quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Senado aprova criação de exame obrigatório para médicos recém-formados

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, por 11 votos a 9, o projeto que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), prova obrigatória para que médicos recém-formados possam obter registro profissional. A proposta, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes e relatada pelo senador Dr. Hiran, ainda passará por um turno suplementar na própria comissão antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

O Profimed funcionará nos moldes do exame da OAB, sendo aplicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e voltado exclusivamente para egressos que concluírem a graduação após a entrada em vigor da lei. O texto aprovado também inclui medidas complementares, como a aplicação obrigatória do Enamed no quarto ano do curso, ampliação de vagas de residência médica e regras mais rígidas para abertura e supervisão de escolas de medicina.

A proposta divide opiniões. Entidades médicas defendem o exame como forma de garantir a qualidade mínima da formação e proteger pacientes, enquanto parlamentares da base governista e representantes do setor educacional criticam a sobreposição do Profimed ao Enamed e o possível estímulo a um mercado de cursinhos. O governo é contrário ao projeto e articula para que o tema ainda seja levado ao plenário do Senado.

6 comentários:

  1. O indicado do bozooo , pergunta se ele tem CRM ?!
    Um cara que não entende nada de medicina , ele alega que tem que dificulta ...
    Com tanta coisa pra se preocupar : como por exemplo a violência ; arruma moradia pra o povo de rua ; baixar impostos ..

    Ass : também não voto na esquerda !!!

    ResponderExcluir
  2. Também deveria ter um exame desse para se tornar candidato a presidência ou qual outro cargo público.

    ResponderExcluir
  3. Coloquei o nome de minha cachorrinha com sobrenome,para se inscrever em um curso de medicina,que diziam na propaganda que era uma das melhores do Brasil,e não é que recebi uma correspondência para levar os docs da mesma pois após análise da inscrição a mesma obteve pontuação das melhores para cursar medicina kkķkk é verdade.

    ResponderExcluir
  4. Justo demais, só não vai querer fazer quem não estudou pra lidar com a vida alheia de forma responsável e técnica. Um bocado de médico burro por aí. Só estão pela grana. Esses hospitais públicos da região estão infestados desses ratos que se dizem médicos. Tem de fazer um exame de conhecimento teórico e prático a cada dois anos, pelo menos, para os já formados e em pleno exercício. Medicina é coisa séria demais, trata-se de vidas, de amores dos outros. Deveria ser proibido médico formado fora do país, nessas faculdades de fundo de quintal da Bolívia, Argentina, Paraguai... Se o cara estudou, ele passa aqui e em Universidade pública.

    ResponderExcluir
  5. Os pais dos incompetentes que não conseguem passar em uma boa faculdade ( ainda pública) vão se foder, pq 12 mil reais de mensalidade pra os burro não passar kkkk

    ResponderExcluir