9 mil estrangeiros desembarcaram no estado. O número representa um salto impressionante de 50,2% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o estado recebeu 125,1 mil visitantes.
Este é o melhor desempenho do setor desde 2019, consolidando a Bahia como a principal porta de entrada do Nordeste: sozinha, a "Terra da Felicidade" atraiu 43,7% de todos os turistas internacionais que visitaram a região nordestina este ano.
Liderança Argentina e Novos Voos
Os argentinos continuam sendo os maiores entusiastas das belezas baianas, representando 43,6% do total de visitantes. A tendência deve crescer ainda mais: nesta quarta-feira (17), a companhia low-cost Flybondi inicia uma nova rota conectando Buenos Aires a Salvador com duas frequências semanais.
Além dos "hermanos", o ranking de visitantes é composto por:
Portugueses: 10,6%
Uruguaios: 8,9%
Franceses: 8%
Italianos, Alemães, Espanhóis e Chilenos completam a lista.
Destinos Mais Procurados
Embora Salvador seja o principal portão de entrada, o fluxo de estrangeiros se espalha por todo o litoral e zonas turísticas. Os destinos mais buscados incluem:
Porto Seguro e Itacaré (Sul e Extremo-Sul);
Morro de São Paulo;
Praia do Forte e Costa do Sauípe (Litoral Norte).
Estratégia de Conectividade
Para a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), esse crescimento recorde — que supera as médias regional (42,1%) e nacional (40,6%) — é fruto de investimentos diretos na ampliação da malha aérea.
"O desempenho é resultado do trabalho para ampliação da malha aérea internacional, em parceria com as companhias de aviação e os aeroportos", destaca a Setur-BA.
A abertura de novos voos diretos da Europa e da América do Sul tem sido o diferencial para manter a Bahia no topo das escolhas dos viajantes internacionais em 2025.



Muita coragem vir pra Bahia, viu. Enfim, boa sorte pra quem se arrisca.
ResponderExcluirFui passear no sul da Bahia em 2010 e era uma paz, andava a pé à noite com minha esposa por tudo, voltava de barzinho altas horas, dirigia em estradas de terra no meio do nada para conhecer as cidades pequenas, enfim... Hoje em dia eu não sei se teria coragem.
ExcluirO sul da Bahia está dez vezes pior atualmente.
ExcluirCuidado Jerónimo,trump tá chegando ķkkkķ cadê a grande liderança sul americana kķkk vai sacana continua apoiando Maduro e outros ditadores kķkk vai.
ResponderExcluirSó turista mesmo,pq quem conhece não vai nesses lugares nem a pau Juvenal kkkkk a Bahia acabou mano,sem sacanagem de política.
ResponderExcluirJeromo pega o grande líder Lula e vai fazer um turismo na Venezuela, kkkkk vai lá dar um apoiozinho kkkkkk
ResponderExcluirEssa é a Terra da alegria !!! Viva a nossa administração. LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ
ResponderExcluir